Publicado em por em Arquitetura, Santarém

O GT Alter é formado por arquitetos que residem no distrito de Alter do Chão

GT de arquitetos realizará plantio de mudas de árvores em Alter do Chão
Integrantes do GT de Alter: arborização para um novo plano urbanístico de Alter do Chão. Foto: GT Alter

Arquitetos que fazem parte do GT de Alter irão realizar neste sábado (17) uma ação, aberta ao público em geral, de plantio de mudas de árvores nas ruas do distrito de Alter do Chão, a 38 km de Santarém (PA).

A meta é plantar 230 mudas de diferentes espécies, com a finalidade criar sombras em ruas e calçadas do internacional balneário amazônico. A iniciativa conta com apoio de moradores e associações locais.

 

Criado em 2019, o GT de Alter reúne um grupo de arquitetos que se propõem a fazer um trabalho de readequação urbanística de Alter do Chão, num projeto coletivo e voluntário, cujo alvo principal é implementar um plano urbanístico para o distrito onde hoje moram cerca de 7 mil pessoas.

Tamara Saré, Ney Imbiriba, Zeila Diniz e Tula Barcelos se reúnem semanalmente, quando discutem ações, elaboram projetos e promovem encontros com diferentes setores da sociedade. Já reuniram, por exemplo, com os secretários municipais de Turismo (Alaércio Cardoso) e Cultura (Luís Alberto Pixica Figueira), entre outros.

— LEIA também: Cai a presidente da Emater; nova titular nomeada por Helder é doutora pela Ufra.

Serão plantadas mudas de ipês amarelo e rosa, sapupira, acácia lanterneira e chuva-de-ouro – todas espécies adquiridas com recursos próprios do GT de Alter.

Com a arborização de Alter do Chão, os arquitetos pretendem “recompor o conforto térmico dentro dessa malha urbana, dada a perda expressiva de massa vegetal nativa nesse território em ruas que se abriram e em quintais que cederam lugar à ampliações residenciais e comerciais”.

Alguns exemplares das mudas de árvores a serem plantadas neste sábado em Alter do Chão. Foto: GT Alter

📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos


Publicado por:

2 Comentários em GT de arquitetos realizará plantio de mudas de árvores em Alter do Chão

    1. Show essa ação , parabéns aos envolvidos, e principalmente , com participação efetiva do setor social/categoria profissional …. que idêntica ação possa ser estendida ao centro da cidade de Santarem, especialmente avenida tapajós, conjugando a beleza do rio com arborização da via, que permita usufruir da área na totalidade do dia, e não somente qdo ameniza a temperatura…. ganha também o comércio, pq possibilita que mais população possa durante o dia circular na área . Somente com a participação e engajamento social se muda a realidade urbana, independente de quem seja o gestor ou a bandeira partidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.