Depois da Câmara dos Deputados publicar o decreto que convoca os plebiscitos para criação dos estados do Tapajós e Carajás, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá 6 meses para notificar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, que é quem marcará o dia da consulta popular.
Para evitar maiores despesas, é bem provável que o plebiscito seja realizado em outubro do próximo ano, no mesmo dia das eleições municipais.
No ano passado, foi aprovada emenda ao Orçamento União de 2011, no valor de R$ 3 milhões, para bancar a realização de plebiscitos.
Com informações do jornalista Vall André Mutran
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Plebiscitos do Tapajós e Carajás aprovados.
Plebiscito só precisa de quorum mínimo.
Plebiscito: Tapajós e Carajás entram na pauta.
Parabéns ao Povo Tapajônico, pois a aprovação do plebiscito e da futura criação do Estado do Tapajós só trará desenvolvimento e qualidade de vida a população do oeste do Pará. Nossa independência será um marco histórico! QUE VENHA O ESTADO DO TAPAJÓS!!!
Vamos continuar lutando por esta causa e dizer SIM para o TAPAJÓS e CARAJÁS.
Santarém – Tapajós – Amazônia – Brasil
Tibério e demais comentaristas:
É verdade não é a batalha final , mas acho que como na primeira vez o Plebiscito passa no Senado , espeamos que lá até o PSOL repense o seu posicionamento . É bom lembrar que foi o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado que embaraçou o processo . Mas tá no seu papel, é morador e candidato a Prefeito de Belém . Vamos trabalhar a nossa parte e se a votaçao for no Estado todo Carajás irá precisar dos nossos votos .
Jeso,
Acredito que ainda não seja nem o caso e nem a hora de “cantar vitória”.
Pelo que entendi, a proposta do Estado do Tapajós (diferentemente a do Estado do Carajás) ainda terá que voltar para o Senado para ser aprovada de acordo com as complementações do texto aprovado na Câmara
A proposta aprovada no Senado estava desatuatlizada por faltarem novos municípios e regras clara para o plebiscito.
Isso significa que conhecendo a morosidade burocrática do Congresso (do Senado em particular), a luta para o Estado do Tapajós continuará árdua.
De todo modo, mais um passo foi dado.
Tiberio Alloggio
Estamos comemorando à toa. O projeto do TAPAJÓS infelizmente ainda precisa passar pela anuencia do Senado. Plebiscito certo mesmo, somente para o Carajás. Leiam no site da globo.com: https://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/camara-aprova-plebiscito-para-dividir-estado-do-para.html
Concordo com todos os comentários , mas é essencial que não busquemos uma luta com os moradores da Capital . A mídia e os interesses são muito fortes e temos que fazer a nossa parte coesos e na mesma direção .É a nossa chance, essa geração será responsável por um futuro promissor ou a continuação do presente colonizador .Vamos juntar as bandeiras póliticas, institucionais , da sociedade organizada em uma só……Nossa Independëncia e garantia de nosso futuro… Temos esse direito e ele nos foi concedido .
Jeso.
Desde Sairé de 93 que todas as camisas comemorativas que sou responsável pela arte, eu coloco no endereço o seguinte: SANTARÉM-TAPAJÓS –AMAZÔNIA – BRASIL, este endereço também levo para cartazes e inclusive o meu cartão de visita , o próprio Cuximã dos garotos da Coroa na identificação leva esta referencia. Seria bom que cada Tapajônico ( como seremos conhecidos a partir de agora)fizesse o mesmo e colocasse nas identificações de seu Cartões, faixas, camisa e etc.
Quando você colocar, por exemplo, o endereço de uma carta no lugar do Pará o estado do Tapajós, basta você colocar o CEP correto que a carta encontra o seu destino.
Saudações Tapajônicas.
Jeso , impressionante : até agora os principais jornais de Belém colocaram uma linha sequer sobre a aprovação do Plebiscito , nem o chefe da Casa Civil que trabalhou sempre contra. Menos mal que ele com aida para o executivo abriu uma vaga para um Deputado do Oeste do Pará… Futuro Tapajós .
É hora de união e comprometimento ainda maior por este que de longe é o maior projeto de desenvolvimento do Oeste do Pará. Que Deus nos ilumine nesta árdua jornada!
TAPAJÓS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DIGAM SIM!!!!!!!
QUEREMOS NOSSA CARTA DE ALFORRIA DO ESTADO DO PARÁ, CHEGA DE SERMOS A AS CIDADES QUE MENOS RECEBEM INVESTIMENTOS DO ESTADO!!!
EU SOU DE SANTARÉM, MAS QUEREMOS DIZER A VOCES DE ALTAMIRA, OBIDOS, ORIXIMINA, ITAITUBA, ALENQUER, E OUTRAS CIDADES QUE COMPOEM JA POSSO DIZER O ANTIGO OESTE PARAENSE, QUE CONTAMOS COM O APOIO DE VOC|ÊS AFINAL A LUTA NÃO E DO POVO DE SANTARÉM MAS SIM DE TODO O OESTE, OU SEJA DE TODO ESSE POVO SOFREDOR, QUE ESTA CANSSADO DE PROMESSAS, PROMESSAS E NADA DE CUMPRIR AS PROMESSAS, POR FAVOR DIGAM SIM!!!!