Josy Amaral, do MDB, lidera em todos cenários para Prefeitura de Vitória do Xingu
Josy Amaral, ex-primeira-dama de Vitória do Xingu

Se a eleição fosse hoje, Josy Amaral (MDB) ganharia a disputa para Prefeitura de Vitória do Xingu (PA) com 47,9% das intenções de voto.

É o que aponta a pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral (nº PA-06906/2020), da Destak realizada de 19 a 22 de fevereiro com 300 entrevistas e aplicadas em todos os bairros do município, além da zona rural.

 

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra.

A pesquisa teve por objetivo avaliar os governos do prefeito José Caetano (PSB), Helder Barbalho (MDB) e Jair Bolsonaro (sem partido). Além disso, mostra as perspectivas eleitorais para 2020.

Na pesquisa espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Josy Amaral aparece na frente com 28,8%. Em segundo lugar, o vice-prefeito Murilo Sousa com 9,2%. Nengo Taxista (PT) está com 6,7%, ocupando a 3ª colocação.

Rogério Secretário vem na 4ª posição com 2,5%. Os demais pré-candidatos obtiveram menos de 1% das intenções e voto. Os eleitores indecisos representam 39,3%, enquanto 11,0% tem intenção de anular ou votar em branco.

Pesquisa estimulada

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Josy Amaral vai para 47,9%. Murilo sobe para 14,5%, ficando em segundo lugar. Nego Taxista fica em 3º com 11,0%.

Rogério Secretário é o quarto colocado com 9,18%. Branco/Nulo somam 6,1%; e indecisos, 11,7%.

Em se tratando de rejeição, Rogério Secretário é o mais rejeitado, aparecendo com 27,6% de pessoas que não votariam nele para prefeito de Vitória do Xingu. Murilo Sousa aparece com rejeição de 16,6%.

Nego Taxista e Josy Amaral tem, ambos, em torno de de 14% de rejeição.

Expectativa de vitória

Independente em quem o eleitor votou. a Destak quis saber quem vai ganhar essa eleição para prefeito em Vitória do Xingu, medindo a expectativa de vitória.

O resultado mostra que 57,1% dos eleitores consideram que Josy Amaral será a próxima prefeita. O segundo colocado nessa questão é Murilo Sousa, que aparece com 14,7% das citações.

Pesquisa Destak em Vitória do Xingu

O governo do prefeito José Caetano Oliveira é avaliado negativamente por 43,6% dos eleitores (ruim/péssimo); enquanto que sua avaliação positiva é de 23,3% (excelente/bom).

A avaliação regular soma 32,5%.

 

Quando se avalia a forma de governar de Caetano, isto é, se o eleitor aprova ou desaprova, a pesquisa obteve o seguinte resultado: 63,8% desaprovam e 30,1% aprovam.

Em se tratando de avaliação do governo Helder Barbalho (MDB), a sua avaliação positiva é de 57,0% (excelente/bom), enquanto sua avaliação negativa é de 6,8%. A avaliação regular soma 31,3%. Ainda aparecem 4,9% que não quiseram avaliar o governo de Helder.

Josy Amaral e a pesquisa Destak de 2020, fevereiro

VEJA também os números da pesquisa em Vitória do Xingu de dezembro de 2019 neste link: No MDB, Josy Amaral lidera pesquisa para Prefeitura de Vitória do Xingu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *