Secretaria de Meio Ambiente avalia plano de controle de desmatamento em Óbidos

Publicado em por em cidade, Óbidos

Secretaria de Meio Ambiente avalia plano de controle de desmatamento em Óbidos

por Martha Costa, de Óbidos (*)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidades (Semas) realizou nesta semana – dias 13 e 14 – em Óbidos uma programação voltada para a avaliação do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), além do diagnostico do Pacto pela Sustentabilidade e repactuação e do desmatamento.

A programação contou com a presença de representantes da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, terceirizada da Semas, Fundo Amazônia, Programa Municípios Verdes (PMV), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (Semma) e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Leia também – Aberto prazo para Lira Maia recorrer da sentença que o deixou inelegível 10 anos.

Segundo a representante do PMV, Juliana Marruás, a realização das avaliações e elaboração de diagnostico sobre a situação ambiental de cada município só foi possível graças a disponibilidade de todos que acreditaram no programa.

“Esse trabalho é resultado de um tratado assinado junto ao Fundo Amazônia que é um dos maiores projetos já realizados pelo fundo, considerando a importância do combate ao desmatamento pelo governo brasileiro e essa caravana está sendo realizada em dois dias, sendo que o primeiro é avaliação e diagnóstico do pacto já assinado em 2014 e no segundo dia o diagnóstico do plano de combate ao desmatamento”, explicou Juliana após informar que a avaliação também será realizada nos 44 municípios paraenses contemplados com o título de Municípios Verdes e mais no Distrito de Castelo dos Sonhos, de Altamira.

Em Óbidos, que conquistou o título de Município Verde no primeiro semestre de 2015, a realização do evento foi visto como positivo pelo Conselho de Meio Ambiente.

“Enquanto conselho é uma forma de sabermos o que está acontecendo, de darmos um retorno das nossas ações e também de sabermos o que precisamos melhorar. Hoje a questão do desmatamento é algo muito sério. É algo que implica diretamente no meio ambiente e quanto pudermos buscar alternativas de coibir o desmatamento será melhor para a sociedade Obidense”, enfatizou Melinda Savino, vice-presidente do Conselho.

A Secretária de Meio Ambiente de Óbidos, Robenízia Moda, falou sobre a importância de avaliar as ações voltadas ao meio ambiente.

Atualmente Óbidos é o único município a apresentar seu Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento.

“Nós acabamos de ouvir que dentre os 44 municípios que alcançaram a meta no Programa Municípios Verdes Óbidos é o único que já apresentou seu plano de combate ao desmatamento PPCAD e isso é um grande avanço enquanto município. A média de desmatamento para cada municípios que faz parte deste pacto é 40 KM/ano e nós estamos com 22 então isso também é um avanço. Nós conseguimos controlar e combater com sensibilização, com denuncias, com fiscalização e vamos entender que o nosso produtor, nosso pecuarista está entendendo que é possível trabalhar aterra sem desmatar”, finalizou.

– – – – – – – – – – – – –

* É assessora de imprensa da Prefeitura de Óbidos.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *