Candidaturas e democracia petista

Publicado em por em Comentários

Contraponto do professor universitário Paulo Lima ao artigo Vem aí os bem mandados, da lavra do jornalista Jota Ninos:

Salve Jota,

Aí eu te peço vênia para discordar. Não existe isso de ser mais antigo no PT para ir adiante em alguma candidatura. Veja pelo Suplicy e pela Dilma. Dilma iniciou sua carreira política depois da ditadura no PDT de Brizola no Rio Grande Sul e hoje é presidente da República. E nem prévias para presidente da República tivemos.

Trabalhar as bases do partido é outra lenda que que só vi no PT nos primeiros anos. E era bem feito e marcou história. Você mesmo diz no seu excelente texto que o Alexandre Padilha poderia ser candidato a Prefeito. Eu acho um idéia despropositada. Ele trabalhou as bases do partido em Santarém? É um quadro nacional num cenário de poucos quadros nacionais do PT em que se possa apostar.

Há trabalho nas bases do partido em Santarém? E onde estão as bases do partido em Santarém?

Eu não sou oposição ao governo da Dra. Maria do Carmo, sei das dificuldades e dos esforços. Não posso contudo dizer que é um grupo de origem dos movimentos sociais ou de esquerda como eu sempre quis para o PT que eu fiz parte e ajudei a consolidar. Eu vejo com bons olhos a pré-candidatura do Pedro Peloso. É preciso recuperar a prática política no PT. A democracia interna e a transparência.

Eu quero votar sempre. Eu quero participar de debates sempre. Pena é que isso não seja discutido em análises de conjuntura juntos aos militantes do Partido, que não tenhamos escola de formação de quadro, que tudo seja da “mão para a boca”, no ano da eleição. Quem coordena o comitê de filiação do PT? Quem coordena o comitê de formação política do PT? Quem traz o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém e Belterra para um processo continuado de análise de conjuntura.

A BR 163 vem aí. O óbvio ninguém fala. A cidade precisará de um anel rodoviário para evitar o tráfego no que é hoje a Cuiabá-Santarém que corta nossa cidade. Ou queremos a cidade cheia de viadutos, atropelamentos e mortes … E, principalmente, o povo não deve e não pode ser o último a ser consultado sobre as pretensões dos políticos.

Um abraço fraterno do amigo e admirador.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Leia AQUI a réplica de Jota Ninos ao comentário de Paulo Lima.


Publicado por:

2 Responses to Candidaturas e democracia petista

  • Não foi esse Pedro Peloso que foi preso na operação faroeste quando era execultor do Incra em Santarém?

    1. Foi sim, José. E inocentado pelo Ministério Público Federal. Você sabe disso, sei que sabe, mas aposto do debate de sarjeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *