-1
Obras na orla de Santarém chega a 70% de execução; Seminfra monitora o serviço, Obras da orla de Santarém
As obras da orla tem o aporte financeiro do governo federal

Cerca 70% das obras do Projeto Orla já foram executadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Seminfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o que representa um investimento de R$ 48.464,814,70.

Os trabalhos no local iniciaram no dia 14 de dezembro e só foram possíveis após liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional.

“A orla apresentava problema estrutural há décadas. Estava colocando em risco transeuntes, prejudicando o comércio sem falar da aparência velha. Em 2017, o Ministério da Integração Nacional se comprometeu com o povo santareno e hoje contamos com esta obra importante em andamento e cumprindo todos os prazos. Com a conclusão da Orla, Santarém vai ficar mais bonita”, destaca o prefeito Nélio Aguiar.

“A obra representa mais que beleza e organização para a frente da cidade, é um serviço que vai contribuir diretamente para a contenção da enchente do rio Tapajós, colaborará com o fortalecimento do economia local, e acima de tudo, fará a integração regional com os municípios vizinhos”.

DIVERSAS FRENTES

A Mello de Azevedo é a responsável pela obra, sob a fiscalização e monitoração diária de técnicos da Seminfra.

“A empresa está trabalhando com diversas frentes de serviços — aplicação das fundações, execução de aterro, execução de cravação de estacas, entrocamento, limpeza da praia em frente a Marinha (recompondo a praia) e casas de bomba de sucção”, explicou o engenheiro civil Cledimar Augusto.

Obras da orla de Santarém
A obra é tocada em várias frentes

A Seminfra destacou que a empresa executora das estacas de fundação dos blocos de coroamento chegará a cidade nos próximos dias para aproveitar a descida do nível do rio e concluir a instalação das estacas de presso-ancoragem, e assim finalizar o assentamento das placas pré-moldadas.

O engenheiro ressaltou que as equipes já iniciaram a demolição das tampas de concreto e a inspeção da parede interna, para a construção das casas de bombas, localizadas na Travessa Augusto Montenegro e Travessa 2 de Junho.

“Estamos acompanhando todos os serviços por conta do Círio de Nossa Senhora da Conceição, que será dia 25 de novembro. As equipes também estão trabalhando nas casas de bomba, na escavação e aterro ao longo da Orla para garantir acesso das pessoas aos pontões de lanchas”, finalizou.

ETAPAS

Sob a responsabilidade da Construtora Mello de Azevedo S/A, a obra é dividida em 3 metas:

1ª Meta- Muro de contenção
Extensão: 1.640m
Perímetro: Travessa Augusto Montenegro até o Bosque da Vera Paz

2ª- Meta- Píeres
Quantidade: 6 unidades ao longo do muro de contenção

3ª Meta- Casas de Bomba
Quantidade: 2 unidades
Localização: Travessa Augusto Montenegro e Travessa 2 de Junho

Obras da orla de Santarém
Serão instaladas duas novas casas de bomba

Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também:
Justiça manda fechar 3 empresas da Perfuga, entre elas a locadora Billcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *