Cade abre investigação que apura disparada de preços da Airbnb em Belém para COP30

Publicado em por em Belém, Negócios

Cade abre investigação que apura disparada de preços da Airbnb em Belém para COP30
Beém (PA), sede da COP30 no final deste ano: disparada dos preços de alugueis. Foto: reprodução

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu investigação preliminar para apurar a disparada no preço de hospedagem em Belém (PA) para a COP30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontece em novembro na capital paraense.

Segundo O Globo, o órgão instaurou um procedimento preparatório para um inquérito — primeira etapa de uma investigação — de modo ex officio, ou seja, por conta própria, reagindo a indícios de possíveis infrações à ordem econômica.

Despertou o interesse do Cade no tema uma reportagem publicada pelos correspondentes do site UOL em Belém, cujo título era: “Após curso no Sebrae, anfitriões do Airbnb cobram 10 vezes mais para COP30”.

Diárias multiplicadas por 10

A reportagem, publicada há um mês, descreve como 500 moradores da cidade participaram de um curso do Sebrae em parceria com a plataforma Airbnb e, depois disso, multiplicaram por dez o valor das diárias cobradas.

Segundo o texto, os moradores passaram a usar como parâmetro os preços praticados por anfitriões durante conferências da ONU em outras cidades do mundo. Uma moradora entrevistada estipulou diária de US$ 300 por pessoa para um apartamento a 4 quilômetros do centro de Belém durante a COP30.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Cade abre investigação que apura disparada de preços da Airbnb em Belém para COP30

  • Este é o Brasil apresentado ao mundo, q envergonha todos os brasileiros honestos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *