por Martha Costa, de Óbidos (*)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidades (Semas) realizou nesta semana – dias 13 e 14 – em Óbidos uma programação voltada para a avaliação do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), além do diagnostico do Pacto pela Sustentabilidade e repactuação e do desmatamento.
A programação contou com a presença de representantes da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, terceirizada da Semas, Fundo Amazônia, Programa Municípios Verdes (PMV), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (Semma) e Conselho Municipal de Meio Ambiente.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também – Aberto prazo para Lira Maia recorrer da sentença que o deixou inelegível 10 anos.
Segundo a representante do PMV, Juliana Marruás, a realização das avaliações e elaboração de diagnostico sobre a situação ambiental de cada município só foi possível graças a disponibilidade de todos que acreditaram no programa.
“Esse trabalho é resultado de um tratado assinado junto ao Fundo Amazônia que é um dos maiores projetos já realizados pelo fundo, considerando a importância do combate ao desmatamento pelo governo brasileiro e essa caravana está sendo realizada em dois dias, sendo que o primeiro é avaliação e diagnóstico do pacto já assinado em 2014 e no segundo dia o diagnóstico do plano de combate ao desmatamento”, explicou Juliana após informar que a avaliação também será realizada nos 44 municípios paraenses contemplados com o título de Municípios Verdes e mais no Distrito de Castelo dos Sonhos, de Altamira.
Em Óbidos, que conquistou o título de Município Verde no primeiro semestre de 2015, a realização do evento foi visto como positivo pelo Conselho de Meio Ambiente.
“Enquanto conselho é uma forma de sabermos o que está acontecendo, de darmos um retorno das nossas ações e também de sabermos o que precisamos melhorar. Hoje a questão do desmatamento é algo muito sério. É algo que implica diretamente no meio ambiente e quanto pudermos buscar alternativas de coibir o desmatamento será melhor para a sociedade Obidense”, enfatizou Melinda Savino, vice-presidente do Conselho.
A Secretária de Meio Ambiente de Óbidos, Robenízia Moda, falou sobre a importância de avaliar as ações voltadas ao meio ambiente.
Atualmente Óbidos é o único município a apresentar seu Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento.
“Nós acabamos de ouvir que dentre os 44 municípios que alcançaram a meta no Programa Municípios Verdes Óbidos é o único que já apresentou seu plano de combate ao desmatamento PPCAD e isso é um grande avanço enquanto município. A média de desmatamento para cada municípios que faz parte deste pacto é 40 KM/ano e nós estamos com 22 então isso também é um avanço. Nós conseguimos controlar e combater com sensibilização, com denuncias, com fiscalização e vamos entender que o nosso produtor, nosso pecuarista está entendendo que é possível trabalhar aterra sem desmatar”, finalizou.
– – – – – – – – – – – – –
* É assessora de imprensa da Prefeitura de Óbidos.
Deixe um comentário