Fake news postado no Facebook por PM contra delegadas vira alvo de investigação, delegada Andreza Alves e o fake news

Andreza Alves e o suposto fake news sob investigação

Uma suposta fake news (notícia falsa) divulgada por um policial da PM na maior rede social do mundo, o Facebook, virou alvo de investigação por parte da Polícia Civil do Pará.

No texto de 13 linhas, postado na última sexta-feira, 1º, na página do blogueiro JK, o soldado João Uchoa da Silva Júnior afirma que o atendimento 24h aos feriados e finais de semana na Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) em Santarém seria “uma grande farça” (sic).

O plantão 24h na delegacia foi implantado há cerca de 2 meses.

“As autoridades policiais [delegadas] daquele órgão se recusam a atender a quem procura socorro a noite e/ou aos finais de semana”, denunciou o PM.

“São fatos que podem ser confirmados nos audios registrados no NIOP as 04:11 horas da sexta-feira, 1 de junho. Está tudo registrado lá”.

fake news - JK

A denúncia postada na pagina no Facebook do Blok do JK

Alcançada pelo Blog do Jeso, a delegada titular da Deam, Andreza Alves, disse que logo após a denúncia ser publicada nas redes sociais  começou a apurar a sua veracidade.

E que já tem indícios fortes para tachar as informações do policia como fake news.

“Já verificamos junto ao Niop [Núcleo Integrado de Operações] que não há áudio lá”, disse.

“A delegada Géssica Araruna, que estava no plantão na madrugada do dia 1º, atendeu a todas as apresentações feitas pela Polícia Militar, inclusive autuou em flagrante 2 indivíduos apresentados pela própria PM”.

Os motivos da denúncia feita pelo soldado, “difamatória e caluniosa”, segundo Andreza Alves, são desconhecidos. E que a Deam já iniciou a “adoção de medidas legais” contra o PM.

O caso, adiantou a delegada, já foi comunicado ao Ministério Público do Pará e ao Comando Regional da Polícia Militar.

A Corregedoria da Polícia Civil no Médio e Baixo Amazonas também já entrou no caso.

O delegado-corregedor Elinelson Silva disse ao Blog do Jeso que nesta segunda-feira foi aberto procedimento de apuração sobre a suposta ausência das delegadas da Deam nos plantões 24h.

Delegada Géssica Araruna, da PC do Pará

Delegada Géssica Araruna é que estava no plantão na madrugada do último dia 1º

CONTRAPONTO

O soldado João Silva não foi localizado pelo Blog do Jeso até o fechamento dessa reportagem. O espaço permanecerá aberto para os devidos contraponto do militar.

O blogueiro Juscelino Kubitschek Campos, editor do Blog do JK, declarou que não tem qualquer responsabilidade sobre o conteúdo das denúncias que são feitas e postadas na sua página no Facebook, já que é aberta a todos os internautas.

Leia também:
Números tornam plantão 24h na Delegacia da Mulher em prática irreversível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *