Dois estudantes de Santarém estão na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em por em Educação, Santarém

Dois estudantes de Santarém estão na Olimpíada Brasileira de Matemática
Johab, em primeiro plano, e Albert, atrás, fazendo a prova aplicada nesta quinta na Ufopa. Fotos: EC

Santarém (PA) se faz presente na edição deste ano (a 44ª) da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Ontem (17) e hoje (18) foram aplicadas as provas para os estudantes de todos os níveis – do ensino fundamental à universidade.

Johab dos Reis Lima, 14 anos, do 9º ano, e Albert Davi Benoliel Tirapelle, 12 anos, 7º ano, ambos alunos da Escola Carequinha, representam Santarém na competição nacional. Eles são os únicos da região oeste do Pará convidados para disputa.

Ao todo, 13 estudantes do Pará participam da olimpíada deste ano – das cidades de Belém, Dom Eliseu e Santarém.

Albert Tirapelle disputa a olimpíada pelo nível 1, que agrupa alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Para eles, foi aplicada prova discursiva com 5 questões, realizada nesta quinta-feira.

Mário Tanaka, coordenador da OBM no oeste do Pará, e os 2 alunos do Carequinha

Johab Lima, por sua vez, é do nível 2, com alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os integrantes deste nível têm duas provas discursivas, aplicadas em dois dias (ontem e hoje), com 3 problemas em cada dia.

O coordenador na região oeste do Pará da OBM é o professor Mário Tanaka Filho, da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

A Olimpíada Brasileira de Matemática é de iniciativa da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Johab e Albert: únicos da regiãona OBM 2022

Carequinha, 60 anos

A Escola Carequinha, na avenida Rui Barbosa, área central da cidade, educa crianças desde o maternal até o 9º ano do ensino fundamental. Possui corpo docente considerado um dos mais qualificados da região.

Foi criada há exatos 60 anos pela professora Terezinha Campos Corrêa, já falecida. Hoje, ela é dirigida por Nazaré Corrêa Penna, historiadora e sobrinha da fundadora.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *