Por e-mail ao blog, Mateus Carneiro, aluno do 3º ano do Colégio Tapajós, em Santarém:
Tive o prazer e oportunidade de poder assistir à palestra do profissionalíssimo Caco Barcellos, ocorrida no último dia 20, no auditório do CDL (Clube dos Diretores Logistas).
É inerente julgar o palestrante quanto à sua vasta e rica experiência no campo jornalístico. A partir de exemplos dados e justificativas bem fundamentadas, mostrou-se impreterivelmente contra o jornalismo sensacionalista, atingindo alguns dos profissionais ali presentes.
“Deve-se ouvir os dois lados e principalmente respeitar o acusado”, era uma tecla que volta e meia Caco tornava a bater.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Vejamos, a abordagem foco da palestra era ética no jornalismo, explorando pontos específicos do tema e esclarecendo dúvidas do público através de perguntas. Após o término da palestra, foi aberta uma sessão de fotos e autógrafos causando grande alvoroço, falatório e até empurrões no próprio palestrante.
Entre um meio sorriso e certa timidez, era visível o incômodo do jornalista àquela situação.
Partindo do princípio de que o tema era ética no jornalismo e analisando o ocorrido final, das duas uma: ou os ouvintes não prestaram atenção na palestra ou não entenderam o real significado da palavra ética, incluindo, nesse contexto a educação.
Caro Mateus,
Talvez tenha sido o seu texto o melhor comentário que já li neste blog. Um português corretíssimo. Foi um prazer ler.
Parabéns a você!
Tenho certeza que fará um excelente vestibular.
obrigado
poxa valeu
Mateus, comungo com o mesmo pensamento seu.
foi lamentavel a situação dos estudantes e jornalista no ultimo sabado no auditório do CDL, eu ate comentei com uma amiga que acompanhava a confusão que ali presenciavamos, “ele é tão comum, parece uma pessoa da nossa familia” . Não sei o motivo do distempero dos profissionais ali presente.