Exame
Uma rodovia ainda inacabada que corta o Pará de sul a norte, pelo meio da floresta amazônica, começa a estimular investimentos em terminais portuários na região e deve escoar nos próximos meses milhões de toneladas da produção brasileira de grãos, na primeira novidade logística do agronegócio brasileiro em muitos anos.
A expectativa é que em 2014 o volume de grãos escoados pela BR 163 [Santarém-Cuiabá] multiplique em dez vezes as cerca de 300 mil toneladas de 2013.
Após passar quase quatro décadas sem asfalto, obras de pavimentação realizadas nos últimos anos tornaram a estrada minimamente transitável, permitindo o acesso dos caminhões a terminais existentes e em construção em importantes rios da região, como o Tapajós e o Amazonas.
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Do norte de Mato Grosso — principal região produtora do país — até Santarém (PA), às margens do Rio Amazonas, são cerca de 1.000 quilômetros de rodovia.
Leia mais em Safra 13/14 estreia nova rota de grãos pelo norte do país.
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