Publicado em
12/01/2012
por Jeso Carneiro
em cidade
Foto: Cláudio Santos Belém completa hoje 396 anos de fundação. A metrópole da Amazônia, apesar do processo de favelização vertiginoso, continua charmosa. Suas mangueiras, que formam túneis como esse na foto, são um dos ícones da cidade.
Foto: Cláudio Santos
Belém completa hoje 396 anos de fundação. A metrópole da Amazônia, apesar do processo de favelização vertiginoso, continua charmosa. Suas mangueiras, que formam túneis como esse na foto, são um dos ícones da cidade.
Concordo com o Magno, e ainda tenho algumas parcelas. Primeiramente é importante observar que este post teve uma grande repercussão, é só verificar a grande quantidade de comentários. Fico feliz por isso. Pois isso mostra que nós (que somos favoráveis a criação do Estado do Tapajós) não desistimos após o plebicito. Também por que pessoas ficam insistindo em dizer que o Estado não existiu e nunca existirá. Acredito que um rivalidade entre Oeste e Metropole sucitou e impregnou em várias pessoas. Eu esperava que o Governo fosse olhar pra cá com bons olhos, mas pelo que eu já vi a situação vai piorar. Bélem e Santarém são boas cidades, mas se continuar desse jeito, a verba ficando toda investida na Metrópole, o pessoal de Santarém vai aumentar a aversão ao povo da capital,que por sua vez não tem culpa de os Governantes concentrem seu foco lá, pois sabem que assim ganham mais votos.
Belém não está nem aí para o Tapajós.
O governo do Estado não está nem aí para o Tapajós.
Por que temos que dá parabens para eles?
Nada contra a cidade de Belém, mas esse tipo de comportamento nos rebaixa a colônia.
Nós não somos Pará, o Estado do Tapajós já existe ideologicamente.
COMEÇOU A GRAVAÇÃO DA NOVELA DO HORÁRIO NOBRE DA GLOBO EM BELÉM !!!! AÍ A TURMA MANAURA INVEJOSA E MOCORONGA CHOROSA E RECALCADA VAI MORRER DO CORAÇÃO DE TANTA INVEJA !!! SER METROPOLE É OUTRA COISA !!!!!!!
Ué! Não é aquela novela que vieram gravar aqui em alter-do-chão? Nas lindas águas claras do rio TAPAJÓS. Todos amam o TAPAJÓS, duvido ver um ator global tomar banho em um lamaçal apelidado de Guamá (exceção: Dira Paes). No mais, a mini série “As Brasileiras” mostrará um capítulo inteiro com as belezas do TAPAJÓS, acho que não somos nós que estamos recalcados, pois não temos porque ter inveja de ninguém. Ser pélora do TAPAJÓS é outra coisa!!!
Só quem mora aqui é que sabe.
A relação Belém-Santarém já não é mais a mesma, basta ver esses comentários. O fato é que se o Estado do Tapajós não foi confirmado via urnas, ele está sendo criado Ideologicamente. Fico feliz por ver que o povo da região( menos Altamira+4) não desistiu. É preciso dar um basta nessa situação onde a Capital é nutrida pelos impostos colhidos no interior de forma desproporcional, como já até vimos neste blog. Não tínhamos nada contra Belém, mas o plebiscito mostrou dados assustadores e, antes que alguém fale, oficiais de como está ocorrendo a distribuição dos recursos do Estado. É difícil dar parabéns a essa Capital. Concordo que Belém recebesse mais, mas não tanto assim. O pior é que eu esperava que esse plebiscito fosse uma forma de mostrar a esses políticos de lá nosso descontentamento , porém no PPA aprovado foi previsto 80% dos recursos para Capital e mais 5 cidades das adjacências. É justo isso?! Se você é dessa região, tá feliz e arrogante, pois isso já ocorre a tempos. Espero que nas próximas eleições para governador, senador e deputados, nós tenhamos como mostrar nosso repúdio a essa conjectura. Não me intitulo mais paraense.
OLHA TENHO CERTEZA QUE VOCÊ TA MAGOADA COM A DECISÃO DE NÃO SEPARAR O ESTADO DO PARÁ, MAS NADA JUSTIFICA VOCÊ ESSA SUA ATITUDE DE NÃO SE INTITULAR MAS PARAENSE TENHO CERTEZA QUE O ESTADO NÃO PERDERA NADA EM RELAÇÃO A SUA ATITUDE A VERDADE É QUE A VIDA CONTINUA ETEMOS SIM QUE LUTAR PELO DIREITO DE TODOS NÓS PARAENSE POR MELHORIAS EM TODAS AS ÁREAS QUE INFLUENCIAM A NOSSA VIDA E DA NOSSA FAMILIA E DE NOSSA RUA SOCIEDADE INDEPENDENTE DE ONDE VOCÊ ESTEJA. UMA DECISÃO ASSIM ASSUSTADORA NÃO PODERIA DAR CERTO QUEM TEM PRESSA COME CRU, JÁ DIZ O DITADO. DIVIDIR O “BOLO” PRA ALGUNS POLITICOS QUE NÃO TEM MAS CAPACIDADE DE SE REELEGER E FICAM AI INVENTANDO DIVISÃO NÃO RESOLVE NADA OK! A CULPA EM PARTE É SUA, MINHA, DE TODOS POR NÃO SABERMOS COLOCAR PESSOAS CERTAS QUE VÃO DE NOSSSOS INTERESSE OU DE UM GRUPO DE PESSOA, ENTÃO ANTES DE SAIR DIZENDO QUE VOCÊ NÃO SE INTITULA PARAENSE VEJA BEM EM QUEM VC VOTA OK!
aí o vagalume perguntou para a cobra : porque me persegues tanto ! po acaso pertenço a tua cadeia alimentar ! a cobra respondeu , eu te persigo tanto é porque tú brihas e eu rastejo !!!!!! é o mesmo caSO DOS MANAUARAS E DOS MOCORONGOS A RESPEITO DE BELÉM !!!!!!! HAJA SACO PARA AGUENTAR A INVEJA DESSA GALERINHA !!!!! OLHA A INVRJA E O DESPEITO A FRUSTRAÇ~SAO PELA SURRA NO PLEBISCITO AÍ GENTE !!!!! CHORA CAVACO !!!!!!!
É verdade jorge, nós de Manaus e de Santarém temosmuita inveja de Belém, por ser uma cidade tão limpa, sem desemprego, com praias maravilhosas e com pessoas inteligentes.
Ei sérgio, onde tem ódio no meu texto? se fores prestar atenção, tem ódio, muito ódio na forma que escreves pra mim, portanto acho que você é que está precisando de discernimento e de mais controle emocional. Leia novamente o meu texto.
Esse argumento da capital que abrigou o interior vindo de quem é contra a divisão é de lascar e não dá para deixar passar.
Agora tudo é ódio, rancor, ressentimento….que papinho mais furadinho e muito chatinho esse viu…e quanta pretensão e maldade colocar sentimento nos outros.
Um cara que ganha 10 mil deve ter seu valor, por isso foi adotado por Manaus. Ah, vocês iriam amá-lo se ele fosse um fud… ganhando um salário, se ganhasse, ou um daqueles pobres coitados que vocês não cuidam que ficam vendendo balinha dentro dos ônibus, que pensamento mais pequeno. Cidade que você nasce, não é opção sua, mas cidade que você escolhe para morar, essa sim é opção sua.
Parabéns Paulo Freitas, pelas suas conquistas. Esse aí que te censurou deve ser um desses que vivem na mer… em Belém ganhando um salário que só dá pra pagar passagem cara de ônibus, aumentada pelo Prefeito que ele merece ter.
Prefiro continuar ganhando apenas 3 mil por mes aqui em Santarém e ter QUALIDADE DE VIDA de que morar em Manaus e andar vegetando no meio de um monte de prolemas.
Onizes, o teu texto é claro e baseado no sentimento de quem é contra a divisão do estado. Nem precisava esperar o dia de hoje para escrever os teus comentários.
Agora esse argumento que Belém abrigou milhares de pessoas vindas do interior, o máximo que posso te dizer é aquela frase da vovô “quem não tem cão caça com gato”. Em plena década de 80 Santarém não ter nenhuma faculdade, até o ano de 1985, espera-se o quê?
Coisas bacanas sobre muitas cidades da Amazônia, temos muito pra contar. Esta semana o governo do Jatreme Bode Velho deve ter gastado muito para comemorar o aniversário da capital do Parazinho, até a Fafora chorona cantou ontem, não acho errado, está certo, agora olhem para as demais regiões. Leia a distribuição de investimentos publicado aqui no Bog pelo Evaldo Viana, depois me conta do abrigo da capital ao interior.
Dona Telma quando é que tu vais deixar esse ódio de lado, isso não leva a nada.
Se Belém e o Pará, fosse tão ruim assim acredito que tu não morarias mais em Belém.
Não cuspa no prato que come. Aprenda a cobrar mais eficiência de seus lideres em vez de ficar jogando a culpa nos outros.
Tu sabes muito bem quem são os politicos do oeste do Pará, que atuam ou atuaram no governo do Estado e porque não dizer governo federal.
Então tenha um pouco de dissernimento e avalie quem são os verdadeiros culpados pela sua revolta.
Tu lembra daquele dia em que vcs fizeram um vigilia a favor do sim, lá na praça do operário em Belém, então continue orando possa ser que assim seu ódio seja exorcizado.
Esses ufanistas (sempre as mesmas figurinhas carimbadas) que vivem aqui no blog querendo a todo custo nos convencer de que não houve egoísmo, que foi tudo democrático, que o Pará venceu, que devemos nos unir, que a culpa são dos políticos locais, que o Estado do Pará é lindo maravilhoso e que Belém é o paraíso na forma de cidade, estão começando a cansar…
Vem cá, sinceramente, vocês acham que vão convencer alguém daqui que o que moveu esse plebiscito foi um grande sentimento de egoísmo? Onde a população do Parazinho votou com medo de perder o pouco que esse estado paquidérmico e falido oferece? Que quem venceu foram os beneficiados mandando os prejudicados se contentarem?
Olha podem tentar… mas acho que vocês deviam sair do blog e tentar convencer as classes menos esclarecidas, por que nós aqui do blog só achamos vocês uns grandes chatos…
Belém é uma das cidades mais belas e acolhedoras que conheço e tem uma cultura bem peculiar. Como em muitas outras cidades de seu porte, tem problemas estruturais e sociais sérios, ainda mais, administrada por um elemento alçado ao poder por sua mais ordinária elite.
Isso, porém, não tira a qualidade do seu povo, seu charme e seu cheiro.
Para quem gosta da noite, tem uma intensa vida noturna. Lá eu conheci Maria Lídia que depois descobrir ser santarena, junto com Pedrinho Cavalléro, Lucinha Bastos, Walter Bandeira e tantos outros, cada um ao seu tempo e seu estilo, faziam o encanto dos apreciadores dos bons lugares.
Saudades, muitas saudades!
Parabéns Belém.
Deixei para hoje o meu comentário a respeito desta postagem que o Jeso fez a respeito do aniversário de Belém. E deixei para hoje justamente para refletir após ler os comentários que iriam ser mostrados.
Primeiro, gosto do blog exatamente por ser pluralista e abrigar democraticamente a tudo e a todos. Essa característica, rara, coloca o Blog do Jeso no mais alto patamar. Bravo, Jeso, esse é um exemplo de como administrar a notícia.
Alguem dizer que não gosta de Belém é um direito inalienável, mas é – no mínimo – má educação dizer que a cidade ou o belenense não presta ou coisa semelhante. Há gente ruim (ou que não prestam) em todos os lugares do mundo.
Querer balizar Belém tão somente em função do resultado do plebiscito revela uma postura mais que equivocada, é simplesmente um rancor infundado e desnecessário e que a nada levará.
Sou nascido em Alenquer, votei NÃO no plebiscito e hoje novamente eu votaria NÃO, pois os caciques políticos que estiveram a frente do projeto não souberam como tornar viável esse anseio de muitos anos para viablizar o Estado do Tapajós. Com esses aventureiros meu voto seria sempre NÃO, pois são incompetentes e desqualificados.
Querem exemplos de como são fracos ? A BR163 Cuiabá/Santarém, o aeroporto Wilson Fonseca, o estado de abandono dos municípios do oeste paraense, a insegura navegação fluvial da região, a saúde capengando e a educação patinando. O que fizeram de positivo ?
Mas o assunto aqui não é plebiscito, é sim a homenagem ao aniversário de Belém, cidade que acolheu a mim e a milhares de oriundos de todo o interior que encontraram nesta cidade o porto seguro de suas vidas e de suas famílias.
Parabéns, Belém ! Obrigado, Belém !
A Veja desta semana veio acompanhada de um encarte especial do aniversário de Belém patrocinado pelo Governo do Estado. Nada contra!!
Tomara que nos próximos aniversários de Santarém ou demais região o Governo gaste uma grana boa homenageando aqui também e não somente anunciando no Jornal do meu caro amigo Celivaldo rsrsrs. Mas quero ver um anuncio na Veja.
Na Veja nunca vi o Saré, propaganda de alter só aparece quando uma empresa privada ou estatal divulga um cena de 3 segundos, mas que ja vale a pena. Exemplo da Petrobras
Há muito que aqui no meu peito
Murmuram saudades azuis do teu céu
Respingos de ausência me acordam
Luando telhados que a chuva cantou
O que é que tens feito
Que estás tão faceira
Mais jovem que os jovens irmãos que deixei
Mais sábia que toda a ciência da terra
Mais terra, mais dona do amor que te dei
Onde anda meu povo, meu rio, meu peixe
Meu sol, minha rêde, meu tamba-tajá
A sesta o sossego da tarde descalça
O sono suado do amor que se dá
E o orvalho invisível na flôr se embrulhando
Com medo das asas do galo cantando
Um novo dia vai anunciando
Cantando e varando silêncios de lar
Me abraça apertado, que eu venho chegando
Sem sol e sem lua, sem rima e sem mar
Coberta de neve, lavada no pranto
Dos ventos que engolem cidades no ar
Procuro o meu barco de vela azulada
Que foi de panada sumindo sem dó
Procuro a lembrança da infância na grama
Dos campos tranquilos do meu Marajó
Belém minha terra, minha casa, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro a suar
Me beija, me abraça que quero matar
A doída saudade que quer me acabar
Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a “chuva das duas ” que não pode faltar
Cochilo saudades na noite abanando
Teu leque de estrelas, Belém do Pará!
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
Nem bela e nem formosa,
cabocla desajeitada e pequenina,
simples como a beleza de uma rosa,
mundana, que não pertence a ninguém.
Na janela que se abre aos meus olhos,
me embriago na tua coreografia.
Vivemos como dois aposentados
rabugentos e cansados, e até nos querendo bem.
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
Nas noites que me sinto nos teus braços,
na paz que um cigarro encontrou,
por cima de mangueiras e telhados,
tu me finges o cuidado de quem quase me amou.
Eu digo que tu tens jeito de valsa
que ainda não consigo terminar.
Mais tarde, como antigos namorados,
em qualquer dia de chuva, te convido pra dançar.
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
Nunca gostei de Belém, tudo bem, não moro lá mesmo. Não é que a cidade não tenha qualidades, pois tem e muitas, mas não faz o meu perfil pois gosta da tranquilidade de andar em Santarém, mas não critico quem gosta de Belém, principalmente os que nasceram lá e devem sim amar aquela cidade.
Entretando só tem uma coisinha de nada que me incomoda: é o povo de Belém se referir ao para como se fosse só lá… isso também acontece quando o povo de São paulo se refere ao brasil como lá e quando o povo Estadunidense se refere como “Americano”.
O problema de Belém e do Brasil não é a cidade, mas o povo (ou uma parte dele) sem educação e favelado que alimenta o NÃO e os políticos desonestos, que acha mesmo que o Pará se resume a Belém e o resto que se exploda…tenho pena destas pessoas que não tiveram e não tem Educação suficiente para votar em governantes bons nem para a cidade! Visto que o prefeito prefere gastar num show de uma artista que nem paraense é (vejam só onde fica o orgulho paraense tão proclamado) enquanto nós sabemos qur muitas coisas naquela cidade como o lixo e os hospitais precisam uma intervenção urgente.
Nós em Santarém também erramos elegendo políticos ruina às vezes, mas sabemos o que é melhor para nós votando SIM, com argumentos e “sem pestanejar”, mas será que estas pessoas qua votaram NÃO, sabem o que é melhor para elas? ou foram manipuladas por um pensamento ufanista divulgado nas comunicações de massa?
Parabéns Belém! quem dera todo o dinheiro que nos faltaaqui fosse para você, assim saberíamos que pelo menos uma parcela da população é beneficiada! entretanto sabemos q não é isso que acontece…
Prezada, e o que dizer desses santarenos conterrâneos nossos que se intitulam de PUTO, para falar asneiras e o outro que apela para o inglês, para difamar Belém? Será que é essa educação do povo santareno?
E o povo de Belém, não acha que o Pará seja só Belém, porque eu sei que todos os paraenses se orgulham de Santarém e região, ser Pará. E esse foi um dos motivos de não querermos a divisão, o orgulho de dizer Santarém é Pará.
E o que dizer do comentário do Júlio Ferreira, será que existe coorência no que ele diz?
Todos os paraenses?
Paraenses de onde?
De Santarém e Marabá é que não é. Nós, filhos destas duas cidades e região, não queremos pertencer ao Pará! E quem diz isso são as urnas! Novamente você incorreu no erro de sempre, Pará = Belém e região metropolitana, esqueceu nossa vontade totalmente, nos apagou… Não precisamos deste “orgulho” que Belém, temos orgulho da nossa terra e isto é o que vale, não precisamos do consentimento de ninguém, seu comentário é a maior prova de que não somos considerados e a ainda devemos ficar “felizes” por Belém se orgulhar de nós, devendo a ela toda a submissão e obediência…
Concordo com você Ana. Agora o comentário abaixo de “Alberto Lima” mostra uma postura que eu pensei que não existisse mais. A última vez que eu vi isso no Brasil o tema era: Ame-o ou deixe-o. Infelizmente, há ainda pessoas anencéfalas involuídas que disseminam pensamentos semelhantes.
A falta de educação é um problema serissimo. É só ler esses comentários negativos feitos a Belém. Se fossem pessoas educadas, esclarecidas, polidas. Certamente não se exporiam ao ridículo.
A colônia Santarena é imensa em Belém, eu por exemplo conheço muita gente boa que veio pra cá com um objetivo traçado e conseguiu chegar lá.
Posso até estar enganado, mas se fossemos conferir quantas pessaos de Santarém moram definitivamente ou estudam em Belém, somariam mais ou menos 1/5 da população tapajoara. Será que esses seres humanos estão insatisfeitos com a METRÓPOLE da AMAZÕNIA ? Se forem educados e consciente, certamente não!
.Gente, menos rancor, isso´só os torna mais deseducados.
Pessoas esclarecidas são pessoas que pensam, raciocinam e tomam uma posição sobre algo. Kant já dizia que se está fora da Matemático tudo pode ser questionado. A propósito, o título de METRÓPOLE DA AMAZÔNIA é de Manaus. Tirando a educação, nas outras áreas Belém é inferior. Discordar não é ter rancor. Nós temos o nosso posicionamento em relação a Belém e cidades adjacentes. Não há uma verdade absoluta sobre esse assunto. RESPEITE O NOSSO POSICIONAMENTO.
Vivi minha infância e adolescência andando por esse “túnel”.
Disputar as mangas (frutos de minha poesia: https://goo.gl/1hpPa) que caíam, jogar bola no gramado próximo ao Theatro da Paz ou simplesmente andar de banca em banca de revistas folheando os gibis, para depois subir ao Manuel Pinto da Silva e ver minha Belém do 24º andar, onde eu morava.
Esse foi o meu microcosmo até os 15 anos, antes de me encantar, eternamente, pela Pérola do Tapajós…
Parabéns à minha “morena sestrosa cheirando a patchuli”….
Nunca gostei de Belém e depois do fatídico plebiscito, gosto menos ainda, por isso não estou nem ai para o aniversário dessa porcaria. Sou de SANTARÉM DO TAPAJÓS, amo minha cidade e é para ELA que vai a minha homenagem.
Não é so um RIO AZUL, AZUL COMO O CEU, é um estado de fato, VIVO NA VIDA DOS TAPAJOARAS, cada vez mais distante do parazinho, e de sua capital, a belenzinho…
Nasci em Belém e de lá saí aos 30 anos. Belém é uma merda, mas é legal.
PARABÉNS PARA A CIDADE QUE DISSE “NÂAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO” A REGIÃO OESTE E SUDESTE DO ESTADO.
BELA HOMENAGEM QUE AFRONTA A NOSSA REGIÃO A REGIÃO DO TAPAJÓS.
Abriu os Braços para ar um abraço de urso…rsrsrsrs masacrando o povo do interior que é relegado à favelas e os municípios do interior que não recebem um tostão….deste abraço eu quero distância…
Caro Tapajós, há muitas e muitas coisas boas a serem apreciadas em Belém, notadamente seu povo simples e trabalhador. A elite parasita e que vive a sugar o Estado, essa sim, se encaixa no que tu defines como “não presta”.
Minha cidade parabéns pra você estou com saudades desse seu jeito, dos parentes,dos amigos,da chuva,estação,bar do parque,praças, doca, museu, etc..FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA BELÉM
Pois é, mais ai quando santarém tiver 396, Belém vai ter 442 anos.
Ouseja: quando vc´s tiverem 442 a gente conversa…
Pode continuar chorando… heehhe!
Parabéns o cara….., cidade escrota de povo burro, a pior capital do Brasil, tomara q de um tsunami lá e varra toda aquela corja de sugadores do estado!!!
Mas o que se pode esperar de alguém com esse nome não é mesmo? só lamento pela sua frustração e despeito por uma cidade que é sim muito linda por sua simplicidade. Você está com muito despeito.
Belém do Pará, por ser amada por muitos e odiada por outros, não tira nem um pouquinho o seu brilho simples e natural!
PARABÉNS CIDADE MORENA, PELOS SEUS 396 ANOS!!
é um privilégio morar nesta cidade estação das docas !!!bosdade !! !! batista campos !!! tunel das mangueiras !!!!!! bosque rodrigues alves!!! teatro da paz !!!! veropeso!!!! sorveteria cairú!!!!!!!!!! MOSQUEIRO!!!!! ICOARACI!!!!! EU SOU FELIZ POR MORAR AQUI E TENHO PLENA CONSCIÊNCIA DISSO!!!!!!!
A MAIOR VIRTUDE DO HOMEM É SEU CONHECIMENTO
…..
BELEM METROPOLE DA AMAZONIA DO NORTE MAIOR CIDADE DA LINHA DO EQUADOR CAPITAL DA AMAZONIA MAIOR IDH PORTO MAIS MOVIMENTADO……
Concordo com o Magno, e ainda tenho algumas parcelas. Primeiramente é importante observar que este post teve uma grande repercussão, é só verificar a grande quantidade de comentários. Fico feliz por isso. Pois isso mostra que nós (que somos favoráveis a criação do Estado do Tapajós) não desistimos após o plebicito. Também por que pessoas ficam insistindo em dizer que o Estado não existiu e nunca existirá. Acredito que um rivalidade entre Oeste e Metropole sucitou e impregnou em várias pessoas. Eu esperava que o Governo fosse olhar pra cá com bons olhos, mas pelo que eu já vi a situação vai piorar. Bélem e Santarém são boas cidades, mas se continuar desse jeito, a verba ficando toda investida na Metrópole, o pessoal de Santarém vai aumentar a aversão ao povo da capital,que por sua vez não tem culpa de os Governantes concentrem seu foco lá, pois sabem que assim ganham mais votos.
Belém não está nem aí para o Tapajós.
O governo do Estado não está nem aí para o Tapajós.
Por que temos que dá parabens para eles?
Nada contra a cidade de Belém, mas esse tipo de comportamento nos rebaixa a colônia.
Nós não somos Pará, o Estado do Tapajós já existe ideologicamente.
Alguém precisa dizer aos belenenses que nossa capital é Santarém e que não somos paraenses, somos tapajoaras.
Deixa de ser idiota cara. Os belemenses estão cagando para vocês. Vocês não existem pra nós.
COMEÇOU A GRAVAÇÃO DA NOVELA DO HORÁRIO NOBRE DA GLOBO EM BELÉM !!!! AÍ A TURMA MANAURA INVEJOSA E MOCORONGA CHOROSA E RECALCADA VAI MORRER DO CORAÇÃO DE TANTA INVEJA !!! SER METROPOLE É OUTRA COISA !!!!!!!
Ué! Não é aquela novela que vieram gravar aqui em alter-do-chão? Nas lindas águas claras do rio TAPAJÓS. Todos amam o TAPAJÓS, duvido ver um ator global tomar banho em um lamaçal apelidado de Guamá (exceção: Dira Paes). No mais, a mini série “As Brasileiras” mostrará um capítulo inteiro com as belezas do TAPAJÓS, acho que não somos nós que estamos recalcados, pois não temos porque ter inveja de ninguém. Ser pélora do TAPAJÓS é outra coisa!!!
Só quem mora aqui é que sabe.
A relação Belém-Santarém já não é mais a mesma, basta ver esses comentários. O fato é que se o Estado do Tapajós não foi confirmado via urnas, ele está sendo criado Ideologicamente. Fico feliz por ver que o povo da região( menos Altamira+4) não desistiu. É preciso dar um basta nessa situação onde a Capital é nutrida pelos impostos colhidos no interior de forma desproporcional, como já até vimos neste blog. Não tínhamos nada contra Belém, mas o plebiscito mostrou dados assustadores e, antes que alguém fale, oficiais de como está ocorrendo a distribuição dos recursos do Estado. É difícil dar parabéns a essa Capital. Concordo que Belém recebesse mais, mas não tanto assim. O pior é que eu esperava que esse plebiscito fosse uma forma de mostrar a esses políticos de lá nosso descontentamento , porém no PPA aprovado foi previsto 80% dos recursos para Capital e mais 5 cidades das adjacências. É justo isso?! Se você é dessa região, tá feliz e arrogante, pois isso já ocorre a tempos. Espero que nas próximas eleições para governador, senador e deputados, nós tenhamos como mostrar nosso repúdio a essa conjectura. Não me intitulo mais paraense.
Pode chorar que é livre!
OLHA TENHO CERTEZA QUE VOCÊ TA MAGOADA COM A DECISÃO DE NÃO SEPARAR O ESTADO DO PARÁ, MAS NADA JUSTIFICA VOCÊ ESSA SUA ATITUDE DE NÃO SE INTITULAR MAS PARAENSE TENHO CERTEZA QUE O ESTADO NÃO PERDERA NADA EM RELAÇÃO A SUA ATITUDE A VERDADE É QUE A VIDA CONTINUA ETEMOS SIM QUE LUTAR PELO DIREITO DE TODOS NÓS PARAENSE POR MELHORIAS EM TODAS AS ÁREAS QUE INFLUENCIAM A NOSSA VIDA E DA NOSSA FAMILIA E DE NOSSA RUA SOCIEDADE INDEPENDENTE DE ONDE VOCÊ ESTEJA. UMA DECISÃO ASSIM ASSUSTADORA NÃO PODERIA DAR CERTO QUEM TEM PRESSA COME CRU, JÁ DIZ O DITADO. DIVIDIR O “BOLO” PRA ALGUNS POLITICOS QUE NÃO TEM MAS CAPACIDADE DE SE REELEGER E FICAM AI INVENTANDO DIVISÃO NÃO RESOLVE NADA OK! A CULPA EM PARTE É SUA, MINHA, DE TODOS POR NÃO SABERMOS COLOCAR PESSOAS CERTAS QUE VÃO DE NOSSSOS INTERESSE OU DE UM GRUPO DE PESSOA, ENTÃO ANTES DE SAIR DIZENDO QUE VOCÊ NÃO SE INTITULA PARAENSE VEJA BEM EM QUEM VC VOTA OK!
aí o vagalume perguntou para a cobra : porque me persegues tanto ! po acaso pertenço a tua cadeia alimentar ! a cobra respondeu , eu te persigo tanto é porque tú brihas e eu rastejo !!!!!! é o mesmo caSO DOS MANAUARAS E DOS MOCORONGOS A RESPEITO DE BELÉM !!!!!!! HAJA SACO PARA AGUENTAR A INVEJA DESSA GALERINHA !!!!! OLHA A INVRJA E O DESPEITO A FRUSTRAÇ~SAO PELA SURRA NO PLEBISCITO AÍ GENTE !!!!! CHORA CAVACO !!!!!!!
falou o rapaz de rabo brilhante.
NOOOOOSSA!
É verdade jorge, nós de Manaus e de Santarém temosmuita inveja de Belém, por ser uma cidade tão limpa, sem desemprego, com praias maravilhosas e com pessoas inteligentes.
hehehe!!
de Manaus!!
Tá explicado… (by Amazonino Mendes)
INVEJAAAA!!!!!! DE BELÉM CREEEEDOOOOOO, SÓ UM INSANO PRA TER INVEJA DESSE LIXO, COM TANTA DESGRAÇA EXIBIDA EM REDE NACIONAL KKKKKKKKKKKKKK……..
Fale mal de mim!… Mas fale de mim!!
Assinado: Belém do Pará
BELÉM É CAPITAL DO ESTADO DELES, O MEU ESTADO É O TAPAJÓS. mINHA CAPITAL É SANTARÉM.
PARABÉNS TELMA PELO ORGULHO DE SER TAPAJÔNICA, NOSSA CAPITAL É SANTARÉM.
Concordo! O orgulho Tapajônico impera.
TAPAJÓS?? …ONDE ? …CADÊ?? …RSRSR!
Cara! é um rio enorme que nasce em Mato Grosso e Desagua no Amazonas, mas não vou exigir muito da sua inteligência.
Ao sr. migmático,
Inteligência é quem acorda para a realidade, não queremos mais ser colônia, somos do estado do Tapajós.
Tá se vendo que vc só conhece aquele Lamaçal chamado Guamá…..
Putz!! é mesmo!!!
É um rio no Oeste do Pará (parazinhu pros recalcados!..rsrsr)!
Pensei que fosse um estado, mas me lembrei que tapajós “non ecxistis”!!..nem vai…
Foi ótimo os 396 anos, mas quem mais gostou mesmo foi a Ivete que saiu 1,5 milhão mais rica daqui. De onde saiu mesmo esse dinheiro, hein????????????
QUEM PODE PAGA.
QUEM NÃO PODE, CHORA!
São os impostos de todo “Pará” investidos no Parazinho. A Ivete agradece.
Belém tabém agradece!!..rsrsr
Obrigado Ivete!
Ei sérgio, onde tem ódio no meu texto? se fores prestar atenção, tem ódio, muito ódio na forma que escreves pra mim, portanto acho que você é que está precisando de discernimento e de mais controle emocional. Leia novamente o meu texto.
Esse argumento da capital que abrigou o interior vindo de quem é contra a divisão é de lascar e não dá para deixar passar.
Agora tudo é ódio, rancor, ressentimento….que papinho mais furadinho e muito chatinho esse viu…e quanta pretensão e maldade colocar sentimento nos outros.
Prefiro Manaus que tem emprego, e por isso que moro aqui.
Sai de Belém a 1 ano e não me arrependo, cidade suja, violenta, sem oportunidade de emprego.
Credo…….que lixo.
Tenho vergonha de disser que nasci nesse lixo.
Te amo Manaus, e principalmente o meu salario de 10,000, que vc meu deu. Te amo de coração, minha cidade baré.
Gente como você, não nasce… é cuspido. O que não presta agente cospe você não poderia ser diferente.
Um cara que ganha 10 mil deve ter seu valor, por isso foi adotado por Manaus. Ah, vocês iriam amá-lo se ele fosse um fud… ganhando um salário, se ganhasse, ou um daqueles pobres coitados que vocês não cuidam que ficam vendendo balinha dentro dos ônibus, que pensamento mais pequeno. Cidade que você nasce, não é opção sua, mas cidade que você escolhe para morar, essa sim é opção sua.
Parabéns Paulo Freitas, pelas suas conquistas. Esse aí que te censurou deve ser um desses que vivem na mer… em Belém ganhando um salário que só dá pra pagar passagem cara de ônibus, aumentada pelo Prefeito que ele merece ter.
Outro cuspido!!!!!!
Pena que em Manaus nao exista ninguém com capacidade de ganhar 10.000 de salário. Tem que se pagar a algue que se passa por paraense.
Prefiro continuar ganhando apenas 3 mil por mes aqui em Santarém e ter QUALIDADE DE VIDA de que morar em Manaus e andar vegetando no meio de um monte de prolemas.
MOREI 6 ANOS EM MANAUS!
GANHAVA BEM E TIVE OPORTUNIDADE DE SAIR GANHANDO A METADE QUE GANHAVA.
FUI EMBORA, FÁCIL, FÁCIL!1…RSRSR!
Todos do Pará lamentamos a sua demissão fácil fácil.
Mas em Manaus queria que eu ficasse….mas…..!!!??
Acabei voltando pra Belém, e em seguida transferido para Recife!!…
Só não iria pra santarém! …Não gosto de lugarejos…
Onizes, o teu texto é claro e baseado no sentimento de quem é contra a divisão do estado. Nem precisava esperar o dia de hoje para escrever os teus comentários.
Agora esse argumento que Belém abrigou milhares de pessoas vindas do interior, o máximo que posso te dizer é aquela frase da vovô “quem não tem cão caça com gato”. Em plena década de 80 Santarém não ter nenhuma faculdade, até o ano de 1985, espera-se o quê?
Coisas bacanas sobre muitas cidades da Amazônia, temos muito pra contar. Esta semana o governo do Jatreme Bode Velho deve ter gastado muito para comemorar o aniversário da capital do Parazinho, até a Fafora chorona cantou ontem, não acho errado, está certo, agora olhem para as demais regiões. Leia a distribuição de investimentos publicado aqui no Bog pelo Evaldo Viana, depois me conta do abrigo da capital ao interior.
Telma
Dona Telma quando é que tu vais deixar esse ódio de lado, isso não leva a nada.
Se Belém e o Pará, fosse tão ruim assim acredito que tu não morarias mais em Belém.
Não cuspa no prato que come. Aprenda a cobrar mais eficiência de seus lideres em vez de ficar jogando a culpa nos outros.
Tu sabes muito bem quem são os politicos do oeste do Pará, que atuam ou atuaram no governo do Estado e porque não dizer governo federal.
Então tenha um pouco de dissernimento e avalie quem são os verdadeiros culpados pela sua revolta.
Tu lembra daquele dia em que vcs fizeram um vigilia a favor do sim, lá na praça do operário em Belém, então continue orando possa ser que assim seu ódio seja exorcizado.
Esses ufanistas (sempre as mesmas figurinhas carimbadas) que vivem aqui no blog querendo a todo custo nos convencer de que não houve egoísmo, que foi tudo democrático, que o Pará venceu, que devemos nos unir, que a culpa são dos políticos locais, que o Estado do Pará é lindo maravilhoso e que Belém é o paraíso na forma de cidade, estão começando a cansar…
Vem cá, sinceramente, vocês acham que vão convencer alguém daqui que o que moveu esse plebiscito foi um grande sentimento de egoísmo? Onde a população do Parazinho votou com medo de perder o pouco que esse estado paquidérmico e falido oferece? Que quem venceu foram os beneficiados mandando os prejudicados se contentarem?
Olha podem tentar… mas acho que vocês deviam sair do blog e tentar convencer as classes menos esclarecidas, por que nós aqui do blog só achamos vocês uns grandes chatos…
Não vamos sair do blog porque sabemos que vc´s se encomodam!
Senão não reclamariam tanto!!…né??
Caro Jeso,
Belém é uma das cidades mais belas e acolhedoras que conheço e tem uma cultura bem peculiar. Como em muitas outras cidades de seu porte, tem problemas estruturais e sociais sérios, ainda mais, administrada por um elemento alçado ao poder por sua mais ordinária elite.
Isso, porém, não tira a qualidade do seu povo, seu charme e seu cheiro.
Para quem gosta da noite, tem uma intensa vida noturna. Lá eu conheci Maria Lídia que depois descobrir ser santarena, junto com Pedrinho Cavalléro, Lucinha Bastos, Walter Bandeira e tantos outros, cada um ao seu tempo e seu estilo, faziam o encanto dos apreciadores dos bons lugares.
Saudades, muitas saudades!
Parabéns Belém.
Nazareno Lima
Deixei para hoje o meu comentário a respeito desta postagem que o Jeso fez a respeito do aniversário de Belém. E deixei para hoje justamente para refletir após ler os comentários que iriam ser mostrados.
Primeiro, gosto do blog exatamente por ser pluralista e abrigar democraticamente a tudo e a todos. Essa característica, rara, coloca o Blog do Jeso no mais alto patamar. Bravo, Jeso, esse é um exemplo de como administrar a notícia.
Alguem dizer que não gosta de Belém é um direito inalienável, mas é – no mínimo – má educação dizer que a cidade ou o belenense não presta ou coisa semelhante. Há gente ruim (ou que não prestam) em todos os lugares do mundo.
Querer balizar Belém tão somente em função do resultado do plebiscito revela uma postura mais que equivocada, é simplesmente um rancor infundado e desnecessário e que a nada levará.
Sou nascido em Alenquer, votei NÃO no plebiscito e hoje novamente eu votaria NÃO, pois os caciques políticos que estiveram a frente do projeto não souberam como tornar viável esse anseio de muitos anos para viablizar o Estado do Tapajós. Com esses aventureiros meu voto seria sempre NÃO, pois são incompetentes e desqualificados.
Querem exemplos de como são fracos ? A BR163 Cuiabá/Santarém, o aeroporto Wilson Fonseca, o estado de abandono dos municípios do oeste paraense, a insegura navegação fluvial da região, a saúde capengando e a educação patinando. O que fizeram de positivo ?
Mas o assunto aqui não é plebiscito, é sim a homenagem ao aniversário de Belém, cidade que acolheu a mim e a milhares de oriundos de todo o interior que encontraram nesta cidade o porto seguro de suas vidas e de suas famílias.
Parabéns, Belém ! Obrigado, Belém !
A Veja desta semana veio acompanhada de um encarte especial do aniversário de Belém patrocinado pelo Governo do Estado. Nada contra!!
Tomara que nos próximos aniversários de Santarém ou demais região o Governo gaste uma grana boa homenageando aqui também e não somente anunciando no Jornal do meu caro amigo Celivaldo rsrsrs. Mas quero ver um anuncio na Veja.
Não vai ter…
Santarém não é capital…
Nenhuma cidade do interior, de estado algum, tem esse tipo de homenagem, a não ser que seja uma cidade histórica.
Santarém não é
!
Vigia, talvez tenha, pois foi a primeira capital. Santarém não..
Desculpem-me!
nào precisa ter inveja pois no sairé o governo também produziu material para a veja, pode consultar
Na Veja nunca vi o Saré, propaganda de alter só aparece quando uma empresa privada ou estatal divulga um cena de 3 segundos, mas que ja vale a pena. Exemplo da Petrobras
ALÇA VIÁRIA
https://img72.imageshack.us/img72/1835/ala3ki0.jpg
THEATRO DA PAZ
https://farm5.staticflickr.com/4007/4293301855_3be75862bc_o.jpg
MOON TORRE
https://img254.imageshack.us/img254/5367/belm28gg1.jpg
V-O-P
https://blstb.msn.com/i/23/A92F63EC92C97E5EDDABFF2E1DAFF.jpg
ESTAÇÃO DAS DOCAS
https://img-s.foursquare.com/pix/MPVPHTVHJ0N3LDMKV2MSL45Y2ZWLKAOTJRXIOMRLIA02XCZC.jpg
COMPLEXO FELIZ LUZITANIA
https://www.paratur.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/10/complexo-feliz-lusit%C3%A2nia.jpg
Parabéns para Belém, a Capital do Parazinho !
Cidade histórica, que apesar de mal administrada, conserva ainda suas multi-características.
Ela merece as homenagens do Povo do Tapajós e do Carajás.
Tiberio Alloggio
hehehe!!!
Homenagem de fantasma só se foi na macumba!1
tapajós “non excistis!!” carajás tampouco…!…rssr!
Bom Dia Belém
(Edyr Proença/Adalcinda Camarão)
Há muito que aqui no meu peito
Murmuram saudades azuis do teu céu
Respingos de ausência me acordam
Luando telhados que a chuva cantou
O que é que tens feito
Que estás tão faceira
Mais jovem que os jovens irmãos que deixei
Mais sábia que toda a ciência da terra
Mais terra, mais dona do amor que te dei
Onde anda meu povo, meu rio, meu peixe
Meu sol, minha rêde, meu tamba-tajá
A sesta o sossego da tarde descalça
O sono suado do amor que se dá
E o orvalho invisível na flôr se embrulhando
Com medo das asas do galo cantando
Um novo dia vai anunciando
Cantando e varando silêncios de lar
Me abraça apertado, que eu venho chegando
Sem sol e sem lua, sem rima e sem mar
Coberta de neve, lavada no pranto
Dos ventos que engolem cidades no ar
Procuro o meu barco de vela azulada
Que foi de panada sumindo sem dó
Procuro a lembrança da infância na grama
Dos campos tranquilos do meu Marajó
Belém minha terra, minha casa, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro a suar
Me beija, me abraça que quero matar
A doída saudade que quer me acabar
Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a “chuva das duas ” que não pode faltar
Cochilo saudades na noite abanando
Teu leque de estrelas, Belém do Pará!
PARABÉNS BELEM!!1…E BOM DIA!!!
Janela de Belém
Marco André
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
Nem bela e nem formosa,
cabocla desajeitada e pequenina,
simples como a beleza de uma rosa,
mundana, que não pertence a ninguém.
Na janela que se abre aos meus olhos,
me embriago na tua coreografia.
Vivemos como dois aposentados
rabugentos e cansados, e até nos querendo bem.
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
Nas noites que me sinto nos teus braços,
na paz que um cigarro encontrou,
por cima de mangueiras e telhados,
tu me finges o cuidado de quem quase me amou.
Eu digo que tu tens jeito de valsa
que ainda não consigo terminar.
Mais tarde, como antigos namorados,
em qualquer dia de chuva, te convido pra dançar.
Olê, olá, Belém.
Olê, olá, Belém.
Velha namorada
que me trai também.
PARABÉNS SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO-PARÁ!
Nunca gostei de Belém, tudo bem, não moro lá mesmo. Não é que a cidade não tenha qualidades, pois tem e muitas, mas não faz o meu perfil pois gosta da tranquilidade de andar em Santarém, mas não critico quem gosta de Belém, principalmente os que nasceram lá e devem sim amar aquela cidade.
Entretando só tem uma coisinha de nada que me incomoda: é o povo de Belém se referir ao para como se fosse só lá… isso também acontece quando o povo de São paulo se refere ao brasil como lá e quando o povo Estadunidense se refere como “Americano”.
O problema de Belém e do Brasil não é a cidade, mas o povo (ou uma parte dele) sem educação e favelado que alimenta o NÃO e os políticos desonestos, que acha mesmo que o Pará se resume a Belém e o resto que se exploda…tenho pena destas pessoas que não tiveram e não tem Educação suficiente para votar em governantes bons nem para a cidade! Visto que o prefeito prefere gastar num show de uma artista que nem paraense é (vejam só onde fica o orgulho paraense tão proclamado) enquanto nós sabemos qur muitas coisas naquela cidade como o lixo e os hospitais precisam uma intervenção urgente.
Nós em Santarém também erramos elegendo políticos ruina às vezes, mas sabemos o que é melhor para nós votando SIM, com argumentos e “sem pestanejar”, mas será que estas pessoas qua votaram NÃO, sabem o que é melhor para elas? ou foram manipuladas por um pensamento ufanista divulgado nas comunicações de massa?
Parabéns Belém! quem dera todo o dinheiro que nos faltaaqui fosse para você, assim saberíamos que pelo menos uma parcela da população é beneficiada! entretanto sabemos q não é isso que acontece…
RECALCADA…
NADA MAIS DO QUE ISSO…!!
VÁ PRA MANAUS, VÁ!!
Kkkkkkk
Sem argumentos??
Falar bem, idealizar é ótimo, quero ver racionalizar e discutir com argumentos e fatos…
Não vão perder as estribeiras…
Como disse anteriormente: Tenho pena destas pessoas……
eu então…!!
Prezada, e o que dizer desses santarenos conterrâneos nossos que se intitulam de PUTO, para falar asneiras e o outro que apela para o inglês, para difamar Belém? Será que é essa educação do povo santareno?
E o povo de Belém, não acha que o Pará seja só Belém, porque eu sei que todos os paraenses se orgulham de Santarém e região, ser Pará. E esse foi um dos motivos de não querermos a divisão, o orgulho de dizer Santarém é Pará.
E o que dizer do comentário do Júlio Ferreira, será que existe coorência no que ele diz?
Todos os paraenses?
Paraenses de onde?
De Santarém e Marabá é que não é. Nós, filhos destas duas cidades e região, não queremos pertencer ao Pará! E quem diz isso são as urnas! Novamente você incorreu no erro de sempre, Pará = Belém e região metropolitana, esqueceu nossa vontade totalmente, nos apagou… Não precisamos deste “orgulho” que Belém, temos orgulho da nossa terra e isto é o que vale, não precisamos do consentimento de ninguém, seu comentário é a maior prova de que não somos considerados e a ainda devemos ficar “felizes” por Belém se orgulhar de nós, devendo a ela toda a submissão e obediência…
Concordo com você Ana. Agora o comentário abaixo de “Alberto Lima” mostra uma postura que eu pensei que não existisse mais. A última vez que eu vi isso no Brasil o tema era: Ame-o ou deixe-o. Infelizmente, há ainda pessoas anencéfalas involuídas que disseminam pensamentos semelhantes.
14 de Janeiro de 2012
Santarém-Tapajós.
TAPAJÓS NON ECXISTIS!!1..RSRSR!
A falta de educação é um problema serissimo. É só ler esses comentários negativos feitos a Belém. Se fossem pessoas educadas, esclarecidas, polidas. Certamente não se exporiam ao ridículo.
A colônia Santarena é imensa em Belém, eu por exemplo conheço muita gente boa que veio pra cá com um objetivo traçado e conseguiu chegar lá.
Posso até estar enganado, mas se fossemos conferir quantas pessaos de Santarém moram definitivamente ou estudam em Belém, somariam mais ou menos 1/5 da população tapajoara. Será que esses seres humanos estão insatisfeitos com a METRÓPOLE da AMAZÕNIA ? Se forem educados e consciente, certamente não!
.Gente, menos rancor, isso´só os torna mais deseducados.
Pessoas esclarecidas são pessoas que pensam, raciocinam e tomam uma posição sobre algo. Kant já dizia que se está fora da Matemático tudo pode ser questionado. A propósito, o título de METRÓPOLE DA AMAZÔNIA é de Manaus. Tirando a educação, nas outras áreas Belém é inferior. Discordar não é ter rancor. Nós temos o nosso posicionamento em relação a Belém e cidades adjacentes. Não há uma verdade absoluta sobre esse assunto. RESPEITE O NOSSO POSICIONAMENTO.
BELÉM, METRÓPOLE DA AMAZÔNIA.
Queiram ou não!
Manaus é legalzinha também…. rsrsr!
Vivi minha infância e adolescência andando por esse “túnel”.
Disputar as mangas (frutos de minha poesia: https://goo.gl/1hpPa) que caíam, jogar bola no gramado próximo ao Theatro da Paz ou simplesmente andar de banca em banca de revistas folheando os gibis, para depois subir ao Manuel Pinto da Silva e ver minha Belém do 24º andar, onde eu morava.
Esse foi o meu microcosmo até os 15 anos, antes de me encantar, eternamente, pela Pérola do Tapajós…
Parabéns à minha “morena sestrosa cheirando a patchuli”….
Nunca gostei de Belém e depois do fatídico plebiscito, gosto menos ainda, por isso não estou nem ai para o aniversário dessa porcaria. Sou de SANTARÉM DO TAPAJÓS, amo minha cidade e é para ELA que vai a minha homenagem.
PARABÉNS SANTARÉM, TU ÉS MUITO LINDA….
Tapajós não existe!
Belém sim!
E continua linda! Como sempre foi! Apesar das mazelas, como em qualquer metrópole.
Existe sim e nome de Grande Rio.
É mesmo. tinha esquecido.
É um rio que fica no Oeste do Pará!!
Não é so um RIO AZUL, AZUL COMO O CEU, é um estado de fato, VIVO NA VIDA DOS TAPAJOARAS, cada vez mais distante do parazinho, e de sua capital, a belenzinho…
Nasci em Belém e de lá saí aos 30 anos. Belém é uma merda, mas é legal.
HEHEH!!
SANTARÉM NEM LEGAL É, MAS É COMO TU DISSESTE…RSRSR! …UMA…M… RSRSR!
PARABÉNS PARA A CIDADE QUE DISSE “NÂAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO” A REGIÃO OESTE E SUDESTE DO ESTADO.
BELA HOMENAGEM QUE AFRONTA A NOSSA REGIÃO A REGIÃO DO TAPAJÓS.
BELÉM AGRADECE PELO PARABÉNS!
ALIÁS, BELÉM SEMPRE ABRIU OS BRAÇOS PARA TODOS QUE NELA QUEREM MORAR, E FICA TRISTE COM AS SUAS IDAS PARA OUTRAS PAIRAGEM.
MAS ISSO FAZ PARTE DA VIDA!
Abriu os Braços para ar um abraço de urso…rsrsrsrs masacrando o povo do interior que é relegado à favelas e os municípios do interior que não recebem um tostão….deste abraço eu quero distância…
Tá ruim aí??..vem pra Belém!..rsrsr!
Aqui tá ótimo!!
Também só o que presta de Belém é Av. nazaré.
Caro Tapajós, há muitas e muitas coisas boas a serem apreciadas em Belém, notadamente seu povo simples e trabalhador. A elite parasita e que vive a sugar o Estado, essa sim, se encaixa no que tu defines como “não presta”.
Caro Tapajós, vai conhecer melhor Belém, antes de falar besteira, essa foto ai é a Av. Presidente Vargas na praça da Republica.
HEHEEH!
Obrigado Jeso nos todos somos Paraense e devemos nos trata como irmãos.
Naum…
Faltou uma foto lá da Pratinha….
Da terra firme também!
e do Guamá!..heheh!
Tudo é Belém!!
É exatamente por isso que amamos essa cidade!
Ela é tudo e nada!
Ela agrada e desagrada!
Ela gera amor e ódio!
Ela ajuda e trai!
Ela encanta e decepciona!
Ela é ÚÚÚÚNNNIIICCCA!!!
ELA É A MINHA, A TUA, A NOSSA SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO-PARA! (PARAZINHU, PROS RECALCADOS!!..KAKAKA)
Guamá??!!!! aquele lamaçal?!!! Tapajós é que é rio o este Guamá é resíduo de chuva rsrsrsrs
É verdade!!…Tapajós é rio!!… não estado!!… Nem vai ser!!!..kakakak!
que irmãos? Abel e Caim? rs
Eu sou o Caim!
O tapajós, que por sinal não existe, é o “caim!..caim!…caim!!” …Igual a grito de cachorro!
Minha cidade parabéns pra você estou com saudades desse seu jeito, dos parentes,dos amigos,da chuva,estação,bar do parque,praças, doca, museu, etc..FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA BELÉM
IHHH!!!! O PUTO MAIS UMA VEZ ESQUECEU DE TOMAR O TARJA PRETA !!!!!!!!!!!
MY HEART MY SOUL !!!!!!! MY LIFE BELONGS TO YOU MY DEAREST BRUNETT MANGO CITY!!!!!! I LOVE YOU FOR THE REST OF MY LIFE !!!!!!!
Big Shit!!!!
kkkkkkkkkkkkk Tb acho!
Grandes merdas: o caboco da terra firme, metido a besta e essa cidade infecta, a rainha das favelas !!!!
CHORE QUE É LIVRE!!!
QUANDO TIVER 396 ANOS A GENTE CONVERSA TÁ?
Ué, não vai ser daqui a muito tempo…afinal santarém já tem 350 anos…para os que não sabem..
Pois é, mais ai quando santarém tiver 396, Belém vai ter 442 anos.
Ouseja: quando vc´s tiverem 442 a gente conversa…
Pode continuar chorando… heehhe!
Parabéns o cara….., cidade escrota de povo burro, a pior capital do Brasil, tomara q de um tsunami lá e varra toda aquela corja de sugadores do estado!!!
Mas o que se pode esperar de alguém com esse nome não é mesmo? só lamento pela sua frustração e despeito por uma cidade que é sim muito linda por sua simplicidade. Você está com muito despeito.
Belém do Pará, por ser amada por muitos e odiada por outros, não tira nem um pouquinho o seu brilho simples e natural!
PARABÉNS CIDADE MORENA, PELOS SEUS 396 ANOS!!
idiota essa pessoa que falou isso de Belém, burro é você. mal amado
é um privilégio morar nesta cidade estação das docas !!!bosdade !! !! batista campos !!! tunel das mangueiras !!!!!! bosque rodrigues alves!!! teatro da paz !!!! veropeso!!!! sorveteria cairú!!!!!!!!!! MOSQUEIRO!!!!! ICOARACI!!!!! EU SOU FELIZ POR MORAR AQUI E TENHO PLENA CONSCIÊNCIA DISSO!!!!!!!
Parabéns pela homenagem! Deixou de lado esse recalque eterno com o povo de Belém que nem te conhecer conhece. De qualquer modo, bela iniciativa.
Apesar de tudo e de todos, sou apaixonado por quase tudo e por quase todos de lá.
A nossa capital, metrópole da Amazônia, parabéns Belém.
Parabéns Jeso pela homenagem.