Nestes tempos tecnológicos, as câmeras dos smartphones substituem tranquilamente outros tipos de câmeras, facilitando a vida de quem gosta de documentar com imagens as experiências diárias, as viagens ou eventos especiais, como aniversários e encontros com amigos.
Por esse motivo, é fundamental que o smartphone possa fazer fotos diurnas e noturnas de excelente qualidade. Mas que características deve ter uma boa câmera de um smartphone?
Na hora de comprar um celular é muito comum prestar atenção nos dados técnicos e ao tamanho e design do dispositivo. Mas se tirar boas fotos é uma das necessidades ou vontades do consumidor, é necessário saber, por exemplo, que a quantidade de megapixels não é um fator decisivo.
Mas sim o tamanho dos megapixels, porque quanto maior seja o tamanho mais luz poderá entrar e, em conseqüência, as fotos serão melhores quando há pouca iluminação, especialmente em fotos noturnas.
O mercado dos smartphones é enorme, há muitos dispositivos Android e iOS com excelentes câmeras traseiras duplas, com três lentes, com quatro lentes, com grande angular, com zoom e com câmeras para selfies fantásticas e edição pré e pós captura fotográfica. A variedade de dispositivos com boas câmeras é enorme. Porém, como escolher o melhor dispositivo pela câmera?
Escolhendo as características mais importantes
● A resolução: Já foi dito que a quantidade de megapixels não é importante, ela só define o tamanho da imagem. Quanto maior o tamanho, maior a informação. Por exemplo: tirar uma foto de uma bela paisagem com uma resolução de 5 megapixels não terá o mesmo resultado que com uma resolução de 20 megapixels.
O mínimo ideal seria de 12 Mp, porque com essa resolução é possível ampliar a imagem para ver ou editar algum detalhe. Por outro lado, uma câmera de 41 Mp não seria conveniente, porque a imagem ocuparia muito espaço e o hardware não conseguiria tirar uma foto com uma boa velocidade. O resultado seria uma imagem tremida.
É bom lembrar então que, uma resolução muito pequena dará uma foto com poucos detalhes e uma resolução muito alta dará uma câmera com um obturador lento demais.
● A abertura: a abertura da câmera indica se a lente irá captar muita ou pouca luz. Como saber o tamanho da abertura? É muito simples: o dado está indicado através de uma letra ‘f’ minúscula com um número decimal posterior. Quanto menor for o número depois da letra ‘f’, maior será a captação de luz. Contudo, teoricamente a imagem terá menor profundidade de campo, mas isso dependerá do software do smartphone.
A grande maioria dos smartphones possui abertura que vai de f/2.2 a f/1.8. Para tirar fotos noturnas ou com pouca luz, o ideal é uma abertura de f/1.8 como mínimo, porque assim a lente captará mais luz.
● O sensor: um sensor de pouca qualidade, mesmo com um excelente fotógrafo, não dará fotos boas. Não há no mercado muitos fabricantes de sensores para as câmeras dos smartphones. Portanto, o aconselhável é procurar todos os dados técnicos do sensor e também prestar atenção ao tamanho do pixel. Isso é realmente importante, porque quanto maior o tamanho do pixel, melhor absorção de luz e, em conseqüência, melhor qualidade fotográfica.
● O estabilizador ótico: é um item muito importante para um excelente resultado de imagem. O estabilizador ótico de imagem tem como função a correção dos tremores na hora de tirar a foto. Esses tremores podem acontecer devido ao nosso pulso ou ao fato de, por exemplo, estar tirando uma foto dentro de um carro em movimento.
O estabilizador também é importante em relação à luz, porque quando há pouca luminosidade para tirar a foto, é necessária uma exposição maior, É quando o estabilizador entra no jogo, oferecendo maior nitidez e uma imagem sem tremores.
Deixe um comentário