MDB lidera pesquisa para prefeito de Mojuí dos Campos; é a 2ª registrada neste ano
Juvenal, Jailson, atual prefeito, Marco Antônio e Izailton Sousa: páreo para prefeito

A segunda pesquisa da Destak de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, registrada neste ano na Justiça Eleitoral, mostra o MDB à frente da disputa e, como no levantamento anterior, o poder de influência que o prefeito Jailson Alves terá na sua sucessão.

Ex-PSDB, o vereador Marco Antônio, que migrou para o MDB, lidera em todos os cenários simulados pela Destak. Em 2º lugar, quem aparece agora é o também vereador Izailton Sousa (PSD), que na pesquisa fevereiro ocupava o 3º lugar.

 

Izailton é o candidato do prefeito Jailson Alves, que está impedido de disputar a eleição por ocupar o cargo por dois mandatos consecutivos.

Juvenal Arruda (DEM), atual vice-prefeito, caiu para a terceira posição, seguido de Emerson Silveira (PSB). Esses são os 4 pré-candidatos que devem participar da disputa eleitoral deste ano.

O levantamento foi realizado pela Destak Publicidade e Pesquisa nesta semana (entre os dias 13 e 15). Foram entrevistados 350 eleitores do município, nas zonas urbana e rural.

A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-02384/2020.

Espontânea – cenário 1: MDB lidera

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com 34,8%, seguido de Izailton Sousa (15,8%).

Na 3ª posição, aparece Juvenal Arruda (6,3%). O socialista Emerson Silveira surge logo depois com 1,9%. O percentual de eleitores que não sabem ainda em quem vai votar é de 36,7%.

O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a 36,7%.

Veja a configuração completa desse cenário:

MDB lidera, pesquisa de MdosCampos

Estimulada – cenário 2

Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados), em um cenário com 4 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 46,2%. Em 2º, Izailton Sousa (26,6%) e Juvenal Arruda (13,9%) em 3º.

Emerson Silveira, com 5,1%, está em 4º. Os indecisos somam 5,1%, enquanto que os eleitores que disseram que votarão em branco chega a 3,2%.

Estimulada – cenário 3

Em um cenário com apenas os 2 candidatos mais bem posicionados, a pesquisa estimulada da Destak deste mês de julho aponta Marco Antônio (54,3%) com 24 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Izailton Sousa (30%).

Os indecisos (não sabe/sem resposta) nesta simulação somam 5,5%. E os que votariam branco ou nulo, 10,2%.

MDB lidera em Mojui dos Campos

Rejeição dos candidatos

O nome mais rejeitado entre 3 potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados na pesquisa é o de Izailton Sousa, que lidera com quase 30%.

Logo atrás dele, com 23,6%%, aparece Marco Antônio, e Emerso Silveira (22,3%), em um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa.

O nome de Juvenal Arruda não foi incluído nessa simulação porque ele, em contato com a Destak, disse que não seria mais candidato a prefeito.

Governo Jailson Alves

A Destak aferiu também a avaliação do governo do prefeito Jailson Alves junto ao eleitorado do município. Ela chega a quase 60% de aprovação.

Os que desaprovam a gestão do tucano somam 32,3%. Cerca de 10% não responderam/não sabem, conforme o quadro abaixo.


P.S.: Atualizado às 14h47, para corrigir o partido ao qual o candidato Izailton Sousa está filiado atualmente, o PSD, para onde ele migrou na janela partidária após ter saído do PSDB.

LEIA também: Prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Costa assume a presidência da Amut

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: MDB lidera pesquisa para prefeito de Mojuí dos Campos; é a 2ª registrada neste ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Antônio José disse:

    Izailton já ganhou

  • Antonio Felix disse:

    Se Deus quiser vai acabar o império de Jailson Alves e sua trupe em Mojui. 8 anos e não conseguiu entregar a “reforma” do Hospital. Vergonha.

  • Devin patten disse:

    Na última pesquisa o pré candidato izailton ultrapassou o outro pré candidato Marco com mais de 30 pontos votos de diferença em uma enquete que teve mais de 3 mil e 400 votos, seria bom mostrar todos os resultados de enquete!!!

    1. Jeso Carneiro disse:

      Enquete e pesquisa são modalidades de aferição diferentes. Aliás, bem diferentes.