-1
5 dicas para quem quer ser vereador e voar no mandato dadas por quem já venceu nas urnas
Jota Barbosa, Sílvio Amorim, Ruy Corrêa, Socorro Pena e Jorge Picanço: dicas. Foto: Montagem BJ

Com as eleições definidas e à vista – 1º turno, 15 de novembro; 2º turno, 29 de novembro -, o Blog do Jeso consultou 5 pessoas que já ocuparam, ou ainda ocupam, o cargo de vereador, para que elas dessem dicas para os marinheiros de primeira viagem ao cargo neste ano.

Dicas para chegar lá e para voar alto na boa performance no mandato conquistado nas urnas.

Confira.

🄂 Ruy Corrêa, ex-prefeito de Santarém, empresário e ex-vereador.

“O candidato tem que deixar claro para o eleitor por que pretende ocupar uma cadeira de vereador, bem como definir sua área de atuação. Pode ser a representação geográfica ou causas coletivas. É importante também ter consciência de que o mandato será remunerado com recursos públicos e, por isso, não pode deixar de ser extremamente ético e transparente. Por fim, assumir o compromisso de atuar sempre em benefício da sociedade ou grupo social que representa. Nunca como representante de interesses particulares de pessoas físicas ou jurídicas”.


🄃 Socorro Pena, professora universitária, ex-vereadora em Santarém pelo PT.

“Fiscalizar as ações do Executivo e do Legislativo, principalmente na aplicação dos recursos públicos, além de estudar Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara. Ser coerente na autonomia dos poderes (não fazer apenas ações para agradar o Executivo) e ser porta-voz das demandas da população”.


 

🄄 Jota Barbosa, professor e ex-vereador em Óbidos (PA).

“Acho fundamental que o candidato respeite o eleitor no momento de pedir o seu voto. Falar o que é a atribuição e o que não é atribuição de um vereador, para depois não passar vergonha com o povo se for eleito”.


🄅 Jorge Picanço, sociólogo, professor e vereador em Terra Santa.

“Uma dica importante é falar de forma clara e objetiva as suas propostas como candidato, passando confiança ao eleitor. As propostas devem prevalecer por toda a campanha, para não cair no descrédito com o eleitor antes do voto”.


🄆 Sílvio Amorim, biólogo, empresário e ex-vereador em Santarém.

“É preciso ver a política como sacerdócio e não como profissão, assim como ser a mesma pessoa sempre estando no mandato ou não. Fundamental, por isso, continuar frequentando os mesmos lugares de sempre e sem frescura. Outra dica: não se contentar em somente legislar, mas investir do próprio salário (subsídio) para levar benefícios às comunidades e bairros. E, acima de tudo, atender às pessoas como servidor público, sempre sorridente como estivesse em véspera de eleição”.

LEIA também: Veja o papel de cada acusado no organograma do esquema de diplomas falsos na Semed

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: 5 dicas para quem quer ser vereador e voar no mandato dadas por quem já venceu nas urnas

  • ter sempre vergonha na cara e nao contratar aspones !!!!

  • Na política, tradiconal em regra prevalecem as palavras e discursos dissociadas do testemunho de vida. Exemplo como pode falar em transparência e crédito quem dá cheque sem fundos. Portanto, creio na política transformadora, pois só assim libertaremos o Brasil do engodo q é o atual sistema político falido.

  • Mas que bobagem. Tá faltando assunto jeso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *