Indiferença e dragas matam o rio Tapajós

Publicado em por em Comentários, Oeste do Pará

Sociólogo, Tiberio Allogio comenta o post Tapajós, duas cores: dragas da garimpagem?, da lavra de Manuel Dutra;

Blog do Jeso | Tiberio AlloggioProfessor, infelizmente essa é a nova “coloração” do Rio Tapajós, cada vez mais parecido com a do Rio Amazonas.

E não é de agora!

A gente quase que cotidianamente navega por essas águas, nas duas margens (Resex e Flona) até a região de Aveiro, onde detectamos que o “fenômeno” de mudança de cor já vem ocorrendo há mais de um ano, inclusive só piorando.

A causa principal, segundo os relatos dos moradores das duas margens, são as ações de garimpagem que vem ocorrendo de forma sistemática rio acima, mais especificamente no município de Itaituba.

Esse é um fenômeno que ocorre no dia a dia, sob os olhos cúmplices do Governo do Estado e dos demais órgãos de controle e fiscalização.

Mas o mais grave é que passa “despercebido” para a maioria da população, e principalmente do nosso movimento dito “ambientalista”, que só “enxerga” como problema a geração de energia (hidrelétricas) vistas como inimigo do rio Tapajós e da humanidade (sic).

Enquanto a indiferença da população persistir e os Dom Quixotes da vida lutar contra os Moinhos a Vento, o Rio Tapajós já mudou de cara e não vai demorar para mudar a cara dessa que já foi uma das mais belas regiões da Amazônia.

Fazer o quê?


Publicado por:

3 Responses to Indiferença e dragas matam o rio Tapajós

  • Tibérius,

    Seu comentário é desagregador. Se queres o Tapajós limpo, sem dragas, sem esgotos à ceu aberto, deverias querer um Tapajós livre de hidrelétricas sem estudo de impacto ambiental. É como se fosse mais importante desqualificar os poucos militantes do que a própria causa. Como você parece não se incluir no movimento dito “ambientalista” parece a melhor alternativa, a culpa é do outro que não vê o problema que eu vejo e coloco no blog do Jeso e curto no Face…

    Sete, o verdadeiro vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *