Arquivo particular de Raimundo Gonçalves/Gazeta de Santarém
Genésio, técnica e fã-clube por causa da conduta de galã em campo
Um dos melhores goleiros da história do São Raimundo, Genésio está na edição de hoje, já nas bancas, do semanário Gazeta de Santarém, como protagonista da seção Memória, da lavra do cronista esportivo Raimundo Gonçalves.
O jogador, nascido em Alenquer, virou ídolo do Pantera Negra nos anos 60 não só pela qualidade técnica, como também pelo estilo galã que incorporava quando entrava em campo.
O primeiro título dele pelo clube alvinegro foi obtido em 1963, com esse time: Genésio, Pedro Nazaré, Piraca, Santos, Javali; Miléo e Amiraldo; Vavá, Mazinho, Inacinho e Goitinho.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Amistoso custará ao Pará R$ 2 milhões.
Caro Jeso,
Terminou agora o primeiro tempo do jogo entre São Raimundo (PA) x Comercial (PI), o Pantera esta ganhando de 3×0 em pleno Estadio Albertão em Terezina, os gols do Pantera Negra foram marcados por Sató aos 17 (Golaço), Velber 34 (Golaço) e Aldivan aos 47.
Se continuar esse placar estaremos no vivo no campeonato. Aguardemos o segundo tempo
Caro Jeso,
Você tem razão quanto à memória do Helvécio, mas continuo achando que é o Petróleo, jogador revelado pelo time da TECEJUTA – tendo participado do campeonato santareno lá pelo final dos anos 60 e depois sumiu, assim como a antiga fábrica de sacaria, esse time teve vida efêmera e participou, se não me falha a memória, de apenas 2 edições do certame santareno. Petróleo foi uma grata revelação, logo “contratado” pelo S.Raimundo, sendo lotado na Prefeitura Municipal de Santarém através do Sr. Everaldo Martins, prefeito e faz de tudo no Pantera. Pra sanar esta dúvida, basta acionarmos o autor da matéria postada no Jornal do meu amigo Celivaldo.
Abs
Esses torcedores do Leão não tem jeito mesmo, adoram se deliciar com as noticias do Pantera, a postagem é sobre o Genésio e ficam falando de Leão parem com isso HELVÉCIO E PEDRO MAIA, o sonho de vc é verem o timinho de vcs chegarem aonde o SR CHEGOU, mas tá longe de isso acontecer. Saudações Alvinegras…..
Caro Helvécio,
Lembro sim, pois acompanhava praticamente todos os jogos que aconteciam no Elinaldo Barbosa e, você tem razão. O Flamengo possuía um time muito bom em que predominava o nome com a letra B: BODINHO (irmão do Tomé), BECÃO ( ponta direita, chute fortíssimo), BARAÚNA, BAYRON (lateral esquerdo, falecido recentemente), BANICO, BARUCA e seu folclórico e dedicado massagista, roupeiro, às vezes técnico, o sr. Guimarães que não era com B mas posuía amor pelo seu time, juntamente com meu vizinho sr.Eduardo Lavor, presidente. Grande Flamengo do bairro da Prainha.
Abs
Caro Helvécio,
Eu praticamente não perdia um jogo do Leão, fosse com quem fosse, acompanhava de tudo, inclusive dos times chamados pequenos, alem do mais, dificilmente os jogadores trocavam de clube e isso era bom. Lembro do time do Flamengo que possuia ainda outros jogadores com as características que você citou como o BODINHO
Pedro Maia, o Helvecio, um memoralista de alto quilate, diz que o jogador da foto atrás do goleiro Genésio não é o atacante Petróleo. Pelo porte físico dele, pensei que fosse, ainda que tenha visto poucas vezes jogar contra o meu Leão Azul. Afinal, é ou não o Petróleo? Se não, quem seria?
O meu caro HELVÉCIO,
realmente vc foi traído pela memória, vou tentar ajudar-lhe; práticamente nenhum dos mencionados foi do tempo do Anastácio Miranda eis a formação do teu Leão freguez do meu TIGRÃO. ; QUEBRA ( pai), TARO, BUFÁLO, CECEBUTA, MANOEL LUIZ, BALÃO, MINDÓ, VADINHO, ZÉMARIA PRETINHO,, GANGURU, BIGODE, DEDÊ, MARÇAL, PEDRINHO ARAUJO, EDSON PEPEU ETC ETC . pessoas que jogavam por amor à camisa.
Gente, gostaria de adquirir ingresso para o jogo de amanhã no Barbalhão e não consigo encontrar a sede do clube anfitrião. Será que os ingressos já se esgotaram? Alguém pode me ajudar? Juro que não irei “secar”!!! …..Ah, última pergunta. Quais as cores do time adversário? Sei não hennnn!!
Caro Jeso,
Eu era garoto mas lembro com sudade de muitos Rai-Frans no Elinaldo Barbosa, com isso tive o privilégio de ver essa fera me deixando nervoso de tanto defender os petardos do Paulo Roberto e do Edvar. Tempos bons aqueles, com arquibancadas lotadas e tudo sem briga nem cornetagem. O Genésio só não deu muita sorte porque logo surgiu o melhor goleiro de Santarém em todos os tempos: Surdão. Esse me tirava o sono, ainda mais que na segunda-feira ele aparecia no Mercado Municipal na lanchonete do meu pai, que era avinegro roxo, pra pegar aquela abacatada e o bicho pela vitória e, de quebra ainda me gozava. Grande Surdão.
Além da arquibancada cheia, a foto ainda registra com muita nitidez o excente meia esquerda Petróleo no início da carreira. Também era fera. O Helvécio pode confirmar.
Abs
Querido Pedro, o Petróleo realmente era fera. No entanto, já declarei aqui e no Gazeta, que dos centro avantes que marquei e o Petróleo foi um deles, incluindo o Antunes, irmão do Zico, quando enfrentamos e ganhamos o América do Rio, o mais arisco e feríssima foi meu amigo Dom Inácio ou Inacinho como é mais conhecido. Graças a Deus nunca enfrentei o Cabecinha que era o nosso centro avante e garantia de “bicho” na segunda feira. Aliás, quando joguei só te demos alegria pois ganhamos tudo o que disputamos. Naquela época até campeonato de literatura ganharíamos pois todos estudávamos no Alvaro Adolfo, o que era uma exigência (estudar) da nossa Diretoria para poder jogar no LEÃO. Creio que na foto não é o Petróleo. Este apareceu jogando pelo Flamengo e depois brilhou no São Raimundo, isso por volta de 1970, quando o Genésio já havia se aposentado. E, modéstia à parte, já que estamos falando de um passado esportivo notável, cito um dado curioso. Nosso futebol era tão rico em valores que o Flamengo se deu ao luxo de formar um time onde todo ou quase todo time era formado por jogadores que tinham o nome começando por B, desde o goleiro. Lembra? Boleiro, Baraúna, Bigode, Botica, Batata, Banana, Bibico. O treinador era o Branco do DER. Lembra os outros? TAPAJOARAMENTE, SAUDAÇÕES AZULINAS,
Querido Jeso, perceba a arquibancada como está lotada. Essa era a arquibancada que dava para a São Sebastião. Se fosse jogo do LEÃO, minha querida amiga Graça Gonçalves, AZULINA de primeira hora, assistia nossas vitórias do canto superior direito, bem no último degrau. Nessa época nossa Santa Santarém tinha aproximadamente 60 mil habitantes e o Elinaldo (nome do nosso estádio) lotava. Por aí se vê a pujança do nosso futebol à época. Pela escalação dá pra perceber que não havia nenhum “baba”ou “sucata”como queiram. Dava gosto ver o desfile de craques! Olha os craquíssimos do ataque do São Raimundo. Pena que muitos não viram as belíssimas bicicletas do Goitinho a 1,5 m do chão (o Leandro Damião do Inter, embora craque, nesse item tinha muito que aprender com nosso Goitinho). Todos craques, o que digo também do meu LEÃO que, se a memória de um ancião que à época, junto com v., “furava” a bilheteria pulando o muro da Escola São Francisco, não falha, era: Carlito (Galo) Moura, Bigode, Miguel Coruja, Jó e Joseli/ Dedê e Mindó/ Aloisio, Edvar (ou seu irmão mais velho Adilson?), Selésio (ou era Anastácio Miranda?) e Paulo Roberto Matos ( ou era o Vadinho?). Era briga de cachorro grande! Quanto ao Genésio, no futebol era a expressão da elegância, técnica, responsabilidade. grande cara mesmo. Fora do futebol era e é um verdadeiro cavalheiro. Tabalhava na Pernambucanas do “Seu”Moacir e estudava no Estadual. Parabéns ao amigo Raimundo Gonçalves que dia 23 p.p. completou 58 anos dedicados ao futebol, à família, aos amigos e a ajudar a quantos dele precisam. Obrigado, queridos amigos (Raimundo, Jeso(Blog) e Celivaldo(Gazeta) por não deixarem cair no esquecimento ídolos que merecem ser copiados. TAPAJOARAMENTE, SAUDAÇÕES AZULINAS,