Os missionários da Congregação do Verbo Divino estão completando 30 anos de missão na Amazônia.
Os primeiros missionários chegaram a Santarém, no Pará, em 1980. Para comemorar esse evento, foi preparado um amplo programa que inclui uma série de palestras sobre a presença da congregação nos cinco continentes, retiro, assembleia e mostras sobre os trabalhos realizados.
As celebrações se realizarão de 8 a 17 deste mês em Santarém, com a participação de 34 missionários do Verbo Divino, provenientes de 10 países e cerca de 120 leigos representantes de vários municípios.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Entre as iniciativas para celebrar os 30 anos da presença dos Verbitas na Amazônia está o Congresso Missionário Verbita sobre o tema “A Pastoral Missionária na Amazônia: desafios e alternativas”.
O Congresso, que se realizará nos dias 11 e 12 de setembro, inclui dois dias de intenso trabalho. O perfil dos missionários que trabalham naquela área inclui uma experiência de trabalho nas paróquias como ponto principal de rede das comunidades, de onde partem outras experiências missionárias com os jovens e a catequese com as crianças.
Na Amazônia, os Missionários do Verbo Divino trabalham tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais desde a Diocese de Macapá ao Oiapoque, com a missão indígena, e demais dioceses.
Em seu trabalho pastoral, os Missionários do Verbo Divino dão prioridade à dimensão social, animação missionária, espiritualidade, difusão da Bíblia e a formação de líderes das comunidades.
Deixe um comentário