Para solicitar a certificação de conclusão do ensino médio, estudantes paraenses que obtiveram a nota mínima (100 pontos) exigida em todas as 4 áreas de conhecimento, e 50 pontos na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017), devem se dirigir à Seduc (Secretaria de Estado de Educação) ou aos institutos federais de educação ciência e tecnologia, caso tenham optado por essa instituição no momento da inscrição.
O Encceja é destinado a certificar o ensino para pessoas que não concluíram a educação básica na idade certa.
No Pará, a expedição da Certificação e Proficiência das áreas de conhecimentos será realizada pela Seduc, por meio de um dos 5 Ceejas (Centro de Educação de Jovens e Adultos), referências para expedição desses documentos nos municípios onde o participante realizou o exame.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Um dos Ceejas fica em Santarém, e atende 7 outros municípios – Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, além de Santarém.
Estudantes que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar os órgãos competentes, selecionados na inscrição, e solicitar a declaração parcial de proficiência.
AVALIAÇÃO
Segundo Núlcia Azevedo, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Seduc, no Pará, além da certificação nacional, os estudantes podem utilizar a nota do Exame Estadual Permanente para garantir a certificação do ensino médio. A avaliação pode ser marcada em um dos centros estaduais durante o ano.
“O exame é uma avaliação das competências, saberes e habilidades adquiridos nos ambientes escolares ou em processos formativos — como no ambiente familiar, no trabalho, nas organizações da sociedade civil, na convivência humana, nas manifestações culturais, nos movimentos sociais, entre outros”, destacou Núlcia Azevedo.
Para obter a certificação de ensino fundamental por meio do Encceja e do Exame Estadual Permanente é exigido ao candidato ter completado 15 anos de idade até o dia da realização do exame. Quem busca o diploma de certificação do ensino médio precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.
EXTERIOR
As duas avaliações se baseiam nas habilidades e competências relativas às diferentes áreas do conhecimento adquirido na vivência. Essa matriz expressa possibilidades cognitivas de adultos e jovens na realização, compreensão e análise de tarefas e atividades relacionadas com cada área do conhecimento.
Os demais resultados do Encceja, referentes à certificação do ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e aquelas realizadas no exterior, permanecem com a divulgação prevista para 30 de março deste ano.
Os estudantes podem consultar os resultados individuais na página do participante, neste link.
Centros de Educação de Jovens e Adultos – Ceejas/Seduc
ABAETETUBA: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª Maria Oscarina Silva Pereira” – Ceeja, localizado na Rua Jairlândia, 754 – Bairro Algodoal – CEP: 68440-000 Abaetetuba/PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Abaetetuba e Cametá.
BELÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” – Ceeja, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, s/n, atrás do Colégio Augusto Meira, Bairro São Brás – CEP: 66.090 -150, Belém-PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Ananindeua, Belém, Breves, Bragança, Capanema, Castanhal, Igarapé-Açu, Marituba, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá e Tomé-Açu.
MARABÁ: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª. Tereza Donato de Araújo” – Ceeja, localizado na Rodovia Transamazônica (Agrópolis do Incra – Amapá) – CEP: 68508-330 – Marabá/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Abel Figueiredo, Goianésia do Pará, Marabá, Novo Repartimento, Parauapebas, Piçarra e Tucuruí.
SANTARÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja, localizado na Avenida Brasília, s/n, Bairro do Santíssimo – CEP: 68010-630, Santarém/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Santarém.
XINGUARA: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª Violeta Refkalefsky Loureiro” – Ceeja, localizado na Rua Brasil, 885 – Bairro Centro – CEP: 68555-000, Xinguara/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem dos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara.
Com informações da Seduc/PA
Leia também:
OS de Goiânia ganha a licitação para gestão do HMS e UPA 24
Oii boa tarde eu tenho saído das salas de aulas muito tempo e desejo voltar oq devo fazer..Eu fiz só até a quarta série..gostaria de como concluir o fudamental eo médio
Eu mudei de estado como faço para pegar o certificado de proveniência.
eu já tentei entra em contato com pelo telefone mais não consigo falar .