Terminal hidroviário de Alenquer é inaugurado após 12 anos interditado pela Antaq

Publicado em por em Alenquer, Navegação

Terminal hidroviário de Alenquer é inaugurado após 12 anos interditado pela Antaq
Helder Barbalho participou da inauguração ocorrida nesta terça-feira (28)

Cerca de 60 mil habitantes de Alenquer, no Baixo Amazonas, foram beneficiados com a reconstrução do terminal hidroviário de passageiros e cargas do município – Sábato Antônio Vallinoto – inaugurado na noite desta terça-feira (28), por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

No total, o Governo do Pará investiu mais de R$ 4,5 milhões no equipamento público, que se junta aos outros 9 portos já em operação na região. 

“Muito feliz em estar aqui hoje entregando essa obra. Alenquer ficou sem um terminal por 12 anos, nós hoje estamos devolvendo para Alenquer um local adequado, com acessibilidade, para que as pessoas que aqui chegam ou daqui partem possam estar num lugar digno para as pessoas, com acessibilidade, e também para o escoamento da produção, para a chegada dos produtos na cidade”, disse o governador Helder Barbalho, que esteve na entrega do porto e conheceu a nova estrutura. 

Localizado na orla da cidade, às margens do rio Surubiú, o novo porto será administrado pela Prefeitura de Alenquer e estava interditado há 12 anos por problemas estruturais identificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão federal que regulamenta esses espaços.

Somente na atual gestão a obra foi reiniciada, e agora, concluída pelo Governo do Pará. O terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 

O novo terminal também ganhou rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não possuía. O porto conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de sinalização, acessibilidade e paisagismo.  Este é o décimo porto entregue pelo Governo do Pará na região do Baixo Amazonas.

O terminal conta com uma estação de tratamento de esgoto

“Depois de 12 anos, a cidade de Alenquer recebe uma obra moderna, que proporciona mais conforto e segurança para os usuários, mas também potencializa o turismo na região e o escoamento de produção. Esse é o décimo terminal hidroviário da região do Baixo Amazonas entregue pelo Governo do Estado para melhorar a vida das pessoas”, destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

Prefeito de Alenquer, Tom Farias destacou a parceria entre estado e prefeitura para desenvolver o município, principalmente a partir do novo porto.

“Hoje é um dia importante, simboliza toda a parceria com o governo, já que resgata um antigo sonho do alenquerense com esse porto, que tem uma beleza única. Essa obra tem uma importância econômica e estratégica, é um belo porto que vai trazer desenvolvimento econômico. De fato, é um governador que anda por todo o Pará e o povo alenquerense comemora essa conquista”, disse ele.

Com informações e fotos da Agência Pará

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.