Turismo Aqui, um novo canal no Youtube sobre turismo na região

O turismo em Santarém não se resume a Alter do Chão. Eis Ponta de Pedras, destaque do 2º episódio

por Emanuel Júlio Leite (*)

Emanuel Júlio

Turismo Aqui é um canal no YouTube voltado a contar histórias ligadas ao turismo ou que faça relação com o tema.

A ideia é aliar a riqueza natural, gastronômica e histórica com relatos que agreguem valor aos lugares visitados. Mais do que mostrar somente Santarém, o canal quer viajar por diversos lugares, de maneira que o internauta possa ‘embarcar’ em relatos concernentes ao local em questão.

No fundo, o canal quer ser um indutor de visitação a destinos e que facilite a tomada de decisão por parte de quem acompanha semanalmente as postagens.

O YouTube foi a plataforma escolhida para dar vazão ao projeto exatamente por ter o caráter universal, como o próprio turismo o é.

Sem barreiras e com a possibilidade de levar mensagens ao público que realmente interessa, o Youtube tem o perfil mais democrático para conquistar corações e mentes, num mundo sequioso em conhecer realidades e culturas diferentes.

Sempre imaginei que, por exemplo, Santarém tem muito o que mostrar. Não estou falando em centro urbano e nem em Alter do Chão. Temos muito mais que isso. São comunidades, com culturas específicas, que precisam se revelar. Da região do Lago Grande às Unidades de Conservação. De praias do rio Tapajós e Arapiuns. Realidades de beira de rio que carregam toda a tradição dos ribeirinhos. Enfim, há muito a ser explorado.

O canal cumprirá a missão de evidenciar as boas práticas aqui e em quase lugar por onde passar. Sempre apoiando atividades que se destinem a desenvolver o aspecto econômico, social e ambiental, de forma a prestigiar sempre as iniciativas das culturas locais.

Para estrear formatamos a série Os caminhos de Alter do Chão, que deve ter mais de 10 episódios.

Turismo em Santarém

Praia de Alter do Chão, base para aventuras diversas no entorno

A razão do seriado se dá em função de Alter do Chão ter o perfil de centro irradiador de roteiros turísticos. Normalmente, em quase todas as divulgações só se fala em Alter do Chão pura e simplesmente.

O que vamos mostrar é que a vila tem a condição de agregar muito quando for escolhida para ser visitada. Em seu entorno existe uma quantidade enorme de opções de passeios que podem ser realizados ao longo de mais de uma semana. Sempre com a condição de o turista sair e voltar para a base, no caso Alter, no mesmo dia.

Ou seja, o turista escolhe uma aventura qualquer durante o dia com a certeza de que no fim da tarde terá o conforto do hotel ou pousada onde que se encontra hospedado.

Sabe-se que no turismo o maior desafio é a atividade. O destino (o lugar) por si só revela limitações, pois ao fazer as fotos tradicionais o turista se cansa de não ter o que fazer.

Há alguns anos, em Alter do Chão mesmo, o tempo de permanência era de cerca de dois dias. Hoje, diferentemente, ele pode ficar mais de uma semana porque existem passeios sendo oferecidos por agências e prestadores de serviços turísticos. E é isso que contribui para o desenvolvimento econômico da vila e do município.

Decididamente, o canal Turismo Aqui quer ajudar a democratizar os atrativos turísticos de onde quer que passar. Mostrar aquilo que está além do que os olhos podem enxergar e daquilo que a imprensa costuma divulgar.

De maneira bem sutil, o canal Turismo Aqui quer ajudar a promover destinos, trabalhando conceitos que muitas vezes passam despercebidos pelos internautas no mundo afora.

Turismo Aqui, um novo canal no Youtube sobre turismo na região, Turismo em Santarém

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC-ZHb_OxZfMI33dMiOSUneQ/videos
Chamada do canal: https://www.youtube.com/watch?v=_zcnkw7MjYo
Primeiro episódio – Os caminhos de Alter do Chão: https://www.youtube.com/watch?v=LhfExbCSfQY

– – – – – – – – – – – – –

* É produtor audiovisual, autor de dois livros – Turistificando um Caminho da Amazônia (2001) e Amazônia no Tapajós, uma abordagem turística (2004), ambos pela Editora Ícone (SP) e pós-graduando MBA Gestão Empresarial (FGV). Email: ejlteite@gmail.com

Leia também do autor
Fomos encontrados

  • 6
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Turismo Aqui, um novo canal no Youtube sobre turismo na região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Edibal C. Cabral disse:

    Parabéns Emanuel pela iniciativa pioneira, o caminho está proposto, a visão futurista e o momento é agora. Como bem colocado no seu texto, são varias opções de praias e atrativos, não podemos esquecer da sustentabilidade e da preservação dos ambientes visitados. É de bom alvitre destacar esses tópicos.

    1. Emanuel Júlio disse:

      Sustentabilidade sempre, meu amigo. A ideia é essa. Mais turismo, menos desmatamento.