Do jornalista Ércio Santos, da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Santarém, sobre o post Bispo participa da abertura do Sairé:
Olá Jeso e amigos da Agência Pará, além das observações feitas [vide comentários do post acima] pelo Everaldo e pelo Servito, acrescento: não é a primeira vez que um representante da Diocese participa da abertura do Sairé. O próprio padre José Cortes já presidiu missa em anos anteriores, inclusive no ano passado, e, ele é um representante da Igreja Católica.
Qualquer dúvida a respeito de assuntos, como esse, ligados à Igreja, entrem em contato conosco: pascomsantarem@gmail.com
Ércio,
A notícia foi clara e se referiu ao Bispo. José Cortes não é bispo
Caro Jeso,
Eu, mesmo já estive várias vezes participando do Sairé, na abertura e no encerramento (varrição), que considero resquícios do que de fato o Sairé era antigamente…
Não é a primeira vez também que um Bispo participa do Sairé. Lembro que uma vez Dom Lino comentava conosco (em nossos encontros após as missas na Catedral) que ele chegou a ir nos primeiros anos dele no episcopado Santareno (Década de 1980). Quando o Sairé era realizado na praça em frente a Igreja e não existiam os “botos”…
Ele também chegou a comentar que era contrário aos rumos, puramente comerciais que a festa estava tomando, esquecendo da cultura e da fé que havia no Sairé…
Louvo a iniciativa do Dom Esmeraldo participar do evento religioso do Sairé… Creio que existam muitas coisas boas que devam ser mantidas, a participação de membros oficiais da Igreja é uma delas…