Contraponto da Prefeitura de Óbidos enviado ao JC a propósito da matéria Em carta aberta, comunidades de Oriximiná e Óbidos pedem apoio urgente contra estiagem, publicada nesta terça-feira (17).
Nota de Esclarecimento
Diante da matéria relacionada a publicação no site “Jeso Carneiro”, na data de 17 de Outubro de 2023, que aborda uma “carta aberta subscrita por comunidades” relacionadas ao Município de Óbidos, através da qual pedem ações governamentais urgentes – federal, estadual e municipal, contra a forte estiagem que às assolam.
A Prefeitura de Óbidos informa que no dia 14 de Outubro do mês corrente, mediante atuação da Defesa Civil do município, iniciou tentativa de minimizar o sofrimento da população ribeirinha que é vítima da forte seca provocada pelo intenso verão amazônico.
Foram visitadas por equipes da Defesa Civil do Município de Óbidos as comunidades Auerana, Amador, Liberdade, Boa Nova, Nossa Senhora das Graças e um trecho do Igarapé do Pinto; tendo sido oferecido garrafões de água mineral, de forma gratuita.
Todavia, a maior parte dos moradores residentes naqueles locais se negaram a receber tal ajuda, sobre o argumento de que a medida é paliativa, de modo que não resolveria o problema em definitivo.
A atual Gestão entende que a solução do problema é a construção de micro sistemas de abastecimentos de água nos locais, fato que motivou viagem do Prefeito à Brasília em busca de recursos para solucionar a questão.
Além disso, o Município está atuando junto com a Defesa Civil do Estado para potencializar estratégias visando socorrer toda a população atingida; inclusive, já Decretou estado de emergência, amplamente divulgado por toda a mídia do Pará, demonstrando assim ações concretas de que não está alheio ao sofrimento de seus munícipes, especialmente aqueles mais carentes.
Prefeitura Municipal de Óbidos
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário