
A paralisação das aulas presenciais de uma escola particular em Santarém, oeste do Pará, não virou obstáculo para atividades de educação musical que ela oferece aos seus alunos e alunas neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Para driblar essa situação, o Coro Careca, como é denominado o coral da Escola Carequinha e criado há 10 anos, tem se reunido através de aulas remotas, sob a regência da professora Lucília Mota. Ele possui 48 integrantes, na faixa etária entre 6 e 14 anos.
Um vídeo, com a participação remota de 28 coristas, cantarolando a música Juntos, da Turma do Balão Mágico, é o mais novo fruto que leva a assinatura do Coro Careca.
“Foi um processo de duas semanas, entre as gravações das crianças e mais a edição do vídeo”, explicou ao blog Lucília Mota, 37 anos, graduada em licenciatura em Música (Uepa) e com especialização em Educação Musical, pela Faculdade São Fidélis (RJ).
“Resolvi lançar a atividade virtual choir, coral virtual, que é uma proposta criada em 2009 por um compositor e maestro Eric Whitacre, dos EUA, em que pessoas do mundo inteiro gravam vídeos da música que ele propõe e depois ele junta esses vídeos e o resultado é de um coral, todos cantando junto ao mesmo tempo”.
Aquarela
Esse trabalho virtual do Coro Careca virtual é inédito. Não que o grupo não tenha gravado vídeo na sua década de existência.
“Realizamos outros trabalhos em vídeos, porém, de forma presencial. As crianças cantando juntos. Já fomos, inclusive, para estúdio e gravamos a música Aquarela, de Toquinho. Mas por home choir foi a primeira vez. E foi uma experiência muito interessante”, destacou a professora.
O vídeo de Juntos
LEIA também: Pará recebe respiradores para UTIs comprados na China;10 virão para Santarém
vendo logo abaixo a informação de que Santarém recebeu 10 respiradores da China. Fiquei imaginando que tipo de respiradores precisamos para tornar a vida mais saudável e o ar, hoje tão pesado, mais leve. O Coral Careca me da essa resposta, que trabalho lindo e estimulante. Certeza de que há futuro promissor, que irá dissipar essa realidade que insiste em ser ruim. Coisas assim, são os respiradores que tanto precisamos.
Plac, plac, plac, plac…