
Dois vereadores da Câmara de Santarém (PA) foram alvos na manhã deste segunda-feira (7) de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. Elielton Lira (PDT) e Malaquias (PL) tiveram os seus celulares apreendidos pela polícia.
A ordem judicial é relacionada à derrubada de uma centenária castanheira na região conhecida como Chapadão, entre os municípios de Santarém e Uruará, ocorrida há cerca de 20 dias.
O caso tramita na comarca de Uruará, onde também hoje uma outra pessoa foi presa por envolvimento nesse episódio.
O JC apurou que o mandado de busca e apreensão se estende também para João Coragem, ativista político e repórter do JK do Povão Online.
O mandado contra ele, no entanto, até o momento não foi cumprido.
A castanheira e negociação
Ouvidos pelo JC, os acusados negam envolvimento no crime ambiental. Disseram que estavam muito longe do local onde se fez a derrubada da centenária árvore.
Confirmaram, por outro lado, que participaram, como políticos, das negociações entre moradores da área e agentes federais. João Coragem disse, por sua vez, que esteve no local como repórter, fazendo a cobertura do conflito.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
A justiça devia aplicar a multa prevista na lei, e obrigar esses safados que derrubaram e os que mandaram derrubar, a plantar no mínimo cem mudas da espécie.
São os gafanhotos locais que se aliam aos gafanhotos que vem principalmente do Sul e Centro oeste pra fazer aqui o que eles já fizeram em suas terras natais: destruição.
Esses miseráveis como esse malaquias ainda vem destruir terra alheia, volte pro seu estado seu pilantra.