Engenheiro denunciado na  Perfuga é do Conselho Gestor de Habitação de Santarém, ANDRÉ Douglas LIRA
André Douglas Lira, primo de Henderson Pinto. Foto: Facebook

Um dos 4 denunciados à Justiça pelo Ministério Público do Pará por fraude à licitação e peculato na gestão do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santarém Henderson Pinto, em mais um desdobramento da Perfuga, é integrante do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social.

André Douglas Lourido Lira, engenheiro civil, exerce o cargo de suplente do conselho, por indicação do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Pará. O titular é o engenheiro Otávio Simões.

O posse dos dois aconteceu em março do ano passado, conforme publicado pela agência municipal de notícias.

André Douglas Lira é um dos sócios da Tupaiu Construções e Serviços, empresa que, segundo o Ministério Público, está envolvido no esquema de corrupção montado por Henderson Pinto quando comandou a Câmara por 2 anos — 2013 e 2014.

O DNA

O engenheiro é formado pela Ulbra/Santarém (2013). O pai dele, Francisco Araújo Lira, o Chiquinho Lira, também foi denunciado no esquema supostamente criminoso.

Em setembro deste ano, Chiquinho Lira foi condenado pela Justiça Federal a 5 anos e 6 meses de prisão por dano ao erário público, crime ocorrido na época que Lira Maia exerceu o cargo de prefeito de Santarém (1997-2004).

Ele recorreu da decisão.

O Blog do Jeso apurou, junto ao site da Receita Federal, que André Douglas Lira é também sócio em outra empreiteira: a Opções Engenharia e Serviços.

A sociedade dessa empresa é dividida com Reginelson Sá Maia, um dos sócios da Agrosanta Agropecuária Santarém, localizada na BR-163 e onde o multicondenado Lira Maia costuma bater ponto.

A denúncia contra André Lira foi aceita pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito, da 2ª Vara Criminal de Santarém.

O magistrado, a pedido do MP, determinou o bloqueio dos acusados até o valor de R$ 56 mil. Para o juiz, se confirmadas as denúncias,  “estaremos diante de odiosa prática criminosa que tem o condão de solapar os cofres públicos”.

OS ACUSADOS

Henderson Pinto, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santarém (2013-2014);

Reinaldo Jati de Sousa, dono da R. Sousa Construção;

André Douglas Lourido Lira, sócio da Tupaiu Construções e Serviços;

Francisco Araújo Lira, tio de Henderson e pai de André Douglas. 

CONTRAPONTO

Procurado, o engenheiro André Douglas Lira não foi localizado até o fechamento dessa matéria. O espaço para o devido contraponto dele está aberto.

  • 114
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Engenheiro denunciado na Perfuga é do Conselho Gestor de Habitação de Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *