Hoje (25) tem Jean-Luc Godard no telecentro do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém), na rodovia Santarém-Cuiabá, km 3.
A película do cineasta francês a ser exibida será Pierrot Le fou, a partir das 19h.
Segundo o site Críticos, o filme é uma das poucas unanimidades na carreira de Jean-Luc Godard. Além disso, um dos maiores sucessos de público e de crítica do cinestas, e um de seus filmes considerados mais “acessíveis”.
A iniciativa é do governo Ana Júlia, através do programa Inovacine.
Jean-Luc Godard em Santarém é um progresso para a expressão artística e cultural da cidade. Isso me deixa profundamente feliz e na esperança de que aí possam chegar Akira Kurosawa, Pier Paolo Pasolini, Federico Fellini, Ingmar Bergman etc. para exibição ao público.
Espero, sinceramente, que as pessoas possam deleitar-se com uma das mais significativas expressão da arte cinematográfica mundial. Lembro quando, recentemente, vi o Nossa Música e fiquei encantado com o processo criativo desse diretor ao retratar a guerra.
É preciso, entretanto, uma advertência: Godard é demasiadamente hermético, intelectualmente monótono e significativamente avesso à linearidade. Disso resulta maior exigência e interação, o que talvez não tenha encantado Paulo Coelho que o desprezou em recente texto.