Polícia Federal deflagra operação para investigar crime de corrupção em Uruará

Publicado em por em Justiça

Polícia Federal deflagra operação para investigar crime de corrupção em Uruará
Vista aérea da cidade de Uruará, no Pará: alvo da PF. Foto: Lalo de Almeida/Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a operação Jaborandi, que investiga crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de diversos municípios nos estados do Paraná e Pará.

— LEIA ainda: Prefeito de Santarém decreta ponto facultativo na sexta e segunda-feira.

Cerca de 120 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais, em 6 municípios dos estados do Paraná (Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra) e um do Pará (Uruará).

A ação de hoje é continuidade à investigação que começou há cerca de um ano após denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com chefes dos poderes executivos locais para fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios envolvendo o setor de obras de municípios da região.

Ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos prefeitos de Boa Vista da Aparecida/PR e Umuarama/PR (atualmente afastado), se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.

CONFIRA: Cúpula da Polícia Civil do Pará muda comando da DPA no Baixo Amazonas.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama/PR, sendo uma das primeiras obras que originaram a investigação.

Com informações da PF/Ascom


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *