O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, informa O Globo, abriu um inquérito para apurar ofensas consideradas criminosas à Corte e seus integrantes.
Entre os alvos, estão procuradores da Lava-Jato que postaram vídeos na internet conclamando a população a tomar partido no julgamento de ontem, como Deltan Dallagnol. Outro investigado será Diogo Castor, que publicou um artigo dizendo que o tribunal preparava um “golpe” contra a Lava-Jato.
Também será investigada a ação da Receita Federal, que recentemente incluiu o ministro Gilmar Mendes, sua mulher, a advogada Guiomar, e a mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel, em uma lista de movimentações financeiras suspeitas, para serem averiguadas.
A suspeita é de denunciação caluniosa, pois a investigação preliminar teria chegado a conclusões graves sem provas concretas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.
Deve ser designado um delegado da Polícia Federal e um juiz auxiliar para conduzir as investigações. As apurações não terão a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR), como os outros inquéritos que tramitam no tribunal.
O inquérito foi aberto por meio de portaria, e não a pedido da PGR, como é a praxe. A situação é incomum, mas está prevista no Regimento Interno do STF.
DENTRO DO AVIÃO
A intenção é agilizar as investigações, com punições rápidas contra quem ofende o tribunal. O mais provável é que as condenações, se ocorrerem, sejam por crimes contra a honra: calúnia, injúria e difamação.
Entre os casos a serem investigados está também o episódio recente em que o ministro Ricardo Lewandowski foi duramente criticado por um passageiro em um avião.
Também serão alvo de apuração vídeos postados na internet por pessoas comuns fazendo apologia a ataques a ministros, ou mesmo ameaçando ministros e seus familiares. E, ainda, o suposto pagamento de usuários de redes sociais para promover ofensas contra o STF.
Com informações do jornal O Globo
Leia também:
Construtora dos Abreu fechou vários contratos na gestão de Patrícia Hage
Tem que investigar mesmo!!!!Pilantras com capa de cidadão de bem!!!
Mais um CIDADAO DO BEM…na corrupção…LAVARATO!!!!
FAZ JEJUM AGORA!!!
Em breve vão mandar investigar os motivos pelos quais Deus “persegue” o diabo.