
O Ministério do Turismo publicou na semana passada (dia 16) um ato que define novas regras sobre o check-in e check-out em hotéis. Agora, as diárias passam a corresponder a 24 horas, incluindo o tempo da higienização dos quartos, que não poderá ultrapassar três horas.
Além disso, os estabelecimentos serão obrigados a informar aos hóspedes os horários de entrada, saída e o período reservado para a limpeza. Os hotéis também poderão cobrar tarifas adicionais caso o cliente realize o check-out atrasado.
Leia também:
- Justiça: TJ do Pará faz alerta para tentativas de golpe em nome de Juizado de Santarém.
- Ranking: Banpará se consolida entre os 100 maiores bancos do Brasil em 2025.
A nova regra também determina que os hotéis ofereçam serviços de limpeza nos quartos, realizando, no mínimo, a higienização do ambiente, a troca de toalhas e de roupas de cama.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A publicação do ato acontece após uma onda de críticas nas redes sociais, com consumidores relatando diárias cada vez menores —começando às 15h e encerrando às 10h, por exemplo—, o que dava aos hóspedes a sensação de prejuízo.
Transparência e previsibilidade
Segundo o Ministério do Turismo, as mudanças visam dar mais transparência e previsibilidade aos clientes, além de reforçar a segurança sanitária no setor.
Junto com o novo regulamento, também foi anunciado o lançamento da versão eletrônica da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. A plataforma irá integrar os sistemas utilizados pelos hotéis ao site gov.br, permitindo que os hóspedes preencham seus dados automaticamente na hora de fazer o check-in.
Para o ministério, a nova plataforma tornará os processos entre o cliente e o hotel muito mais ágeis e eficientes.
As novas regras entram em vigor em 15 de dezembro.
Tipo de estabelecimento
A norma fixa em até 3 horas o tempo que deve ser dedicado à arrumação e limpeza dos quartos de hospedagem. Os hotéis não podem cobrar a mais por esses serviços, que devem estar incluídos no preço da diária.
Os procedimentos incluem a higienização completa da unidade de alojamento; a troca de roupa de cama e das toalhas.
A frequência da limpeza e da arrumação deve ser compatível com o tipo de estabelecimento, como hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis ou flats.
Com informações da Folha de S. Paulo e Agência Brasil
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário