Fim da energia a diesel em Jacareacanga: ICMBio, o obstáculo. Por João Salame

Publicado em por em Jacareacanga, Pará

Fim da energia a diesel em Jacareacanga: ICMbio, o obstáculo. Por João Salame
Jacareacanga, no sudoeste do Pará, ainda tem energia elétrica movida a diesel. Foto: Ag.PA

Moradores de Jacareacanga (PA) não sabem mais o que fazer para se verem livres da energia a diesel que abastece o município. Energia cara, de má qualidade e poluente.

A Equatorial já adquiriu uma área na cidade para instalar sua estação, já solicitou autorização para a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para construir o linhão entre Itaituba e Jacareacanga. Mas está esbarrando num parecer do ICMBio que exige a construção de quase 100 km de rede subterrânea na reserva ambiental por onde os cabos vão passar.

A alegação do ICMBio é que a rede, ao passar na reserva, vai agredir o habitat natural de diversas espécies, em particular pássaros e macacos.

Por outro lado, existe uma diretriz da Aneel de extinguir o fornecimento de energia com base na combustão de óleo diesel.

O dilema é que a construção dessa rede subterrânea implicará num aumento de custos de quase 10 vezes o valor da obra feita nos padrões normais. Segundo a Equatorial, a Aneel não autorizaria um valor tão alto, que, em última instância, será pago pelos consumidores.

Diante do impasse, a comunidade clama por socorro. Alguns políticos, como os senadores Beto Faro (PT) e Zequinha Marinho (Podemos), já se mobilizam para encontrar uma solução para o problema, que passa necessariamente por um diálogo com o ICMBio.

A Câmara Municipal de Jacareacanga deve iniciar nos próximos dias um processo de mobilização e pressão junto aos órgãos responsáveis para que uma saída seja encontrada, segundo informa o vereador Rui Baima (PDT).

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *