Atleta de Belterra é campeão paraense Sub-20 de corrida de 5 mil metros

Publicado em por em Belterra, Esporte

Atleta de Belterra é campeão paraense Sub-20 de corrida de 5 mil metros
Natural de Belterra, Kleiton Souza começou a competir há apenas 2 anos: no lugar mais alto do pódio em Belém

O atleta Kleiton Bruno Silva de Souza, 20 anos, ficou em 1º lugar na corrida de 5 mil metros e em 3º na de 800 metros do Campeonato Paraense de Atletismo, que ocorreu neste sábado (25), em Belém.

Apesar de muito jovem e de ter começado há apenas 2 anos a prática deste esporte, já acumula várias vitórias na região do Baixo Amazonas e, agora, leva o nome de Belterra e do oeste do Pará para o topo do atletismo paraense.

Trajetória de vitórias

Kleiton começou a praticar o esporte em 2021, influenciado por seu amigo e treinador Emerson Pereira. No mesmo ano, seu primeiro desafio foi na corrida pelo aniversário da Ufopa (Universidade Federal do Pará), em Santarém, quando ficou em 4° geral e 1° na categoria até 29 anos.

Em seguida, participou da prova Selva Extrema, em Belterra, na qual alcançou o primeiro lugar entre os belterrenses e foi campeão na categoria até 25 anos.

Posteriormente, ficou em primeiro lugar na categoria Sub-20 nas provas em que participou nos município de Santarém, Itaituba, Rurópolis, Mojuí dos Campos, Óbidos e no distrito de Alter do Chão.

Disciplina

O atleta belterrense treina pesado e aproveita ao máximo as mínimas condições que possui: desce e sobe as serras de Belterra, principalmente a serra da praia de Porto Novo; sobe e desce ladeira puxando pneu de caminhão; corre por trilhas dentro da Flona (Floresta Nacional) do Tapajós; procura manter uma dieta saudável e evita cigarro e álcool.

Além de atleta, ele também é acadêmico do curso de Matemática e trabalha em uma gráfica. Com o que ganha no trabalho, ajuda a manter a si e à família. Infelizmente, o esporte ainda não tem lhe proporcionado renda para sobreviver e investir mais em seu futuro profissional.

O atleta belterrense também medalhou na corrida de 800 metros, 3º lugar

Invisível ao poder público

A dedicação, a disciplina, o excelente desempenho do atleta e o fato de estar levando o nome de Belterra e do oeste do Pará para o topo do atletismo estadual, entretanto, não tem sido suficiente para convencer o poder público municipal e regional a lhe proporcionar apoio sistemático e permanente.

O caso de Kleiton faz lembrar outros atletas e artistas locais talentosos que deixam de ser prestigiados e estimulados pelo poder público municipal e, muitas vezes, acabam desistindo de seu talento e vocação por falta destes incentivos.

Felizmente, na atual competição, foi feita uma verdadeira corrente particular de apoio para que Kleiton realizasse seu objetivo de participar do campeonato estadual.

É importante prestigiar estes mecenas pelo apoio que prestam ao esporte belterrense. São eles: Equipe Raça, João Lucas, Tarik Souza, Anderson Amaral, Hugo Mota, Yuri Souza, Diogo Noronha, Dhyenne Raiol, Maura Souza, Glauber Marinho, Murilo Henrique, Matheus Moraes, Renato, Benjamin, Neto, Iracleuma Assunção, Murilo Souza, Jonas Palheta, Anderson, Mizael Santos, Yan Baltazar, Bruno Dufray e Eduardo.

Parabéns

Kleiton Bruno é um orgulho para a cidade e a juventude de Belterra. Parabéns, você já está na elite do atletismo estadual e a prova de que nossos jovens são capazes de grandes feitos. Espero que o poder público local e regional haja com bom senso e invista mais em você e no esporte como um todo.

Fotos e informações de Válber Pires


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *