Na quarta-feira (17), o genial maestro santareno Wilson Fonseca, se vivo, completaria 98 anos.

Autodidata, Maestro Isoca criou algo em torno de 1.600 obras musicais, sem contar a sua produção histórico-crítico-literária.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Memória: um gênio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • guilherme tare disse:

    Caro Jeso, dia 16, nesta terça feira estará passando em Santarém, a ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA DO BRASIL, comemorando seus 10 anos de existência e que hoje é uma forte referência, em ensino de música do Brasil.
    Este projeto e uma realização do instituto casa do choro, com patrocínio da petrobras, que apresentara em 20 cidades de diferentes regiões do pais shows da música instrumental brasileira, com um repertório de uma caixa produzida pela ACARI RECORDS,com um conteúdo de 09cd’s, resultado de dez anos de pesquisa, . obs; das vinte cidades vizitadas só 04 (quatro) , não são capitais, daí a importância da nossa cidade, coisa que muito me orgulha, no cenário músical brasileiro
    Pois bem; Como resultado dessa pesquisa foram encontrados na região Norte , dois ilustres :
    CLEMENTE FERREIRA JUNIOR, compositor nascido em Belém , que estudou piano,composição e regência em Potugal Alemanha e França, retornou a Belém em 1883 para atuar como solista e professor de piano e era parceiro de CARLOS GOMES .
    JOSÉ AGOSTINHO DA FONSECA, nascido em Manaus, fez sua carreira no pará(SANTARÉM DO TAPAJÓS),tocava clarinete e requinta e foi,além de compositor, regênte e ator , formou orquestras e bandas em Santarém , compôs para diversas formações,inclusive para revistas teatrais ; esse ilustre santareno de coração, aquí casou-se com dona ANA DIAS, e teve cinco filhos; dos quais WILSON DIAS DA FONSECA E WILDES DIAS DA FONSECA .(TIO DÓ ) que nos deixou à poucos dias .
    Quero aquí aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar a família Fonseca pelos relevantes serviços prestados a toda região. 1º por manter as duas principais estruturas de ensino e manutenção musical ,gerando inclusive empregos e formando cidadãos( escola de música WILSON FONSECA E FILARMONICA PRFº JOSÉ AGOSTINHO) 2º Elevando e levando o nome de nossa peróla a mais de um seculo, como referência músical e sendo respeitada por este mundo a fora.
    Pra finalizar quero convidar a todos interessados a assitir esse belissímo concerto, que será realizado dia 16 na casa da cultura apartir da 20:00hs, com um grupo de choro que virá diretamente do Rio de Janeiro e dizer também pra todos que já exercem a função ou estão no curso de formação superior em música , que vai estar sendo ministrado um concerto didático no mesmo dia as 17:00hs , o acesso ao espetaculo e ao concerto didático será gratuito. um forte abraço! TARÉ.

  • *LUCAS CORREA disse:

    Outro Grande Santareno (de coração, não nativo), estaria fazendo 98 anos de idade se vivo estivesse, trata-se do SAUDOSO E QUERIDO MESTRE, DOM TIAGO RAYAN, que como o saudoso Maestro, Nasceu em 17 de novembro de 2012, vindo a falecer em 12 de julho de 2002. “Ecce Sacerdos Magnus”, musica escrita por Isoca, para a solenidade em que Frei Tiago Rayan, foi sagrado Bispo…FICA A SAUDADE DE AMBOS. Belissima Lembrança Jeso.
    A Escola de Musica WILSON FONSECA, realiza todos os anos o FESTART, para celebrar esse dia, e uma semana de comemorações que geralmente termina com um concerto executado pela Orquestra Jovem WILSON FONSECA.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Que dupla, não é mesmo, Lucas!? Dois figuraços!