Do jornalista Jota Ninos, sobre o post Corpo de Niemeyer será velado em Brasília:
A imprensa nacional divulga as obras de Oscar Niemeyer por todo o Brasil e pelo mundo, mas esquece que ele também deixou sua marca no Pará, através do Memorial da Cabanagem, feito em Belém na primeira administração de Jader Barbalho.
Pelo que vi hoje nos sites e blogs paraenses, o único a lembrar do fato foi exatamente o jornal da família do senador paraense (https://bancadigital.com.br/diariodopara/reader2/Default.aspx).
A foto e a importância deste monumento para a história do Pará já foi destacada aqui no blog (https://goo.gl/gqNis), quando o jornal Gazeta fez um especial sobre a cabanagem, que é sempre bom lembrar.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Fica o registro para os que leem o blog fora daqui saberem que o Niemeyer também está representado em solo paraense.
Infelizmente o monumento referido virou abrigo para mendigos e trombadinhas.
Hey Jeso, esse monumental realmente existe no entrocamento, sabes como os belenenses chamam para essa obra! até porque foi construido na época do Governador Jader Barbalho! “‘A LINGUA DO PAI DO JÁDER!
Curica porque tu não vais tomar na teu curica
O que mais é impressionante na vida deste GRANDIOSO Arquiteto é que ele não se limitava apenas nas suas grande obras em concreto curvado, mas sim a maneira como era arquitetada sua propria vida, seus pensamentos, e mais, tudo com simplicidade e AMOR de verdade pela vida do proximo, simplesmente Ideologia em concreto armado.
Grande perda para a arquitetura mundial!!!!!
Todo mundo quer ser paraense agora…
Jeso e Jota, além do monumento no Entroncamento, há um outro projeto de Niemeyer para o PA: é um templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Será executado em breve no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém.
Foto e mais informações: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=452299038165724&set=a.147330725329225.32573.119336244795340&type=1
Meu caro Jota Ninos, de fato pouco de falou de obras de Niemeyer no Estado e mesmo na região, porém meu caro creio que a maior obra dele tenha sido a coerência com que viveu sua vida, principalmente a vida pública. Não titubeou na defesa da ideologia na qual acreditava. Essa é sua maior herança: o exemplo de integridade ideológica.
Mesmo aqueles que com ele não tenham concordância sempre admiraram a coerência com a qual sempre se portou em sua vida vida pública. Solidariedade para com os seus pares é admiravel.
Homens como Daniel Bell, autor da tese sobre o fim das ideologias, pensariam duas vezes antes de escrever, com tanta firmeza, o que escreveram se vissem exemplos de gente como o grande arquiteto brasileiro.