Compositor campeão de festivais morre com depressão; era também professor
Wander de Andrade, cantor e compositor nascido em Óbidos e que morava em Santarém. Foto: BJ

O cantor e compositor Wander de Andrade, campeão de vários festivais de música no Pará, morreu nesta quarta-feira (13) em Santarém (PA). O artista e professor de sociologia da rede estadual de ensino sofria de depressão. Ele se suicidou.

— LEIA AINDA: Nobel da Paz vai para 2 jornalistas por esforços contra fake news e liberdade de expressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos de 30% da população mundial sofrerá algum episódio de depressão ao longo da vida. E embora a condição seja mais frequente em adultos, alguns estudos já demonstram que metade das pessoas que têm a doença afirma ter os sintomas antes dos 18 anos.

Natural de Óbidos, na Calha Norte, Wander tinha 48 anos e era casado com a cantora e professora Ádria Goes. Estava lotado na escola estadual Júlia Passarinho.

Em 2015, a TV BJ entrevistou o artista. Assista ao vídeo:

Neste link, a segunda parte da entrevista. E neste outro link, a terceira parte.

Ajuda

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana.

Eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. O site do CVV é www.cvv.org.br.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

14 Comentários em: Compositor campeão de festivais morre com depressão; era também professor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • JOSINALDO REIS disse:

    Boa noite…
    Gostaria de dar uma dica o editorial do site: Não se relata a causa da morte nestes casos, nem foto, nem carta.. existe um manual da OMS. PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: UM MANUAL PARA PROFISSIONAIS DA MÍDIA

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwi6u9rpgN_zAhVwq5UCHUk0ByUQFnoECAcQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.who.int%2Fmental_health%2Fprevention%2Fsuicide%2Fen%2Fsuicideprev_media_port.pdf&usg=AOvVaw0WWGgEGGS1LHoeitlVKMxw

    Sugiro a edição do texto.
    Josinaldo Reis

  • Ranny Santos disse:

    Professor Wander ficaram eternas lembranças do maravilhoso professor que era. Sorridente e alegre não tinha um aluno que não gostasse de vc…😢😭

  • Cinara Araújo disse:

    Muito triste, essa doença maldita tem feito muitas vítimas e tirando de nós pessoas incríveis

  • Walace Leal disse:

    A depressão é o novo mal do século. São 300 milhões de pessoas no mundo e 12 milhões só no Brasil . Meio bilhão de pessoas sofrem com alguma desordem afetiva no mundo. O que estamos fazendo por essas pessoas? O que o poder público está fazendo ? Metade das pessoas que se matam tem depressão. O suicídio é uma consequência extrema, mesmo que mesmo pessoas sem depressão possam tirar a própria vida. Vamos ficar atento aos sinais. Atendimento psicológico, e mesmo psiquiátrico, é necessário. Mas uma vida se foi. Um professor brilhante cheio de talentos, capaz de fazer belas músicas. Daqui há pouco falo mais disso no blog do Jeso. Existe um medicamento, um spray de escetamina, que diminui a ideacão suicida em 24 h segundo estudos feitos nos Estados Unidos. Ele já chegou ao Brasil e tem que ir para o SUS. O preço é muito elevado, mas não se pode precificar uma vida. Nas horas que antecedem ao suicídio, tudo está alterado no cérebro. A região do córtex frontal que age nas tomadas de decisões está em colapso. Nos EUA, já se discute uma nova entidade nosológica. Até quando vidas vão ser perdidas ?

  • Vanilaine disse:

    Muitas vezes a depressão é causada por pessoas desequilibradas próximas, do convívio familiar, energias perturbadoras que Wander absorvia. Em sala de aula professores lidam com isso também

  • Fimelia disse:

    Wander professor e poeta. Homem sensível. Deus sabe disso e já o recebeu no seu lar de flores, música e poesia. Como que tem gente que tem coragem de afirmar que essa passagem não vai ser fácil. Por acaso alguém viu?? És médium de teletransporte???Pra Deus ter misericórdia. Nem precisa pedir. Deus é amor.

  • Lea Moreno disse:

    Muito triste o que aconteceu com o cantor e compositor. wander de Andrade.A depressao esta cada vez mais forte e mais presente principalmente nesse mundo atual que vivemos com tantas angustiad,tantas dores,tantos sofrimentos expressos ou contifos na alma das pessoas.Precisamos estar cada vez mais atentos ,vigilantes a qualquer sinal, na nossa familia entre os parentes e amigos.Precisamos estar bem proximos e proteger,ajudar quem amamos.Meus sentimentos.Que Deus o receba em sua gloria divina.

  • Maira disse:

    Que irresponsável soltar essa notícia antes que a mãe, a filha e os sogros saibam. Que desrespeitoso e insensível.

  • Angelo lopes da silva disse:

    Já liguei pedindo ajuda pro CVv e o telefone nunca atende

  • Rosenilva Alves Goes disse:

    Triste demais,infelizmente essa doença vem tirando vidas.e vidas boas,grandes seres humanos com tanta sabedoria e dignidade.um mal tão cruel essa tal depressão..que enfraquece a mente e leva tantas vidas.

  • Rosenilva Alves Goes disse:

    Triste demais,infeluzmente essa doença vem tirando vidas.e vidas boas,grandes seres humanos com tanta sabedoria e dignidade.um mal tão cruel essa tal depressão..que enfraquece a mente e leva tantas vidas.

  • Isonils amilcar disse:

    Professor Wander está sendo amparado.
    Não tem mais cabimento o Espiritismo de um Deus castigador, cruel que dificulta passagem

  • Socorro Alencar disse:

    Lamentável.
    Mais depressão é coisa séria, temos ficar atentos para qualquer anormalidade dos nossos.
    Infelizmente, ele ceifou o q Deus nos deu de mais sagrado a VIDA. Que a espiritualidade, o ajude nessa passagem, q ñ vai ser fácil.
    Deus Pai todo poderoso, terá misericórdia dessa alma e dê conforto a todos.

    1. Isonils amilcar disse:

      Deus é piedoso com todos. Ele está senso amparado. E sua passagem
      não é essa cousa dramática dificil. Esse espiritismo de um Deus castigador de umbral e vale do sofrimento do tempo de Nabucodonosor não cabe maia nos tempos atuais. Como velho testamento não cabe mais. O vale do sofrimento é a terra. E Deus é amor