Na próxima semana (dia 16), de 8h às 14h, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará vai realizar atendimentos itinerantes voltados para a população indígena de Alter do Chão, Belterra e Aveiro na Escola Indígena Antônio Pedroso, localizada no distrito de Alter do Chão, município de Santarém, no oeste paraense.
O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o vice-presidente e corregedor da corte, desembargador José Maria do Rosário, e a diretora-geral, Nathalie Castro, estarão presentes no evento.
Entre os principais objetivos do projeto estão o de incentivar o alistamento eleitoral (emissão da primeira via do documento) e, principalmente, a revisão dos dados cadastrais para que a eleitora e o eleitor que se declaram indígenas possam informar a etnia a que pertencem e a língua materna falada.
Biometria
Outros serviços como a coleta biométrica, a emissão de 2ª via e atividades educativas de educação eleitoral promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) também estarão disponíveis para as pessoas que comparecerem ao local durante a programação.
Também será distribuído o Guia Originários: Sua língua, seu voto, sua representatividade, produzido pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE/PA). O guia, disponível em cinco edições nas línguas indígenas faladas no estado do Pará, visa proporcionar uma compreensão mais ampla e facilitada do processo eleitoral aos povos originários com informações sobre cidadania, democracia e o direito ao voto.
Idealizado pela Diretoria-Geral do TRE, o projeto “Originários” foi organizado pela Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE) e conta com a parceria da EJE, na educação sociopolítica, e da CRE/PA, que é responsável pela elaboração do guia bilíngue.
O primeiro mutirão do “Abril Indígena” foi realizado na Aldeia Moikarako, em São Félix do Xingu, na terça-feira (dia 9), e teve a presença do corregedor e vice-presidente do tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário. As ações seguem durante todo o mês de abril na capital e em outros municípios do estado.
Serviço:
Atendimentos itinerantes do TRE do Pará voltados à população indígena.
Data: 16 de abril de 2024.Hora: das 8h às 14h.
Local: Escola Indígena Professor Antônio de Sousa Pedroso, localizada na Travessa São Cristóvão, 289, no Distrito de Alter do Chão, em Santarém.
Com informações da Ascom/TRE-PA
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário