
por Sávio Carneiro (*)
Já se passaram 4 meses desde que terminou a Festa do Sairé 2012, na vila balneária de Alter do Chão, e ainda assim carcaças, agora enferrujadas, de carros alegóricos dos botos Tucuxi e Cor de Rosa continuam na praça do Sairé.
O que era luxo e criatividade virou lixo.
E o pior: coloca em risco a saúde dos moradores e turistas que visitam a vila.
— ARTIGOS RELACIONADOS
São exatos 15 ex-carros alegóricos, com estrutura de ferro, abandonados na praça principal de Alter do Chão. No local, é possível encontrar até um contêiner.
Esse lixo foi largado em diferentes pontos da praça – na calçada, quadra, embaixo das árvores e até na rua no entorno. O risco de acidente é evidente e com as chuvas chegando as estruturas de ferro estão servindo de berço para os criadouros do mosquito da dengue.
Nem botos nem o serviço de limpeza da Prefeitura de Santarém tomaram até agora, 122 dias após o encerramento do Sairé ocorrido em setembro do ano passado, qualquer destino para esse lixo.
Alter do Chão é o mais badalado ponto turístico de Santarém. Um dos que mais recebe turistas no Pará.
* É repórter do blog em Alter do Chão

Leia também:
Alter do Chão enfrenta surto de dengue.
Isso faz parte da cultura indigena, está detro da APA, por favor, deixem os indios em paz….
Cada boto deve ser responsável a dar destino ao material dos carros alegóricos. Todo ano é a mesma coisa, acaba o sairé e tudo fica lá a mercê do tempo, colocando em risco a vida de pessoas, principalmente de crianças que ali brincam. Está mais do que na hora dos botos, além do lado cultural, desenvolverem o lado de cidadania, da responsabilidade ambiental. Utilizar-se dis 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – 3 Rs da Sustentabilidade. Naquele entulho intitulado lixo do luxo, está o meu, o seu, o nosso dinheiro…. Pagamos impostos, merecemos respeito.
não podemos falar mal dos nossos indios kkkkkkkkkkkk
Desde que foi introduzido o Festival de Botos no Sairódromo em Alter do Chão, esse fato se repete todos os anos. Vi isso no governo do Lira Maia e no da Maria do Carmo, permanecendo até agora. E não estou aqui culpando a Prefeitura pela não retirada das alegorias. A prefeitura tem obrigação de recolher o LIXO DOMÉSTICO da população e ponto final. Não tem obrigação de recolher restos de alegorias, seja de boto ou de bloco carnavalesco, construção, galhos de árvores cortadas e deixadas nas calçadas, pneu velho e tudo que o povo não quer mais e deixa na rua pra Prefeitura levar. Tem gente que não tira o capim de frente da sua casa, achando que é obrigação da Prefeitura. Quem sabe se a solução para o LUXO ALEGÓRICO QUE VIRA LIXO seria um dos itens para perda de pontos no próximo festival de botos, para aquele que não retirasse as alegorias do sairódromo ou arredores? Se ainda assim os representantes dos botos não retirassem, a prefeitura retiraria e o valor do serviço seria abatido da próxima verba destinada ao botos no Sairé. Outra solução para os outros exemplos sque citei seria a Prefeitura notificar o responsável. Caso esse não retirasse o entulho ou o quer que estivesse obstruindo a passagem do pedestre ou atraindo moscas, ratos, mosquiro da dengue etc…,a Prefeitura realizava o serviço e acrescentava o custo no valor do IPTU do cidadão? Ai, doendo no bolso, com certeza, rapidinho a paisagem melhoraria bastante…..
Deveria existir um regulamento Municipal para os BOTOS no período do SAíré bem como para as agremiações Carnavalescas, em ter “LOCAL PROPRIO”( terreno ou barracão) pra guardar esses “entulhos/lixo/LUXO” até o proximo Festival. Fica a Dica……
Por essa sujeira “ LIXO DE LUXO “ , deveriam responsabilizar as lideranças do grupos TUCUXI e COR DE ROSA , se divertem e depois da brincadeira deixam deixam nas ruas o lixo ocupando as ruas onde deveriam ser trafegadas por veículos.
E agora querem cobrar do governo municipal .
Vi essa semana q Passou uma aberração da prefeitura, na rua frei Vicente a areia estava sendo tirada por um trator danificando o pouco Asfalto que temos. Verifique isso Prefeito .
Todo ano é assim…
Terminado o Çairé o lixo do luxo fica por lá… Só vão retirar próximo do Çairé desse ano…
E pior que o povo de Alter do Chão parece que não tá nem aí, ninguém fala nada, ninguém faz nada…
Na hora de cobrar os recursos ou de ganhar com a exploração econômica do Evento eles vão abrir a boca…
A situaçao de descaso publicada no Blog, e verificada nao somente em Alter do Chao, mas, em todo o municipio e nos quatro canto da cidade e nas Secretarias. O ex-presidente FHC, declarou que Lula deixou uma “herança maldita para Dilma”. Aqui em Santarem nao foi diferente, a ex-prefeita Maria do Carmo tambem deixou “herança maldita” para o Von, eu concluo que, nao somente para o Von, mais com toda a populaçao do municipio.
Romulo Santos,
Não defendo Maria mais a herança do lixo surgiu no governo Lira Maia e Alexandre Vom…
Tu lembras o lema do mutirão?
Tire o lixo do seu quintal que a prefeitura recolhe…
—Infelizmente isso virou cultura em Santarém mais queria que Alexandre tivesse pulso para advertir o dono do lixo ou retirar cobrando serviço adicional no IPTU.
A CLEAN e a prefeitura só têm obrigação de coletar lixo doméstico devidamente embalado nos sacos de lixo.
Meu caro Romulo,
Vc parece ser politico pois vem com a mesma desculpa dos referidos, aqui se está comentando sobre o lixo alegórico em Alter do Chão.
Espoca, estou observando todo o contexto de uma pessima administraçao.
Meu caro Romulo,
Sejamos otimistas, assim como somos todo fim e inicio de ano, coloquemos fé no HOMEM (no caso ) pois a cruz é grande ( e olha que êle também é ) como também foi pra Maria
A Prefeitura tem que parar de ser a boa Samaritana, deixar a responsabilidade de armanezar os lixos que um dia foram luxo em seus terrenos e/ou galpões. Porém nada passa de um jogo de interesse de ambos os lados.
Cadê os Nativos guerreiros da ilha que todo ano choram pela cultura do lugar?
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Ei JESO,
Por falar em lixo porque a CLEAN não faz a limpeza completa nas ruas ? ou seja de um lado a outro, pois ontém 15/01 tinha uma equipe na travessa Antonio Agostinho Lobato no perimetro da Everaldo Martins com a Juvencio Navarro eles roçaram apenas 50% da largura da rua, será que foram contratados para fazerem apenas 50%.