Belo Monte: índios ameaçam incendiar veículos

Publicado em por em Infraestrutura, Oeste do Pará, Política, povos indígenas

Folha de S. Paulo

O CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte), responsável pela construção da usina de Belo Monte (PA), informou que enviou nesta quinta-feira (30) dez caminhões-pipa ao canteiro em Vitória do Xingu, depois que um grupo de índios ameaçou atear fogo em três veículos e nas instalações da obra.

No local estão cerca de 140 índios –há mulheres e crianças.

Leia também:
Sai o decreto que dá desconto em conta de luz.
Vitória do Xingu vai lançar nota fiscal eletrônica.
Custo de Belo Monte supera R$ 30 bilhões.

Nos alojamentos, estão ao menos 4.000 operários da usina. Segundo a empresa, os trabalhadores estão confinados depois que os índios fecharam as rotas de fuga com cinco ônibus.

Índios que invadiram Belo Monte rejeitam carta de ministro e mantêm protesto

Os índios invadiram o canteiro na segunda-feira (27).

Ontem, eles não obedeceram um prazo dado pela Justiça para que deixassem a área da usina sob pena de multa diária de R$ 50 mil aos índios e à Funai (Fundação Nacional do Índio).

A empresa diz que os índios colocaram nas caçambas de dois caminhões folhas de bananeira, galhos secos e folhas de papel para atear fogo. Esses veículos estão posicionados no escritório central do canteiro. Os índios, segundo a empresa, também jogaram folhas de papel no entorno dos escritórios.

Leia mais em Índios ameaçam incendiar veículos em Belo Monte.


Publicado por:

4 Responses to Belo Monte: índios ameaçam incendiar veículos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *