Advogado que comandou o Procon na gestão de Alfaia é preso por exercício ilegal da profissão
Adailson Pinto: exercício ilegal da profissão. Foto: Ascom/PMO

O ‘advogado’ e ex-coordenador de fiscalização do Procon em Óbidos (PA) na gestão do ex-prefeito Chico Alfaia (2017-2020) foi preso nesta tarde de segunda-feira (8) na cidade por exercício ilegal da profissão.

Adailson Ferreira Pinto é bacharel em Direito, mas não tem carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e, por isso, conforme a lei, não pode exercer a advocacia.

 

Ele foi preso em flagrante delito dentro da delegacia de polícia de Óbidos, por volta das 16h, após receber voz de prisão assim que foi descoberta a fraude.

Conforme o Blog do Jeso apurou, o advogado José Cláudio Galate Moraes agia em parceria com o bacharel na prestação de serviços advocatícios. A dupla assumiu a defesa de um preso (Antônio Juscelino Farias). Hoje, depois de investigações, a polícia descobriu que Adailson não é advogado.

Após a prisão, ele confessou ser apenas bacharel em Direito e que agia em cumprimento de ordens do advogado Cláudio Galate – de quem era “amigo” e “professor parceiro”.

— LEIA também: Requerimento provoca chilique no presidente da Câmara de Óbidos; veja o vídeo

Alcançada pelo blog, a presidente da OAB em Óbidos, Caroline Giordano, disse que a entidade vai acompanhar o caso. E se habilitar no processo a ser aberto contra o falso advogado.

“A legislação é bem clara: só se pode apresentar como advogado ou advogada, acompanhar clientes, quem tiver a credencial de advogado, que só é obtida através do exame de ordem [prova da OAB]”, ressaltou Caroline.

“Vamos acompanhar todos procedimentos do caso para que ele seja concluído”.

Adilson Pinto: exercício ilegal da profissão. Foto: Reprodução

Adilson Ferreira Pinto entrou oficialmente no governo do ex-prefeito Chico Alfaia, derrotado à reeleição no ano passado, em abril de 2020. E saiu no final do mandato de Alfaia, dezembro último.


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *