Publicitária, consultora de marketing, professora e diretora-sócia da Escola de Propaganda em Belém, Márcia Acatauassú Nunes Ledo chega logo mas às 14h em Santarém, para à noite,  proferir a palestra O mercado mudou. Você está preparado?.

O evento será realizado no auditório do Barão Center Hotel, a partir das 17h.

Temas como negócio da propaganda, legislação e ética na publicidade, a nova comunicação e o novo consumidor serão alguns dos temas abordados por Márcia Ledo na palestra, promovida pela D2 Comunicação.

Para o blog, ela concedeu a entrevista abaixo:

O que deseja o novo consumidor brasileiro e paraense?

Os sonhos de consumo continuam os mesmos. Para mulheres, muitos pares de sapatos e um grande amor para se casar. Para os homens, o carro do ano, dinheiro e poder. Brincadeiras à parte, as pessoas continuam desejando as mesmas coisas, aquilo que atendem à sua pirâmide de necessidades e as suas idealizações que podem variar da casa própria (segurança) a uma viagem ao Egito (sonho).

Ou seja, nossos sonhos de consumo não mudaram. É isso?

O que mudou foi a possibilidade de adquirir novos bens a partir de uma economia estável que permite parcelamentos a longo prazo. E isso aumenta – e muito – o poder de consumo da chamada classe média. Por exemplo: pesquisas mostram que nos próximos 2 anos, 9 milhões de brasileiros que nunca viajaram de avião vão poder viajar e isso mexe com todo o mercado e com o marketing das empresas ligadas a esse setor, como hotéis, restaurantes, empresas de celulares e outros dealers que devem se preparar para isso.

O mercado publicitário, de comunicação e marketing já está pronto para atender esse novo consumidor?

Eu diria que as empresas estão se adaptando a esse novo consumidor que passou a ter dinheiro no bolso e as agências estão se capacitando para atender a novas necessidades de comunicação deles. As companhias aéreas, por exemplo, percebendo essa nova demanda já lançaram cartões de afinidade com grandes lojas de varejo e estão colocando quiosques de vendas em supermercados, como é o caso da recém chegada Azul (a Blue) no mercado brasileiro. E as campanhas publicitárias estimulam a esse consumo.

Que outra mudança vem ocorrendo?

Outra mudança significativa no mercado é a questão da sustentabilidade. Ou as empresas acordam para a necessidade de serem sustentáveis ou correm risco de não chegarmos nas próximas gerações, porque o planeta pede socorro. A comunicação é a ponta do iceberg. As empresas precisam pensar responsavelmente primeiro para repercutir suas ações de sustentatibilidade na mídia depois. Um processo que tem que vir de dentro para fora.

Neste novo cenário mundial, o que ajuda mais na hora de vender? A boa e velha criatividade ou as novas ferramentas? As novas mídias, por exemplo?

Criatividade sempre vende, pois o consumidor só percebe aquilo que se diferencia, e para se diferenciar é necessário haver criatividade, seja no marketing (no produto, nas estratégias de venda, no ponto de venda, etc), seja na comunicação (em como isso vai ser transmitido ao consumidor). Mas as novas ferramentas são fundamentais nesse mix. A comunicação digital, as mídias online e as redes sociais passaram a ter uma atenção maior por parte das empresas. O que até pouco tempo era brincadeira de adolescente está sendo usado como estratégia de marketing na construção de imagens corporativas e ações bastante lucrativas. Hoje, se o Facebook fosse um país seria o 3o maior país do mundo com 500 milhões de pessoas. Não se pode estar fora dessa revolução na comunicação. Se o dono da empresa não tem intimidade com o tema, deve terceirizar para um profissional da área, mas não pode desprezar essa valiosa fatia do mercado consumidor.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Um novo consumidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jeso, onde se pode adquirir ingresso ou convite para participar dessa palestra?

    1. Jeso Carneiro disse:

      Manoel, telefone para o Eduardo Dourado (9654-1215) que ele lhe dará todas as instruções. Abraço.

  • Lima disse:

    Os lojistas, publicitários e estudantes estão tendo uma oportunidade única de trocarem idéias com uma das melhores especialista em marketing nacional sobre essa nova situação economica e postura do consumidor contemporâneo. A hora é essa, o Brasil está mudando e o consumidor também.