por Sidney Canto
Dia 12 de setembro de 1969
Através do Decreto Lei Nº 866, a Presidência da República inclui a cidade de Santarém na Área de Segurança Nacional. Em conseqüência, os prefeitos passariam a ser nomeados pelo regime militar.
Leia também:
Landi na Amazônia.
Bispo auxiliar alemão.
Cientista chega a Gurupá.
Missão Cururu.
História em pílulas no blog.
Justo no dia de meu aniversário!
Foi esse o “presente” que ganhei aos 6 anos de idade.
Na dissertação de mestrado, e em livro que publiquei denominado “A história da educação em Santarém”, faço uma análise deste episódio e aponto o que ele representou para nosso processo de organização social político educacional e para o chamado desenvolvimentismo.
Caros Jeso e Sidney, no próximo dia 19 de setembro completam-se 30 anos do naufrágio do navio motor Sobral Santos II, no porto de Óbidos. Os mais velhos devem lembrar bem desse triste fato, pois ficou conhecido como uma maiores tragédias da Amazônia.
Obrigado por lembrar do fato Juscelino.
Como esta “primeira rodada” das “Pílulas” estão baseadas em publicações de livros sobre nossa região o fato ficará para ser registrado numa “rodada” posterior, quando os eventos registrados em “Jornais ou Revistas” vão entrar nas “Pílulas”.
São muitos fatos, e com certeza muitas coisas interessantes (e esquecidas) ainda vão aparecer por aqui…
Acrescentando ao que você postou, lembro que o desastre do Sobral Santos, aconteceu justamente na cidade onde minha família tem parte de suas origens. Até hoje ainda existe muitas histórias (algumas com um tom de mistério) em torno desse naufrágio.
Aliás, pouco ainda há escrito sobre os naufrágios na Amazônia, quem sabe alguém algum dia se aventure neste trabalho…