“O governo já ganhou todas as medidas judiciais. Temos muita segurança jurídica no que estamos fazendo. Quem tem crítica, pode fazer sugestões para aprimorar. Agora, não venham ameaçar a saúde da população que não tem médicos”
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, sobre as ameaças de representantes regionais da classe médica que prometem não conceder registro para médicos estrangeiros que vierem trabalhar no país no programa Mais Médicos. Ontem (24), em Brasília.

[O povo merece ter médico de qualidade, que siga carreira no SUS] e não só médico, mas também professor, funcionário público, jornalista, policial, etc e como aqui não há nada disto que preste ou até ser impossível de ensinar que não aprende nada, deve mesmo ir buscar onde tenha
É até engraçado. A CONSTITUIÇÃO ISTO A CONSTITUIÇÃO AQUILO, A LEI TAL O ARTIGO TAL, ETC, E TAL. MAS NINGUÉM LEMBRA QUE A CONSTITUIÇÃO TAMBÉM FALA SOBRE O DIREITO DO CIDADÃO A SAÚDE O DIREITO A TER MÉDICO, O DIREITO DE TER ATENDIMENTO ADEQUADO E HUMANIZADO. OS NOSSOS MÉDICOS NA MAIORIA SÓ PENSAM EM FICAR RICOS, ALÉM DO CORPORATIVISMO, QUEM DESEJA TRABALHAR HUMANAMENTE TOMA UM CHEGA PRA LÁ.
Vamos deixar de frescura, e atender o povão, que sofre as consequências de tudo.
Perfeito! Não sou simpatizante do PT mas essa atitude é necessária , justa e o povo brasileiro merece ter médico quando precisar . Quem acha ruim que VA …. !
Não sou simpatizante de nenhum partido. Afinal de conta, estamos flando de pontos de vista tecnicos. A politica nesse momento deve der deixada de lado, pois estamos avaliando DECISÕES LEGAIS e o CUMPRIMENTO DE NORMAS.
O povo merece ter médico de qualidade, que siga carreira no SUS. Não precisamos de pessoas que caim de paraquedas tapando buracos ou costurando remendos. Precisamos de SOLUÇÃO DEFINITIVA.
Os estrangeiros podem fazer parte dessa solução, desde que mostrem sua capacidade atravez da aprovação nos exames de convalidação de diplomas e logo registrem-se nos Conselhos de Medicina. Assim, seram fiscalizados suas condutas como qualquer outro médico deste país.
Ok Dr. gato … essa medida do PT é uma política sim politicas públicas boa, justa e necessária! Fique tranquilo que há males (aparentes) que vem para o bem … o teu lugar , se vc continuar como é competente e sempre se atualizando , ninguém vai tirar , nem médico cubano, nem britânico , nem canadense nem o bam-bam-bam que for ! O fato , realidade é que o Brasil necessita sim de medidas como esta de importar médicos pois a realidade no SUS é escabrosa , inclusive com carência de infraestrutura básica . De vim açougueiro no meio dos médicos importados , infelizmente tudo, até nas políticas públicas tem seus riscos! Aqui mesmo em Santarém tem uns conhecidos “médicos” que volta e meia mutila ou mata alguém … Não se preocupe que este fardo (aberrações de profissionais que maculam a classe ) não é privativo da medicina pois tem em todas as áreas e setores : engenharia, arquitetura , direito etc . Relaxa ,tenha confiança no seu taco!
O ministro falou muito bem, foi claro e evidente, foi eloquente, não saiu pela tangente como muitos fazem; parabéns. Porém, pra aqueles que estão mostrando cara feia para a excelente medida do governo; tá aí a cara dele. De quem não está gostando dos que só fazem criticar, nada acescentando; medo muito medo do resultado das URNAS ELETRÔNICAS. ” …, mãe dos pobres e …, pai dos pobres ou mais carentes (xará), são a CAUSA …e, a dor de cabeça com Doril não sumiu ! Ví a chegada de alguns médicos. Que hílare ! Que venham e a saúde pública melhore em muito; para o bem do povão. Amém !
Tenho certeza que na chegada destes cubanos iram vir muito médicos competentes e experientes.
.
Porém, o que me garante no meio deles que não vão vir charlatões ou incompetentes? Em outros países as regras são diferentes para praticamente tudo, e aqui no Brasil nós vivemos a democracia de direitos iguais, onde a Pobre precisa de um médico tão qualificado e legalizado, da mesma forma que um rico o precisa deste mesmo.
[ Porém, o que me garante no meio deles que não vão vir charlatões ou incompetentes?] Se fosse o contrário, o governo brasileiro mandando para lá, isso era certeza, posto que, mal ( e mau, também como doença) caratíssimo é condição primária para se ter poder por essas bandas, em todos os níveis.
Sr. Ministro Padilha, cumpra a Constituição no que tange minimizar as desigualdades sociais. Nesse aspecto a CF/88 autoriza que o formalismo exacerbado fique de lado. Seja qual for a nacionalidade, precisamos de médicos, professores e de outros profissionais nos lugares mais pobres desse nosso país.
Seria altamente profícua a utilização do BARCO ABARÉ com Médicos Cubanos no programa de atendimento de saúde fluvial.Não tivemos um atendimento contínuo e concreto durante todos esses anos às comunidades ribeirinhas, programas com fins de angariação pecuniária e marketing para inglês ver abundava.
Não tivemos um atendimento continuo, pois o governo federal esqueceu que , para fixar o médico no abaré, é preciso dar a garantia a este profissional não será demitido na próxima mudança de governo, ou garantir a ele uma progressão salarial estruturada pelo governo federal através do Ministério da Saúde.
Se alguém fizer isso, eu te garanto que o Abaré vai tem medico com certeza!! Aposte nessa idéia, que você vai ver que vai dar certo!!!
A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 37, caput, e inciso II, estabelece regramentos destinados ao acesso a cargo, emprego ou função pública (o que inclui o trabalho de médicos no SUS) nos seguintes termos:
II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;…..
Portanto, a regra geral de acesso aos cargos e empregos públicos é a submissão ao certame público de seleção através de provas ou de provas e títulos, pelos quais a administração pode aferir a capacidade e adequação física, intelectual e moral, dentre outros requisitos, dos candidatos submetidos aos processos de seleção e que tenham logrado aprovação e classificação suficiente frente ao número de cargos ou empregos aos quais tenham se candidatado.
A seleção através de concursos públicos é instrumento de realização concreta dos princípios constitucionais, especialmente os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.
Os Governos Federal, Estaduais e Municipais devem abrir concursos público para ingresso no SUS imediatamente, e não vir com medidas paliativas e eleitoreiras para clara a boca da população e garantir votos.
Por que após mais de 10 anos no poder o PT não fez nada para contratar médicos no SUS por concurso pagando os R$10.000,00 que estão oferecendo agora para médicos contratados sem concurso?
O país sempre levou o que presta para os grandes centros deixando os demais sem nada. Agora mesmo o que temos de melhor vai para governador de SP e ficamos só com as piores opções.