Com a Semed e Seminfra, o ex-prefeito montou um esquema que desviou 10 milhões de reais da Educação

Por que Lira Maia quer as secretarias de Educação e Infraestrutura no governo Nélio, Esquema do crime

por Jeso Carneiro (*)

jesoCom a rede familiar de corrupção esquadrinhada acima, o ex-prefeito multiprocessado Lira Maia (DEM) montou um esquema de desvio de recursos públicos do antigo Fundef (hoje, Fundeb) que lhe rendeu cerca de 10 milhões de reais.

Sangria de dez milhões de reais, segundo o MPF (Ministério Público Federal), em apenas dois anos (1998/1999).

Leia também do autor – Presente de Nélio aos professores: negar as chaves da Semed à família Maia.

Ainda que condenado pela Justiça Federal pelo crime, Lira Maia articula sem qualquer pudor, junto ao prefeito eleito Nélio Aguiar (DEM), a remontagem dessa rede criminosa que, entre outros bens, lhe possibilitou a adquirir a Fazenda Maravilha e gados.

Para isso, o ex-prefeito trabalha nos bastidores para que as secretarias de Educação (Semed) e de Infraestrutura (Seminfra) sejam cedidas ao DEM, como cota parte da sigla-mãe da aliança de 8 partidos que apoiaram a candidatura do médico otorrino – PDT, PMDB, PPS, PHS, PSD, PMB e PR.

No comando das duas pastas, Lira Maia quer duas pessoas, sangue-do-meu-sangue, de sua estrita confiança: Maria José Maia, irmã e vereadora eleita pelo DEM, na Semed; e o sobrinho-jagunço Erasmo Maia, para a Seminfra.

É o cenário que ele sonhava quando ajudou  a eleger, em 2012, o atual prefeito Alexandre Von, com quem rompeu há cerca de 1 ano por não lhe ter cedido as duas pastas.

A pressão agora é para cima de Nélio Aguiar.

Com o cadáver do cipoalense ainda quente pela condenação, o prefeito eleito cederá ou agirá como seu antecessor no cargo?

– – – – – – – – – – – – – – – –

* Repórter, é editor deste blog.

  • 8
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

8 Comentários em: Por que Lira Maia quer as secretarias de Educação e Infraestrutura no governo Nélio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ximango disse:

    Conheço o Dr Nelio e o seu projeto politico, ser humano impar de uma capacidade de articulão extraordinaria, não se enganem com seu jeito Boa praça, quem acha que ele se comportará como vaquinha de presépio vai quebrar a cara, esse homem vai deixar sua marca na história da nossa amada Santarém. Outra coisa q devemos considerar e que o apoio do Maia foi imprescindível, mas a época em q se elegia “postes” acabou, se temos o Nélio prefeito eleito e por que ele teve cacife político, do contrário teríamos a professora Maria José Prefeita e td ficaria em família.

  • Santarém disse:

    Caro amigo Jeso, tenho um respeito imenso pelo seu blog e respeito a sua opinião. Porém temos que ter a consciência que Lira maia não e Nelio, e Nelio não e Lira Maia. Acredito e ainda tenho esperança em um governo Justo para nossa amada Santarém. Sei que não será fácil para o Nelio, pois pra que isso aconteça, o mesmo precisa de pessoas indonias, comprometida com a gestão e com o povo. E acima de tudo, ele tem que ter uma boa acessória de comunicação para ouvir e explicar medidas tomadas impopular que muitas vezes são tomadas por força maiores. Precisa ponir qualquer desvio, independente de indicação partidária, pois e ele que e o prefeito e ele que poderá responder se caso ocorra isso. Bem so pesso a Deus que der sabedoria para o Nelio, para que ele possa representa de forma justa essa população que tanto perece por cuidados.

  • Santarém disse:

    Caro amigo Jeso, tenho um respeito imenso pelo seu blog e respeito a sua opinião. Porém temos que ter a consciência que Lira maia não é que Nelio não e Lira Maia Acredito e ainda tenho esperança em um governo Justo para nossa amada Santarém. Sei que não será fácil para o Nelio, pois pra que isso aconteça, o mesmo precisa de pessoas indonias, comprometida com a gestão e com o povo. E acima de tudo, ele tem que ter uma boa acessória de comunicação para ouvir e explicar medidas tomadas impopular que muitas vezes são tomadas por força maiores. Precisa ponir qualquer desvio, independente de indicação partidária, pois e ele que e o prefeito e ele que poderá responder se caso ocorra isso. Bem so pesso a Deus que der sabedoria para o Nelio, para que ele possa representa de forma justa essa população que tanto perece por cuidados.

  • Eleitor Cabreiro disse:

    Jeso Carneiro, que me desculpe a sinceridade, eu admiro e sou leitor assíduo de seu blog, mas não poderia demonstrar aqui minha insatisfação de ter que me deparar repetidas vezes, que lhe causa antipatia, com matérias, estilo desabafo seu e sempre usando esse espaço para atacar, envolvendo o nome do ex-prefeito Lira Maia.
    Se você não gosta dele, é problema seu e não meu, assim como de outros leitores, ligue para ele ou vá pessoalmente e diga seus desabafos ou suposições políticas.
    Tenho certeza que muitos leitores concordarão comigo, desde que os comentários não seja manipulados.
    Desculpa a sinceridade.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Desculpo a sua sinceridade. Mas ressalto que, quem roubou 10 milhões dos cofres públicos e continua arquitetando novas investidas contra esses mesmos cofres, não merece peninha e comiseração minha. E muito menos sua. A não ser que vc tenha interesse escusos na defesa que faz desse facínora.

      Ah, tem mais, por que vc não mostra a cara quando faz a defesa desse tipo de gente? Vergonha? Até que compreendo a sua postura. Dá vergonha mesmo.

  • maria clara disse:

    Não podemos mais suportar tamanho absurdo!!! Assim como o povo põe na Prefeitura pode tirar também….o Nélio é que sabe…o povo não aguenta mais….se não prestar é rua!!!!

  • fuxiqueiro disse:

    não serão só estas 2 secretarias, a secretaria de finanças ficará com claudio casagrande, sócio nas fazendas de santarem, mojui ,belterra e alenquer,como também na agro santa, de santarem, mojui, castelo de sonhos, sinop ,sorriso e lucas do rio verde no mato grosso, a secrataria de saude ou vai para a filha do maia, ou o pmdb indicará o ze antonio rocha, pois o maia tem que eleger o hendersom pinto de qualquer jeito em 2018 para desbancar o von ,que tambem virá para estadual nélio te cuida quando o lira maia foi prefeito não existia a lava jato, mais agora mano como voce não tem voto e todo mundo sabe que é obrigado a seguir a cartilha do cipoal, sei não ,corres um grande risco do cipoalense ficar lá de cima da serra, te olhando lá para baixo, naquela primeira vila que vai para alter do cchão