Sofismas do Golpe de 1964

Publicado em por em Comentários, Memória

Professor universitário, Samuel Lima comenta o artigo Santarém e o Golpe de 1964, da lavra do engenheiro e historiador Cristovam Sena:

Blog do Jeso | Samuel Pantoja LimaMestre Cristovam,

Excelente texto! O golpe militar foi nefasto porque interrompeu o curso de uma história de implantação da democracia, a partir da Constituição de 1946. Os golpistas já haviam tentado antes nos anos 1950 e no começo dos 1960.

De todas as justificativas e sofismas usados por quem pretende defender essa ignomínia que foi o golpe de estado em 1964, nada é mais torpe e carente de fundamentos que o tal perigo comunista.

Afinal, se as esquerdas tivessem de fato essa capacidade organizativa para “tomar o poder a força”, como alegam os milicos de pijamas e seus porta-vozes, por que diabos não reagiram à deposição de Jango Goulart? É do líder do PTB (à época) e ex-ministro do Trabalho do governo Jango, o grande Almino Afonso uma explicação definitiva, a meu juízo: ““Os comunistas não tinham como chegar ao poder. Por eleições, nem falar; por luta armada, nem falar; muito menos em aliança com Jango. A que título um proprietário de terras faria aliança que levasse ao comunismo? (Valor Econômico, Caderno “Eu & Fim de Semana, ed. 14 a 16/03/14, p. 10)”.

Os militantes de organizações de esquerda que lutaram contra a ditadura foram presos, condenados pelos seus atos e mais de 150 (o número é ainda impreciso) simplesmente foram assassinados nos porões do regime abjeto, e seus restos mortais jamais foram encontrados.

Quanto aos torturadores e criminosos que agiram em nome do Estado (torturando e matando, a sangue frio), não conheço nenhum que tenha sido julgado, condenado e preso. A Lei da Anistia, empurrada goela abaixo do Congresso Nacional (com o apoio decisivo da ARENA, o partido da ditadura) lhes deu salvo conduto e os manteve impunes.


Publicado por:

3 Responses to Sofismas do Golpe de 1964

  • Os idealistas fazem a história; os oportunistas escrevem a história a seus modos; os comodistas lêem a história, os tendencionistas deturpam a história…
    David Marinho

  • Concordo com o artigo do Prof. Samuel Lima.
    De fato, achar que corríamos o tal risco comunista é uma demonstração do nível de nossa classe dirigente: ou o nível intelectual/ideológico é baixo mesmo, ou (mais provável) é enganação na mais pura cara de pau.
    Parece que os militares brasileiros são como os americanos: quem quer melhorar a vida da população brasileira (ou foge um pouco do modelo conservador) só pode ser comunista.
    Para os americanos, F. D. Roosevelt, J. F. Kennedy, Martin Luther King, Jimmy Carter, Bill Clinton, Obama e Michael Moore foram ou são perigosos comunistas.
    Alguns generais brasileiros também acham (ainda) que FHC é um perigoso comunista.

  • Olá Jeso, opino com esta poesia que compus.

    Poesia: Será?
    Autor: Silva Santos.

    Será que tudo foi maldade?
    Será que tudo é liberdade?
    Será que era tirania?
    Será que é democracia?

    Com que braço a Pátria amada
    Tendo sido ameaçada
    Ergueria a espada
    Pela ordem, pela guarda?

    Com que mão combateria
    A inimiga anarquia?
    Será que havia outra via
    Preparada aquele dia?

    Não havia um braço forte
    Desde o sul até o norte
    Que enfrentasse a própria morte
    Pra restaurar a tua sorte?

    Mão amiga que sustentasse
    E teu futuro preparasse?
    Que da guerra paz brotasse
    E teu destino assegurasse?

    Do constante ensinamento
    E do forte juramento
    Aflorou o sentimento
    Do dever de livramento.

    Não eram filhos, Pátria amada
    Aqueles que a mão armada
    Pela paz justificada
    Também tiveram vidas ceifadas?

    Tua paz foi torturada
    Tua ordem conturbada
    Tua segurança violada
    E tua moral abandonada.

    Se de morte hoje lembramos
    Também nós não esqueçamos
    Do mal terrível que escapamos
    Bem pior que aqueles anos.

    Será que tudo foi maldade?
    Será que tudo é liberdade?
    Será que era tirania?
    Será que é democracia?

    Que verdade hoje buscamos
    Se de fato ignoramos
    A mentira de insanos
    Com malícia e enganos?

    “… E quando a Nação querida,
    Frente ao inimigo,
    Correr perigo,
    Se dermos por ela a vida
    Rebrilha a glória,
    Fulge a vitória.

    A paz queremos com fervor,
    A guerra só nos causa dor.
    Porém, se a Pátria amada
    For um dia Ultrajada
    Lutaremos sem temor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *