por Tiberio Alloggio (*)
Que José Serra teria sido o “pior” dos adversários possíveis para Dilma Rousseff enfrentar e derrotar nas eleições presidências, todo mundo já sabia.
Isso não pela força politico-eleitoral de Serra, que, fora de São Paulo, nunca valeu um tusta, mas sim pela sua personalidade dissimulada e sobretudo, pelo “estilo canalha”, sua característica peculiar de fazer politica.
Nessa campanha, Serra conseguiu, de longe, ultrapassar no jogo baixo e sujo, o próprio Fernando Collor, e não foi por falta de aviso. O ainda pré-candidato, Ciro Gomes, já havia nos alertado de que “a presença de Serra numa campanha política é sinônimo de baixaria”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Serra é do tipo de politico que não tem ideia própria. Ninguém sabe o que ele defende realmente e nem adianta querer saber, pois dependendo da plateia, para agradá-la, muda totalmente seu discurso. Ademais, Serra tem como sua reconhecida característica é de se apropriar indevidamente dos feitos políticos dos outros.
Ao longo da campanha toda, até que Dilma tentou discutir seu projeto de Brasil. Porém sem conseguir debatê-lo adequadamente, pois seu adversário fugia sistematicamente do debate, sempre amparando sua inconsistência programática, em boatos e falsas acusações.
Dilma sentiu os golpes, mas não perdeu o rumo programático, ao contrário de Serra, que para camuflar sua absoluta ausência de programa, abusou da demagogia e das promessas eleitoreiras.
Pode-se não concordar com o programa da Dilma, mas Serra tinha que ter a capacidade de contrapor uma alternativa, e não vir com calunias e a balela de que estaria “melhor preparado” para exercer a presidência.
Todo o preparo que Serra demonstrou, foi sua tentativa fracassada de desconstruir a figura da sua adversária, e tudo na base das baixarias.
Sua campanha começou já querendo aniquilar Dilma. Primeiro apresentando-a como uma obscura guerrilheira e protetora das FARCs. Depois pintando-a como suposta fabricante de dossiês, acusando-a de urdir quebras de sigilo fiscal contra sua família. Por ultimo, soltou a historia do aborto e da Dilma ser a favor da “morte de criancinhas”.
Pouca coisa para um politico que se acha o “mais preparado”, mas o suficiente para desmascarar um estelionatário politico, que teve até a ousadia de se passar de Pai da Constituinte, do Trabalhismo e dos Programas Sociais.
A ouvi-lo discursar afirmando (na maior cara de pau) ter sido o criador dos programas que deram origem ao maior triunfo do governo Lula na área social, não havia como leva-lo a sério. Justo ele, o melhor “Ministro da Saúde do Mundo” também era o Pai do Bolsa Família.
Assim como não dava para aguentar suas poses de “populista de meia tigela”, chegando ao cumulo de decretar o salário mínimo de R$ 600, elevar de 10% a aposentadoria e soltar uma imbecilidade do tamanho da institucionalização do 13o do Bolsa Família.
Mas a pior de todas as baixarias, foi de outra natureza. Ela veio com a simulação.
Ao ser atacado por uma bolinha de papel, Serra tentou se passar como mártir da democracia, fingiu ferimentos graves e chegou a ser submetido a uma tomografia.
Os vídeos, flagrando sua farsa tragicômica já foram para a história. Todos eles colocando-o no ridículo, e em primeiro lugar na lista dos maiores trapaceiros de campanhas presidenciais.
Sem programa, sem projetos, sem oferecer nada a não ser ele mesmo, Serra fez uma campanha obscurantista, de ódio, de disseminação do medo e de dissimulação.
Uma campanha subterrânea de calúnias pela internet, por e-mail, telemarketing e panfletos apócrifos, sempre respaldada pela mídia golpista através de manchetes falsas, fabricadas só para aparecer no horário eleitoral de José Serra.
Sua figura megalomaníaca, sinistra e caluniadora, dominou a cena em todos os debates entre os presidenciáveis.
Isso tudo Dilma enfrentou e superou com serenidade e coragem. E o venceu. Dilma aplicou nele uma surra, aliás duas, uma no primeiro e a outra no segundo turno.
É por isso tudo, que, apesar do arrogante “até logo” de seu discurso de despedida, Zé Serra, “megalô” de meia tigela, deverá ser varrido da política.
Para que a punição seja exemplar e para que, na oposição, possa finalmente haver renovação.
Aécio Neves, senador eleito por Minas, já desponta como a principal liderança da oposição ao futuro governo Dilma.
Aécio, com outro estilo e conteúdo, tentará recuperar o credito dilapidado por uma coligação que saiu esfacelada destas eleições, em absoluta minoria na Câmara e no Senado.
Bye Bye Serra! Já vai tarde!
———————————————————–
* Sociólogo, reside em Santarém. Escreve regularmente neste blog.
Os TUCANALHAS estáo com o sapo barbudo na garganta
HAHAHAHAHA
Comentarista petista , quando em campanha a DILMA CHUCK alardeava junto com omolusco da silva, que o país estava uma maravilha que o petróleo enchia barris e mais barris, trazendo uma economia farta ao nosso país, e menos de uma semana depois já está se cogitando o retorno da CPMF, mais uma vez a mentira e as palavras enganadoras, e ainda querendo tirar o corpo fora dizendo que será decisão dos governos estaduais mas com certeza já está de caneta na mão para assinar. ISSO È UMA VERGONHA se esse imposto fosse só recolhido de vocês do PT será que seria aprovado?
Acho incrível a coragem dessa pessoa chamada Tibério Alloggio, até o nome é ridículo, então, seu comentário é claramente de petista doente, eu não votei em ninguém, não porque sou burro, mas porque nenhum dos candidatos teve a hombridade e amadurecimento com discussões e propostas consistentes, agora menosprezar a história política do candidato Serra, é chamar os brasileiros de burros, cegos e desprezíveis, você precisa ser mais profissional, ético e principalmente que respeite a individualidade de cada um; ficamos sem opção de voto, pois Serra você diz que é um farsante e a Dilma não disse nem a que veio, ou melhor, pra que veio disputar está eleição, todos sabemos que vai ser Lula que vai governar e manipular números no Brasil, gente na miséria, essas bolsa que eu costumo falar de boroquinhas, não dão pra nada, estão simplesmente estimulando o crescimento desordenado das cidades, já que as mulheres estão engravidando somente para ganhar bolsa família, é triste que uma pessoa com todo conhecimento que imagino que o Senhor tenha, se prenda a comentários tão irrelevantes em torno de um assunto tão sério.
Impossivel esperar honestidade desse rapaz chamado Tiberio Allogio. Impressionante que um homem dessa idade se preste a tal serviços… mentir, falsear e inventar coisas que de tão ridiculas e vazias não se sustentam no ar 1 segundo sequer são as suas especialidades. A força politica eleitoral do Serra é tão pequena que mesmo disputando uma eleição contra a candidata de um governo que tem uma popularidade extremamente alta e ainda contando com a utilização irrestrita e vergonhosa da máquina pública como nunca se viu antes conseguiu levar o pleito para o 2º turno e terminar com 44% dos votos válidos… José Serra já mostrou sua competencia por várias vezes nos cargos em que esteve, e em quase 40 anos de vida pública nunca chafurdou na lama da corrupção como o governo Lula que em apenas 8 anos tem mais casos de corrupção do que todos os governos juntos depois da redemocratização. Agora coloquem aqui alguma coisa que a presidente eleita tenha feito e dado certo.
Ô Davi, só falta tú afirmares, como o Jatene, de que a campanha do Serra foi feita pelo povo. Ora me venha com outra! Os empresários não contribuiram? os madeireiros? os fazendeiros? os grileiros tipo Daniel Dantas? Conta outra pois teu candidato já vai tarde e muito tarde, por sinal!
Armando,
Não estou falando dos petistas e nem dos psdbistas, estou falando de nós!
Estou falando de como nos comportamos diante de um assunto sério, falar sobre o cenário político do Brasil, é falar dos nossos empregos, da nossa educação, da nossa segurança, de ter o que comer e etc…. não adiantar ficar o tempo todo se agredindo, nós cidadãos, eu me incluo nisso, estamos nos agredimos por não respeitar a forma de pensar do outro sobre seus candidato, as respostas são de cunho pessoal. Eu recebi e-mails com crítíticas a minha pessoa, e de amigos, pela minha escolha política, o que é isso, onde estamos?
E tem uma coisa que particularmente acredito muito, em boas vibrações, fico feliz pela sua dignidade de agora falar em torcer por ela, sugiro isso a todos, acreditem, quando vibramos para alguem se dar mal, contribui para que isso aconteça, e nesse caso, inclui toda a nação Brasileira.
O papa João Paulo segundo demorou tanto pra morrer, o coitado, por causa de tantos orações pedindo que o mesmo não morresse, as nossas vibrações com intenções positivas sobre a morte dele, na verdade eram negativas, porque o segurava em uma condição que não tinha mais o seu tempo.
Votei na Dilma como uma escolha, mas acredite, tenho os meus medos, medo do sistema, das coligações caras, e que funciona em todos os partidos do mundo, tenho minhas decepções com o PT, mas a Dilma de fato me surpreendeu muito positivamente, eu estava procurando a minha escolha, possos estar errada, agora vou torcer pelo Governante desta nação chamada Brasil.
Sugiro, vamos ao menos vibrar positivamente e torcer, fará bem a todos da nação Brasileira. Em uma oração de Santa Rita de Cássia, tem uma parte que procuro elevar meus pensamentos (independente de religião, é algo universal):
“Deus senhor nosso, protegei o chefe da nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituidas em dignidade, para que governe com justiça. Favorecei com os efeitos contínuos da vossa bondade, o Brasil, e cada um de nós!
E esses adjetivos CARCAMANO, NAZI-FACISTA-XIITA, considero ultrapassados!
Abs a todos,
Telma Amazonas
É caro Tibério, parece que Dilma está longe de ser uma unanimidade.
Vamos torcer que a mesma faça um bom governo, pois isso é bom para o país, mas não desqualifique o Serra como administrador e político, ele sim já provou que é competente, mas vamos esperar que Dilma adote um tom mais conciliador e respeite a oposição, necessária , para o equilíbrio democrático.
É Tiberio, canalha foi Dilma Terror, pois votamos, eu e mais de 46% da nação que entende de politica,e não os comprados com bolsas de tds os tipos, porem agora resta torcer para que de certo, mas a praga PT será um dia combatida até seu final. Fico feliz pelo Pará, que volta a ser um estado sem interferencia petista como vc.
O candidato José Serra fez aflorar no seu eleitorado os mais primitivos sentimentos: intolerância, racismo e preconceito. Do Rio de Janeiro para cima ninguém escapou. São invariavelmente repugnantes os adjetivos para desqualificar o eleitorado da candidata eleita. Vai do “preto favelado-bandido” do Rio de Janeiro ao “bando de índios burros” do Amazonas.
Se algum eleitor votou na Dilma Roussef alimentando algum grau de incerteza ou desconfiança, tais manifestações vieram para mostrar que estava do lado certo.
Isso porque Serra é do bem e supostamente convocou e atraiu as pessoas do bem. Se fosse o contrário então…
Ué, Leonardo, a Dilma passou a campanha toda chamando um assessor do Serra de Paulo PRETO. Isso é que é RACISMO! Justo vindo de um partido que quer censurar o Monteiro Lobato sob a pecha de racista só por causa uma das suas personagens – aliás das mais simáticas, a tia Anastácia – era preta!
Tibério,
A maioria dos internautas que se manifestáram sobre o seu comentário, foi na mesma linha do Serra, fogem de discussões sustentadas, e descambam pelo sensasionalismo cínico, sádico e irônico. É fato, que a Politica neste país virou palco de gente que não se importa em falar e agir sério pelo país, mas nós como cidadãos, não podemos falar de política igual a estes políticos, de forma sádica e irônica, isso é coisa de gente de mente vazia que não que não busca o discernimento e a boa convivencia em sociedade.
Como Lulista que sou e voltando a Dilma, que um dia achei fraca, ah….como me enganei, votei nela e hoje até tenho dúvidas sobre a história da existência de um criador, o Lula. Estou surpresa, a cada dia, acho que o Lula a descobriu, mas ela é maior do que pensei um dia.
Telma
Telma,
Em politica a ingenuidade (no bem e no mal) acaba por confundir, leva a misturar as coisas, a não entender os acontecimentos e quem é quem.
Na politica (como em qualquer outro âmbito) existem gente do bem e do mal. Eles estão em ambos os campos da disputa. Não existe um campo com gente exclusivamente do bem e outro só do mal.
Mas quem conhece a politica sabe identificar quem é do Bem e quem do Mal. Mesmo quando o do mal esteja presente em teu próprio campo, tem que saber identifica-lo e lidar com isso.
Por tudo isso, nunca podemos confundir o fato de ser do bem, com ser “bonzinho”. São duas coisas diferentes.
Todo mundo que entende de politica sabe quem é o verdadeiro José Serra. Ele tem sim uma enorme biografia de 40 anos, mas que não tem nada a ver com aquela maravilha apresentada no seu programa eleitoral.
Em seus 40 anos de vida politica, conseguiu (no seu próprio campo) fazer mais inimigo do que amigos, é por isso que fora de São Paulo Serra não se elege nem presidente de clube de futebol. Por não ter escrupolos, não exita a passar por cima de qualquer um para alcançar seu objetivo.
Suas derrotas presidenciais, principalmente esta, por uma mulher tecnocrata, que nunca havia disputado uma eleição, são a logica consequência de sua incapacidade de agregar.
Vide os mineiros, os próprios os tucanos, que lhes dão o troco todas as vezes que podem.
Essa que Serra é do bem é pura balela. Ele é do mal, sempre foi. Embora que a grande maioria de quem votou nele possa ser do bem, Serra é do mal.
A proliferação dos mosquitos do Demgue na rede, seus comentários chulos, são a consequência da liberação do vale tudo impulsionada pela campanha de Serra para tentar vencer a qualquer custo.
Nessa sua obsessão doentia de ser Presidente a qualquer custo, Serra trouxe à tona uma especie que no Brasil parecia extinta. A direita fundamentalista, burra, raivosa, racista, preconceituosa e agressiva, igualzinha a da época do golpe militar.
Agora que essa doença veio à tona e está aí…. faminta.
Temos que saber lidar com ela…. Inclusive o próprio Jeso, que as vezes se descuida e libera comentários altamente agressivos, ofensivos e preconceituosos.
Tiberio Alloggio
Sabe Tiberio (Tiberius, é o nome do meu cachorro), eu tento fazer uma logica clara, para entender teus pontos de vista, mas es passional de mais. so tem uma verdade, a tua, so tem um conceito o teu, so tem uma vertente a tua. tu defendes com paixão o petismo e o lulismo, sera que na italia, tu eras comunistas das brigadas vermelhas, ou eras da camorra. uma coisa tem que se admitir, tu es bom na tua paixão, falas com segurança, a tua verdade é unica… tem uma frase do grande dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, que diz, ” TODA UNANIMIDADE É BURRA!”….pensa nisso…
Alma,
Apesar de não ter entido o sentido de dirigir a mim a frase de Nelson Rodrigues….concordo plenamente com ela ” TODA UNANIMIDADE É BURRA!”
Tiberio Alloggio
PS
Obrigado pelos elogios e por ter dado meu nome (em latim) ao seu cachorro.
Eu adoro cachorros, tenho tres e todos com nomes de jogadores de futebol da seleção italiana (aquela que ganhou a copa).
Tibério, muito bom o seu comentário. É complicado se fazer entender por leitores da Veja. Mas sejamos otimistas, quem sabe um dia não se lhes abrem os olhos, o entendimento. Triste é ver moradores de Santarém falarem mal das “bolsas” do governo federal e ainda se dizerem entendidos. Se a insensibilidade dessas pessoas é tão grande que não conseguem ver a miséria dos que moram ao lado, como fazê-los compreender algo mais escondido?
Sr. Tibério,
Não é por não ser eleitor do PT que sou de direita (nem a Marina, nem o Plínio, etc…), não sou burro, raivoso, racista, preconceituoso ou agressivo apenas por discordar da suas opiniões. Acho que vc tem plena razão: “Em politica a ingenuidade (no bem e no mal) acaba por confundir, leva a misturar as coisas, a não entender os acontecimentos e quem é quem”.
Não sei exatamente o que o sr. quer dizer quando diz que “quem conhece política…”, será que o sr. acha que o sr., ou somente o sr. conhece política? onde o sr. adquiriu essa credencial, na faculdade de sociologia? qual? isso credencia alguém?
O sr. sabe “identificar quem é do mal no seu campo(PT)”?: diga quem.
O sr. realmente acha que temos que simplesmente ficar passivos diante de alguns absurdos que Vsa. vocifera?
Senão vejamos:
1- “Todo mundo que entende de politica sabe quem é o verdadeiro José Serra.”;
2-“Em seus 40 anos de vida politica, conseguiu (no seu próprio campo) fazer mais inimigo(SIC) do que amigos, é por isso que fora de São Paulo Serra não se elege nem presidente de clube de futebol. ”
3-“Suas derrotas presidenciais, principalmente esta, por(SIC) uma mulher tecnocrata, que nunca havia disputado uma eleição, são a logica consequência de sua incapacidade de agregar.
Vide os mineiros, os próprios os tucanos, que lhes dão o troco todas as vezes que podem”.;
4-“Essa que Serra é do bem é pura balela. Ele é do mal, sempre foi.”
Não sou eleitor do PSDB nem advogado do Serra, mas isso me insulta, são mentiras colocadas de maneira irresponsável e parcimoniosa.
Se ele perdesse o tempo dele e pudesse responder-lhe, até onde ele poderia ir diante de tais impropérios
São essas as colocações de alguém que se intitula como entendedor de política?
Elas precisam de réplica? adiantaria?
O sr. realmente é sociólogo, as vezes o sr. parece tão chulo, um Hélio Bicudo às avessas.
Não vejo problemas nos comentários dirigidos a vc que o Jeso libera, eles estão à sua altura.
Talvez ele devesse censurar alguns de seus artigos que cinicamente são frutos de plágio e eu posso provar o que digo.
Saudações democráticas…(isso não quer dizer que eu seja do DEM, OK?)
Os petistas tem um comportamento parecido Telma …
Quando apanhados com as calças baixadas … tentam desesperadamente culpar quem os denuncia , chamam a impressa que leva ao conhecimento do pais as falcatruas petistas de PIG , esperbeiam feitos loucos sempre colocando a culpa nos outros e NUNCA em si proprio.
O caso Erenice Guerra é um exemplo , DIlma ja assume o Governo com uma batata quente nas mãos , quantas Erenices ainda vão surgir , será que Dilma vai alegar o mesmo que seu antecesor ( que foi enganado ) , esse é um filme porvir , só peça que a mesma mantenha o pais no mesmo rumo que FHC deixou , do mais é esperar e trocer por ela ( apesar de todas as evidencias contrarias )
Saudações
O SOCIÓLOGO CONTINUA O SUPRA SUMO DA CIENCIA POLÍTICA SÓ FALTOU DIZER QUE TAMBÉM A ANA”PORRA LOUCA” JÚLIA JÁ FOI TARDE !
ele n ai dz,dps da surra eu pensava q ele nem ia mas dar a cara p aki.
O mesmo eu digo pra Ana Julia (madrasta do Pará) “já vai tarde”.
Jorge Bastos. É a Transamazônica que leva ao Tocantins. De Santarém transita-se na 163 até Rurópolis e depois segue-se pela Transamazônica em direção a Marabá e fronteira com o Tocantins.
Se no programa do PSDB constava o que postaste: “Prioridade 1. BR–163 (Cuiabá a Santarém)
A rodovia possui 900 km no Pará, com trechos asfaltados, restando 40% a concluir entre o Tocantins e o Pará. Fundamental para escoar a produção agrícola do Centro Oeste; obras atrasadas.” Confirma-se o desconhecimento que o PSDB possui do Brasil. Ou burrice mesmo. Até dá para ir pela 163 até Rondonópolis (MT) e seguir para Goiânia e depois subir pela BR 153 até o TO. Mas por lá já está tudo asfaltado.
Caro Tibério,
Comentários dos mais sensatos Pena que pessoas desqualificadas e arrogantes pensam que o espaço deste Blog, é penico. Aqueles que se contrapõe (há exceções) aos seus fundamentados argumentos partem pra baixaria, como é de praxe do Serra e seus simpatizantes. Triste e vengonhosa maneira de discutir idéias políticas. Mas, existe explicação. Diz uma sábia frase : “Diz-me o que lês e te direi quem és”. Muito provalvelmente esse pessoal só lê VEJA, ÉPOCA, FOLHA, O GLOBO, LIBERAL, DIARIO DO PARÁ e assemelhados e assiste a Globo.
A verdade sempre prevalece, parta de onde vier. Isto eles não podem te tirar. E os mais sensatos sabem distinguir a verdade contidas nos fatos.
Ignore aqueles que baixam o nível. Eu já ví muito isso aqui no Blog do Jeso.
Abs
E voce Pedro lê o que ? Carta Capital ?
A verdade sempre prevalece mesmo …. tai os 40 que repondem processo no STF .
PTiberio em uma entrevista o senhor Ciro Gomes afirmou que Dilma era despreparada e que Serrra era o mas preparado para ser o presidente do Brasil.
Oque você acha disso? você não acompanha as noticias da empresa do Brasil
Você não passa de um PTiberio mesmo!
”Ninguém sabe o que ele defende realmente e nem adianta querer saber, pois dependendo da plateia, para agradá-la, muda totalmente seu discurso” ………… voce esta falando da dilma aqui nao é????? A questao do aborto está bem descrita nesse paragrafo rsrsrsrs
JOSÉ SERRA: 40 anos de vida pública, um político com as mãos limpas, SERRA é do bem!
Será que voce PTibério, que não se sabe de onde veio nem pra onde vai, justo vc quer manchar esta bela e rara biografia.
Mãos limpas? Do bem? Quem, o Serra? Meu Deus!
Acho que você ainda não “ouvio” a respostas de seus conterrâneos. Aí, por duas vezes, o Serra ganhou. E a diferença não foi tão pequena. Você com as suas análises está chamando os santarenos de analfabetos políticos. Acho que você, também, só vê um lado. O Serra tinha programa sim. Para o Pará era isso que estava programado:
Agenda Pará Brasil
Ações Gerais
Criar o Conselho de Desenvolvimento da Amazônia, ligado à Presidência da República, para direcionar os investimentos do governo federal em setores estratégicos da região.
Fazer o PLANO AMAZONIA SUSTENTÁVEL efetivamente acontecer, garantindo mais investimentos em pesquisas sobre a Biodiversidade e Biotecnologia e investimentos em recuperação de áreas degradadas, inclusive com a expansão e aperfeiçoamento dos pagamentos por serviços ambientais.
Incentivar a criação de um Fundo Internacional para Preservação da Amazônia
Implementar a política de Mudanças Climáticas e conceder incentivos à economia de baixo carbono.
Explorar o potencial hidrelétrico da Amazônia analisando corretamente o impacto socioambiental, custo e produtividade. Ampliar a geração de ENERGIA de fontes renováveis e “limpas”.
Realizar obras de Saneamento Básico – somente 10,8% dos domicílios do estado tem acesso a tratamento de esgoto.
Ampliar o Bolsa Família (segundo o IPEA, o número de pobres na Região Norte aumentou nos últimos anos; eram 5 milhões em 95, hoje são 7,3 milhões de pessoas vivendo na pobreza absoluta ou extrema. No Estado, 35,9% da população vive em pobreza absoluta e 17,9% em pobreza extrema).
Criar AMES (Policlínicas com médicos especialistas, exames e pequenas cirurgias) em Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Cametá, Breves, Altamira e Moju.
Criar Clínicas Públicas para Tratamento de Dependentes de álcool e outras drogas e fazer parcerias e apoiar instituições não-governamentais com trabalho de qualidade reconhecida no tratamento de dependentes de drogas.
Criar o Ministério da Segurança Pública e a Guarda Nacional de Fronteiras para intensificar o combate ao comércio ilegal, especialmente de armas e drogas.
Ações Específicas
Prioridade 1. BR–163 (Cuiabá a Santarém)
A rodovia possui 900 km no Pará, com trechos asfaltados, restando 40% a concluir entre o Tocantins e o Pará. Fundamental para escoar a produção agrícola do Centro Oeste; obras atrasadas.
Prioridade 2. Rodovia Transamazônica
Sempre inacabada, a rodovia Transamazônica precisa ser pavimentada na maioria do trecho paraense. Cuidados ambientais devem ser tomados para evitar que desmatamento se acelere.
Prioridade 3. Regularização Fundiária
Existe uma verdadeira balbúrdia fundiária no território paraense, gerando conflitos no campo e impedindo financiamentos produtivos. A titulação é fundamental para garantir segurança com investimentos no campo.
Prioridade 4. Hidrovia Araguaia/Tocantins
Obra federal que se arrasta há mais de 20 anos. Mesmo com investimentos recentes, não garantirá a navegabilidade total da hidrovia. Opção de escoamento da produção do Centro Oeste.
Prioridade 5. Porto de Vila do Conde
Mais importante do Pará em volume de cargas, o Porto de Vila do Conde, final da hidrovia Araguaia/Tocantins, precisa ser ampliado e modernizado.
Prioridade 6. Saneamento Metropolitano
Na Região Metropolitana de Belém (RMB) apenas 8% da população tem coleta de esgoto e 60% é atendida por água encanada. Alcançar 100% de atendimento de água na RMB até 2016 e diminuir em 30% o déficit sanitário até 2020.
Prioridade 7. Metrô de Superfície de Belém
Existem 300 mil usuários do transporte coletivo na RMB, de má qualidade. O Metrô (VLT) deve solucionar estes problemas, com 32 km em 2 linhas principais.
Prioridade 8. Faculdades Tecnológicas
Criar cursos técnicos profissionalizantes que devem evoluir para Faculdades Tecnológicas, coerentes com potencialidades e necessidades regionais.
Prioridade 9. Porto de Belém
A modernização do porto de Belém é fundamental para ampliar o escoamento da produção estadual e o comercio hidroviário na região.
Prioridade 10. Aeroporto de Internacional de Belém
O aeroporto em boas condições significará melhoria das condições de transporte de passageiros e de cargas da capital, além da ampliação do Turismo regional.
Prioridade 11. Fábrica de Ídolos do Esporte
O programa faz dos professores de educação física “olheiros” do esporte, selecionando alunos com potencial em modalidades esportivas, que aprovados e com bom desempenho, recebem bolsa de R$ 400,00. Paulo Henrique Ganso, do Santos, se destacou nesse programa.
Durante toda a campanha, Dilma foi apresentada como assassina, terrorista, sapatão, matadora de criancinhas, chefe de quadrilha, anti-religião etc. Qualquer tentativa de mostrar que não era isso resultava em reações agressivas, preconceituosas.
Nos últimos dias, a futura presidenta Dilma Rousseff concedeu uma conjunto de entrevistas a emissoras de televisão e, ontem, em uma coletiva de imprensa.
E o que se viu foi a mesma Dilma Ministra das Minas e Energia, Ministra-Chefe da Casa Civil e candidata a presidente da República, com as mesmas idéias e propostas.
Foi curiosa a reação dos comentaristas em geral. Muitos elogios, a constatação de que ela não era bem aquilo que se julgava que fosse, referências à clareza de idéias, a afirmação de que, finalmente, se sabe o que ela pensa.
O que teria ocorrido para, apenas dois dias depois, ser saudada como uma presidenta de bom senso, no qual os mesmos jornais depositam esperanças de um bom governo.
Simples: acabaram as eleições.
Dilma Levará algum tempo para se desfazer a pesada cortina de preconceitos criadas pela campanha, o componente religioso, o tratamento oportunista dado à questão do aborto.
Mas, principalmente, dificultará a reconstrução da oposição.
Apesar de achar, o carcamano, um nazi-facista-xiita, concordo com suas colocações. serra perdeu pra sua arrogancia, pela sua falta de carisma, pela sua falta capacidade de apresentar proposta, pelas suas disimulações, pela sua “elitização”, e principalmente porque não foi capaz de aglutinar nada a sua campanha. O Lulismo, deu certo, quando soube somar para vencer (arte da guerra, SUN TZU), e DILMA venceu por saber usar esse capital politico, venceu o mais sábio e preparado, não o mais forte.(leia-se DILMA).
Agora CARCAMANO, NAZI-FACISTA-XIITA, faz a mesma analise, tendo como objeto de teus comentos, a Madastra dos Paraenses, (ANA JULIA), e o maior dos tolos (ODAIR CORREA), porque eles perderam…. mas não me vem com essa que quem perdeu foi a tal de DS, que não cola…..
Alma Dondoca
Já fiz essa analise sobre Ana Júlia ainda no final do primeiro turno.
Para mim a eleição estadual acabou alí. Segundo Turno foi só gasto de dinheiro.
A governadora apanhou por não ter tido a capacidade politico programatica de agregar o PMDB durante todo seu governo. Perdido o apoio do PMDB, Ana foi para o brejo.
Até o Lula, com sua popularidade, sem o PMDB casado nos estados com o PT, não teria conseguido levar Dilma à vitória.
A DS neste contexto tem a maior responsabilidade. Num cenário politico onde tudo estava a seu favor. Inclusive para se reeleger com os mesmos indices astronomicos dos governadores do Nordeste, Esse grupinho de incompetentes, metidos a chefinhos, conseguiram (além de desagregar gregos e troianos) chegar ao cúmulo de se dividir no próprio meio.
Já vão tarde também
Tiberio Alloggio
PS
Mas melhor vocês não se iludirem, não calçar o Salto Alto.
O PT no Estado do Pará fez a maior bancada Estadual e junto ao PMDB o maior número de Federais.
Além do mais Jatene vai comer na mão de Dilma
Enfim…Politica não acaba numa eleição.
caro carcamano, pra um sociologo NAZI-FACISTA-XIITA, e eu diria agora, seus comentarios, beiram ao ridiculo. é por pensarem assim, que o Berlusconi, manda e desmanda naquele pais de onde vieste,,,,
Ana Julia não perdeu porque não soube agrupar o PMDB. Perdeu por ser uma incompetente mesmo. Agora me responda uma coisa. Por que vc não vai dar pitaco la na sua terra. Tu veio embora fugido ou porque la tu não tem vez pra nada????
Tibério ….
Petista Cego …
Ateu convicto….
Ninguém suporta mais esse jeito faccioso e canahlha dos escritos tiberianos. Pede pra sair, cara, pede pra sair.
O que o Serra fará depois de ter levado um sapeca-ia-ia da Dilma:
( ) Será candidato a presidente do Palmeiras.
( ) Virá ao Pará pescar com o Jatene.
( ) Vai ter um Blog na Veja.
( ) Será acessor do Papa.
( ) Vai morar na Italia com o Diogo Mainardi.
( ) Será o mocinho do próximo filme do Arnaldo Jabor.
Melhor ele perguntar a Lulla , pois o nosso presidente levou quatro sapeca-ia-ia do FHC né?
Lulla tem mais experiencia.
Fica difícil entender esse tipo de comentário sobre o Serra, pois onde o povo o conhece realmente é o estado de São Paulo, e lá ele não perde eleição nem para o PT, que tem como berço aquele estado. Acreditar em quem, no povo que avalia sempre positivamente as administrações do Serra, ou nesse tal Tibério, que ninguém nessa cidade sabe quem é de verdade.
é isso mesmo caro anonimo,
em frente à cidade tem o encontro das águas, vira um remanso, e os dejetos ficam ali à deriva .
A avaliação do Serra em São Paulo não é/era tão positiva quanto vc diz. No 1º turno alcançou apenas cerca de 40% dos votos. No 2º turno 46% dos eleitores preferiram a Dilma apesar de toda a máquina do PSDB e da mída. Serra perdeu para Dilma em muitos dos municípios paulistas. Se fosse tão bom assim, Serra ganharia com folga de Dilma, em seu Estado. E, diga-se, Dilma é (ainda) uma desconhecida.
Acho interessante, alguns comentários sem nenhum nexo ou sentido, que nem o seu. Se o patético LULA tinha 78% de aprovação no governo, que eu jamais acreditei nisso; por quê a sua guerrilheira não venceu com o mesmo ou maior percentual? Como pode um presidente estar com essa bola toda, se a educação é zero, saúde é zero, transporte é zero e a seurança nem se fala? Isso não passou de propaganda enganosa pra eleger seus candidatos. Graças a Deus que o Pará escolheu o melhor!
Dilma poderia falar de seu plano de governo em seu programa político. Mas infelizmente esta campanha foi recheada por acusações de todas as partes e sinceramente não vi ninguém dizer a que viria.
EI Tiberio Alloggio, que força politica tem DILMA, eles falam muito agora em um governo com a cara de dilma, agora querem desfincular a DILMA de LULA, como, ela deixou claro que sempre vai bater a porta dele, lógico, uma pessoa que não tem experiencia como a de SERRA, vai precisar muito de LULA.
MUITO MESMO.
Oh comentáriozinho…só poderia ser de um petista…ainda mais desse
Eis o discurso demagógico-ditatorial petista que não quer que ninguém veja a verdade e se colocando sempre como os únicos donos da verdade e do mundo. Não querem adversários porque querem o poder pelo poder. Endeusam a demagogia como filosofia de vida e menosprezam os valores dos outros, sempre na tentativa de enganar os mais humildes. A Dilma acabou de ganhar, e com disfarces já pede o retorno do imposto sobre o cheque, esquecendo por completo o que prometeu em campanha: reduzir os impostos, mas já colocando a responsabilidade para os governadores. Uma pena, nem bem assumiu e já mente descaradamente. Aliás, durante a campanha foi assim, por exemplo, os petistas omitem propositadamente o fato de que o Serra foi sim atingido por algo mais pesado na cabeça e as televisões mostraram, mas os cegos petistas não querem nunca ver a verdade, pra eles o que interessa é a mentira a derrocada de tudo que lhes incomoda. Ainda que temos eleições livres a cada dois anos (em 2012 para prefeitos) e assim sempre poderemos tirar Anas, Marias, Dilmas, Lulas e outros animais peçonhentos do poder que julgam só deles. Ainda bem que a democracia, Tibério, está acima de vocês que se julgam “os melhores”; felizmente tenho meus próprios olhos para ver diferente até quem me é igual. Tibério, esses teus panfletos mostra que vocês ainda estão entrincheirados, se fazendo de vítima sempre, brigando contra personagens criados pela rídicula imaginação de vossos líderes. Vocês não têm vida própria, obedecem as ordens do Partido Único; já li que isso ocorreu na Alemanha com um certo sujeito que me recuso pronunciar o nome, mas você sabe quem é. Seus arsenais de maldade estão pra acabar, vai demorar um pouquinho, mas vai acabar.
Há apenas um reparo a fazer na brilhante exposição do Tibério Alogio: onde tiver a palavra Serra, substitua por Dilma e onde tiver PSDB pode entender PT. É assim que os desqualificados e atoleimados petistas costumam fazer, trocar o sentido das coisas e às vezes até o nome.
A regra é: pegue uma frase do texto do PTiberio e substitua Serra por Dilma e PSDB por PT.
“Dilma é do tipo de politico que não tem ideia própria. Ninguém sabe o que ela defende realmente e nem adianta querer saber, pois dependendo da plateia, para agradá-la, muda totalmente seu discurso. Ademais, Dilma tem como sua reconhecida característica é de se apropriar indevidamente dos feitos políticos dos outros.”
huahauhaua…gostei!