O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e a diretora-geral da corte eleitoral, Nathalie Castro, estarão presentes na preparação das urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições deste ano na Zona Eleitoral 104 (Santarém e Belterra).
O ato será realizado na próxima sexta-feira (27), a partir das 11h, no Fórum Eleitoral Desembargador Manoel Cacella Alves, em Santarém, oeste do estado.
A cerimônia de preparação das urnas é pública e as chamadas entidades fiscalizadoras são convidadas a acompanhar todo o processo.
Preparação da urna
— ARTIGOS RELACIONADOS
É por meio da chamada mídia de carga que todos os dados e aplicativos necessários são inseridos na urna eletrônica, incluindo-se a mídia de votação e a mídia de resultado de votação. É realizado também o auto teste dos componentes da urna e, por último, é feita a reinicialização do sistema para verificar se a configuração ocorreu com sucesso.
As urnas configuradas são então lacradas. Os lacres serão assinados pelo juiz eleitoral da respectiva zona eleitoral, bem como pelas autoridades e partidos presentes.
Lavratura da ata
Cada jogo ou cartela de lacres possui um número devendo-se utilizar em cada urna os lacres de um mesmo jogo. E junto ao extrato de carga que será anexado à ata da audiência é colada a etiqueta de numeração do jogo de lacres utilizado na urna.
Antes da lavratura da ata, os lacres não utilizados são acondicionados em envelope, que é lacrado com a assinatura dos presentes e fica sob a guarda da zona eleitoral.
Com informações do TRE do Pará
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário