Paraná e Tapajós

Publicado em por em Comentários

Do vereador santareno Nélio Aguiar (PMN), sobre a Frase do dia, de ontem:

Jeso,

O estado do Paraná é um estado rico e desenvolvido, oferecendo oportunidades de emprego, renda e uma excelente qualidade de vida para o seu povo. Pertenceu à Província de São Paulo até meados do século XIX, conquistando sua autonomia em 1853. É mais um exemplo de como a criação de novos estados dá certo. Foi bom para o Paraná e bom para São Paulo.

Que venha o Tapajós!

Leia também:
O Paraná como exemplo para o Tapajós.


Publicado por:

9 Responses to Paraná e Tapajós

  • O Paraná é predominantemente constituído pelo minifúndio. É um dos fatores de seu desenvolvimento. As cidades formadas por habitantes não de procedência europeia, são menos organizadas e menos limpas, lá faz-se referência generalizada a estas como sendo de “nortistas”.

  • Políticos são eleitos e saberemos eleger nossos políticos do Tapajós, comparamos com Tapajós com outros estados porque somos uma federação, agora, se vocês que nos criticam e não querem ver o Tapajós se desenvolver, por favor, nos deixem em paz
    Nos deixem em paz.
    Se o Tapajós fosse problema , vocês seriam os primeiros a quererem se livrar deles, por isso, quanto mais vocês dizem que o Tapajós não é viável, mais acredito o contrário
    Por isso, por favor, deixem nos em paz.
    Queremos nossa emancipação, não precisamos de seus falsos conselhos visando as riquezas do oeste.
    Não somos otários e queremos a emancipação.
    Fui claro, não somos otários com essa conversa de Pará imenso e gigantesco, queremos, desenvolvimento , infra estrutura , trabalho e um futuro melhor para nossa família
    Agora você que diz que o Tapajós. não vai dar certo, é pura inveja, o Tapajós será rico e forte.
    Carta de euforia, liberdade e progresso.
    Viva o estado do Tapajós e do Novo Pará;.
    Todos votem para o “bem”, para o desenvolvimento e fora o egoísmo.
    SIM, é 77

  • prá refrescar a memória fraca da Telma !!! A história só se repete enquanto tragédia opu enquento farsa (marx) e quento a Rondônia o que os nativos do estado ganharam ??? o maior índice de desmatamento ! o maoir indice de desemprego e oportunidades para os natavos os populares “minhocas” como se aito-denominam ! o filé ficou prós paranaenses gauchos e mineiros e até paraenses ! o maior índice de doenças venérea e prostituição e trabalho infantil ! os maiores esc^ndalos políticos da região nporte de dez políticos corruptos oito são de rondônia ! é isspo que vocês querem ???

  • Bela comparação, as igualdades começam pela colonização Paraná colonizada por europeus com uma cultura de produção e tapajós colonizado por nativos com cultura extrativista, e daí solos férteis, governos comprometidos com evolução dos seus territórios, no oeste solos fracos e políticos viciados em desvio de recursos públicos que se daria em graus mais elevado com se tivesse a separação que vocês tanto querem, mas felizmente não vai acontecer. Comessem pensar em lógicas mais reais, não se comparem com sul que foi seus estão próximo quanto distancia que separa Santarém do Paraná, falem sério e param de brincar com coisa séria.

  • Mas não vamos esquecer que as lideranças políticas coronelistas e ultrapassadas que nós hoje temos em nada poderão contribuir no caso da criação de novos Estados. Estamos cansados de ver como eles tratam nossas cidades, sem o minimo respeito com a coisa públha para e principalmente com a população. Se depender de MAIAS, CARMOS, CORRÊAS, AGUIARS, QUEIROZES e Outros, podem esquecer o desenvolvimento, o progresso tão alardeado como campanha para o SIM. Dar cargo político ou deixá-los a frente desses novos Estados é enterrar de vez a esperança de dias melhores para o nosso povo.

  • Virar estado jamais vai curar o eterno complexo de vira-latas de alguns. Todo sofisma na busca da subversão da verdade é valido, mas nada me convence que virar estado não seja complexo de vira-lata de uma oligarquia de caipiras

  • Vamos lembrar do território de Rondonia, do atual estado do Tocantins e como está a economia de Goias, estão em desenvolvimento.

    1. Dar para saber em que seguimento social e da economia o estado do Tocantins está se desenvolvendo?
      Não basta só separar, precisa eleger gente competente e honesta
      Não podemos esquecer que o Paraná se desenvolveu economicamente a custas de ocupação do latifúndio, do desmatamento desordenado para pratica da monocultura do café, comprometeu a mata atlântica, etc.
      Rondônia nem se fala, só a partir do governo Jorge Viana, já neste século, que estado tomou uma fisionomia mais humana.
      Sou radical defensor do SIM e dispenso exemplos tipo Paraná, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso para convencer eleitores a votarem SIM. O nosso desenvolvimento não pode se espelhar nos “desenvolvimentos” desses estados.

      Chico Corrêa

      1. Um erro imperdoável de geografia, confundir Rondônia com o Acre, este também vitima do latifúndio e da ocupação desordenada.

        Chico Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *