TRE será notificado em até 6 meses

Publicado em por em Política

Depois da Câmara dos Deputados publicar o decreto que convoca os plebiscitos para criação dos estados do Tapajós e Carajás, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá 6 meses para notificar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, que é quem marcará o dia da consulta popular.

Para evitar maiores despesas, é bem provável que o plebiscito seja realizado em outubro do próximo ano, no mesmo dia das eleições municipais.

No ano passado, foi aprovada emenda ao Orçamento União de 2011, no valor de R$ 3 milhões, para bancar a realização de plebiscitos.

Com informações do jornalista Vall André Mutran

Leia também:
Plebiscitos do Tapajós e Carajás aprovados.
Plebiscito só precisa de quorum mínimo.
Plebiscito: Tapajós e Carajás entram na pauta.


Publicado por:

10 Responses to TRE será notificado em até 6 meses

  • Parabéns ao Povo Tapajônico, pois a aprovação do plebiscito e da futura criação do Estado do Tapajós só trará desenvolvimento e qualidade de vida a população do oeste do Pará. Nossa independência será um marco histórico! QUE VENHA O ESTADO DO TAPAJÓS!!!

  • Vamos continuar lutando por esta causa e dizer SIM para o TAPAJÓS e CARAJÁS.

    Santarém – Tapajós – Amazônia – Brasil

  • Tibério e demais comentaristas:
    É verdade não é a batalha final , mas acho que como na primeira vez o Plebiscito passa no Senado , espeamos que lá até o PSOL repense o seu posicionamento . É bom lembrar que foi o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado que embaraçou o processo . Mas tá no seu papel, é morador e candidato a Prefeito de Belém . Vamos trabalhar a nossa parte e se a votaçao for no Estado todo Carajás irá precisar dos nossos votos .

  • Jeso,

    Acredito que ainda não seja nem o caso e nem a hora de “cantar vitória”.

    Pelo que entendi, a proposta do Estado do Tapajós (diferentemente a do Estado do Carajás) ainda terá que voltar para o Senado para ser aprovada de acordo com as complementações do texto aprovado na Câmara

    A proposta aprovada no Senado estava desatuatlizada por faltarem novos municípios e regras clara para o plebiscito.

    Isso significa que conhecendo a morosidade burocrática do Congresso (do Senado em particular), a luta para o Estado do Tapajós continuará árdua.

    De todo modo, mais um passo foi dado.

    Tiberio Alloggio

  • Concordo com todos os comentários , mas é essencial que não busquemos uma luta com os moradores da Capital . A mídia e os interesses são muito fortes e temos que fazer a nossa parte coesos e na mesma direção .É a nossa chance, essa geração será responsável por um futuro promissor ou a continuação do presente colonizador .Vamos juntar as bandeiras póliticas, institucionais , da sociedade organizada em uma só……Nossa Independëncia e garantia de nosso futuro… Temos esse direito e ele nos foi concedido .

  • Jeso.
    Desde Sairé de 93 que todas as camisas comemorativas que sou responsável pela arte, eu coloco no endereço o seguinte: SANTARÉM-TAPAJÓS –AMAZÔNIA – BRASIL, este endereço também levo para cartazes e inclusive o meu cartão de visita , o próprio Cuximã dos garotos da Coroa na identificação leva esta referencia. Seria bom que cada Tapajônico ( como seremos conhecidos a partir de agora)fizesse o mesmo e colocasse nas identificações de seu Cartões, faixas, camisa e etc.
    Quando você colocar, por exemplo, o endereço de uma carta no lugar do Pará o estado do Tapajós, basta você colocar o CEP correto que a carta encontra o seu destino.
    Saudações Tapajônicas.

  • Jeso , impressionante : até agora os principais jornais de Belém colocaram uma linha sequer sobre a aprovação do Plebiscito , nem o chefe da Casa Civil que trabalhou sempre contra. Menos mal que ele com aida para o executivo abriu uma vaga para um Deputado do Oeste do Pará… Futuro Tapajós .

  • É hora de união e comprometimento ainda maior por este que de longe é o maior projeto de desenvolvimento do Oeste do Pará. Que Deus nos ilumine nesta árdua jornada!

  • TAPAJÓS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DIGAM SIM!!!!!!!
    QUEREMOS NOSSA CARTA DE ALFORRIA DO ESTADO DO PARÁ, CHEGA DE SERMOS A AS CIDADES QUE MENOS RECEBEM INVESTIMENTOS DO ESTADO!!!
    EU SOU DE SANTARÉM, MAS QUEREMOS DIZER A VOCES DE ALTAMIRA, OBIDOS, ORIXIMINA, ITAITUBA, ALENQUER, E OUTRAS CIDADES QUE COMPOEM JA POSSO DIZER O ANTIGO OESTE PARAENSE, QUE CONTAMOS COM O APOIO DE VOC|ÊS AFINAL A LUTA NÃO E DO POVO DE SANTARÉM MAS SIM DE TODO O OESTE, OU SEJA DE TODO ESSE POVO SOFREDOR, QUE ESTA CANSSADO DE PROMESSAS, PROMESSAS E NADA DE CUMPRIR AS PROMESSAS, POR FAVOR DIGAM SIM!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *