
Ver um estudante alcançar acima de 900 na redação e conseguir abaixo de 400 nas outras disciplinas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é algo estranho. E vejo muitas pessoas felizes e divulgando nas redes sociais seus quase mil de redação e as notas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza bem abaixo do necessário.
É estranho, porque se o Enem fosse somente a redação, beleza! Mas o que vemos são estudantes estacionados no “bicho-papão” da dita redação e não perceberem no imenso fantasma escondido nos labirintos das outras disciplinas, que acabam se tornando os que de fato derrubarão sonhos de fazer uma universidade – o sonhado curso – se não forem levados a sério.
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Eu, particularmente, nunca priorizei “redação” no Enem. Sempre tratei todos no mesmo nível, com a mesma importância. Acredito que esse deve ser o foco.
Não se pode desmerecer um e elevar somente o outro. A maratona do Enem é intensa e cheia de dificuldades. Mas precisamos saber domar essas dificuldades com nossa dedicação nos estudos, mesmo em meio às precariedades do ensino público em muitas escolas.
Eu mesmo, que estudei apenas em escolas públicas, alcancei conquistas por meio do Enem sem dar valor maior à redação.
É meio zoado divulgar seu “notão” de redação e receber centenas de parabéns e se dar conta de que as outras notas são uma verdadeira decepção e, ao invés de pontes para uma conquista, transformar-se-ão em muros que os impedirão de realizar seus sonho.

Silvan Cardoso
É poeta, cronista e pedagogo nascido em Alenquer, no Pará. Escreve regularmente no JC. Pode ser encontrado no …
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