Josy Amaral, do MDB, lidera pesquisa em Vitória do Xingu a 30 dias das eleições
Josy Amaral, ao lado de seu marido (à esq) Vando, e Nengo Taxista, seu vice. Foto: Divulgação/MDB

A 30 dias das eleições municipais deste ano, marcada para 15 de novembro, a candidata Josy Amaral (MDB) aparece à frente da nova pesquisa de intenção de votos da Destak para Prefeitura de Vitória do Xingu (PA). O vice dela é o petista Nengo Taxista (PT).

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral (PA-05015), foi realizado entre os dias 10 e 13 deste mês, junto a 400 entrevistados, nas zonas rural e urbana do município.

 

Josy Amaral lidera tanto na pesquisa espontânea como na estimulada. Na primeira, em que eleitor responde o nome que lhe vier à cabeça, a emedebista lidera com 31%. Márcio do Povo (PSB) aparece em 2º lugar com 20%.

Os demais nomes citados aparecem em empate técnico, na faixa de 1% a 2% da intenção de votos. Os votos flutuantes (brancos, nulos e indecidos) somam 40%.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Vitória do Xingu tem 13.782 eleitores aptos a votar neste ano. Não há realização, portanto, de 2º turno na cidade.

Estimulada: Josy também à frente

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos 4 candidatos a prefeito foram listados aos entrevistados, Josy salta para 39% das intenções de votos – 11 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Márcio do Povo, com 28%.

A terceira posição é ocupada simultaneamente pelos candidatos do PRTB, Amaral (6%) e do PP, Pretinho Cuiabano (4%), em empate técnico devido a margem da erro da pesquisa, que é de 3,5%, para mais ou para menos.

Nesse cenário, os votos flutuantes (branco, nulo e indeciso) somam 23%. Nas eleições de 2016, quando Vitória do Xingu tinha pouco mais de 13,6 mil eleitores, os votos brancos registrados foram 95 3 os nulos, 3.995.

Considerando apenas os votos válidos, isto é, sem os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula na eleição, a Destak encontrou o seguinte resultado: Josy com quase 50%; Márcio 36%; Amaral 9% e Pretinho com 6%.

Rejeição dos candidatos

A pesquisa da Destak também aferiu a rejeição entre os 4 candidatos à Prefeitura de Vitória do Xingu. Pretinho Cuiabano é o mais rejeitado com 25%, seguido de Márcio do Povo (17%) e Josy (16%).

Amaral é o que tem a menor rejeição: 13%.

Josy Amaral lidera em Vitória do Xingu

LEIA também: Nélio lidera ranking de popularidade digital entre os candidatos a prefeito; confira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *